sábado, 17 de setembro de 2011

Pantanal é diamante a ser lapidado, diz documentarista da 'National Geo'

Lucas Bólico

Foto: Bossa Nova FilmesPantanal é diamante a ser lapidado, diz documentarista da 'National Geo'

Mato Grosso ainda não despertou para o potencial econômico do eco turismo no Pantanal. “Porto Jofre é um verdadeiro diamante a ser lapidado”, defende Lawrence Wahba documentarista National Geographic, conglomerado internacional de pesquisa, mídia e entretenimento, que está registrando imagens inéditas do local para o Projeto Trilogia do Pantanal, financiado pelo Governo do Estado e Agecopa.
Wahba compara o potencial rentável do Pantanal ao dos gorilas de Ruanda, na África. “Aquele era um país arrasado pela guerra, mas as autoridades locais o reergueram com consciência ambiental. Combateram, por exemplo, a caça de gorilas, que eram usados para fazer cinzeiro”, conta.
“Hoje, o país tem o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dá África e o turismo de pessoas que vão visitar o país por causa dos gorilas é uma das principais fontes de renda”, argumenta.
Wahba diz que os documentários serão muito importantes para que algo semelhante ocorra com o Pantanal. “Eles serão passados na National Geographic para milhões de pessoas ao redor do mundo. Para um público específico, que se interessa por ecoturismo e tem poder aquisitivo para viajar”, completa.
Além de documentarista da NatGeo, Lawrence Wahba, também faz reportagens especiais para a TV Globo. Tem um quadro no Domingão do Faustão e grava imagens para o Globo Repórter.

2 comentários:

Sérgio G disse...

Qualquer um vê potencial que temos no Estado , o problema é emfrentar e ter coragem de fazer os investimentos. E isso que está faltando........

Denis disse...

Precisamos de um "forasteiro" para enxergar o que está na nossa cara??!! Será que ninguém viu isso antes??