Os governadores de Mato Grosso, Blairo Maggi, e de Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, chegaram no início da noite desta quinta-feira em Porto Velho(RO), e foram recepcionados pelo governador anfitrião, Ivo Cassol. O governador do Amapá, Waldez Góes, chega na madrugada e demais governadores e vices, dos Estados de Roraima, Amazonas, Pará e Maranhão pela manhã de sexta-feira.
Maggi participa nesta sexta-feira da 7ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, a última do seu mandato como governador. O Fórum se tornou uma importante instância de discussão de políticas públicas para a região Amazônica e mesmo com a diversidade entre os nove Estados que a compõem, tem avançado na implementação de programas, como exemplo na área de regularização fundiária.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), e secretário de Estado de Planejamento de Rondônia, João Carlos Ribeiro, explicou que o Fórum dos governadores da Amazônia foi criado para fortalecer os Estados da região na busca de soluções que podem se tornar perenes. “Assim como existia o Fórum dos Estados do Sudeste e Nordeste, o dos governadores da Amazônia veio para resgatar a autonomia desses Estados e acabar com essa diferença, deixar de ser uma região afastada para estar no centro da América do Sul”, destacou o secretário.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel apresentará os resultados e as perspectivas para 2010 do programa de regularização fundiária na Amazônia, o Terra Legal. Já foram cadastrados mais de 52 mil posseiros em 282 municípios, envolvendo cerca de 6 milhões de hectares em toda a região. A regularização fundiária é um dos principais ítens da pauta de discussão do Fórum de Governadores da Amazônia.
A reunião preparatória fecha na noite desta quinta-feira os pontos da Carta de Porto Velho, que serão debatidos durante o Fórum de Governadores nesta sexta-feira.
INSTÂNCIA
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em Brasília, no dia 08 de maio de 2008, na mesma data em que foi lançado o Plano Amazônia Sustentável (PAS). A primeira reunião foi em Belém do Pará, no dia 30 de maio de 2008, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Todas as reuniões do Fórum contam com a participação de membros do Governo Federal que levam as propostas debatidas para dar andamento nas implementações.
Blairo Maggi chegou acompanhado dos secretários de Estado, Terezinha Maggi (Setecs); Osmar de Carvalho (Secom) e Vicente Falcão (Apoio a Políticas Ambientais). O secretário de Planejamento de Mato Grosso, Arnaldo Alves de Souza, já está em Porto Velho e participou da reunião preparatória.
24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário