quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ENTREVISTA - OPINIÃO

RO­BER­TO MA­CE­DO

“Não é pro­ble­ma do BC Mei­rel­les ser can­di­da­to”
Dou­tor em Eco­no­mia pe­la Uni­ver­si­da­de Har­vard afir­ma que o Bra­sil saiu de uma re­ces­são, mas ain­da não saiu da cri­se

Edil­son Pe­lika­no

O Bra­sil so­freu me­nos que ou­tros paí­ses, prin­ci­pal­men­te os de­sen­vol­vi­dos, mas po­de­ria ter so­fri­do me­nos se ti­ves­se man­ti­do uma ta­xa mai­or de in­ves­ti­men­tos. A ava­li­a­ção é do eco­no­mis­ta mi­nei­ro Ro­ber­to Ma­ce­do, ex­pli­can­do que a bai­xa ta­xa de in­ves­ti­men­to tem pre­ju­di­ca­do o Pa­ís. Ele ci­ta co­mo exem­plo a fal­ta de in­ves­ti­men­tos da Sa­ne­a­go em le­var água e es­go­to pa­ra os no­vos lo­te­a­men­tos: “Ou­vi em­pre­sá­rios da cons­tru­ção ci­vil re­cla­man­do. In­ves­ti­men­tos do go­ver­no mo­vi­men­tam a eco­no­mia, es­ti­mu­lam os em­pre­sá­rios a tam­bém in­ves­tir”, ava­lia.
Ma­ce­do ana­li­sa que a fi­li­a­ção de Hen­ri­que Mei­rel­les não faz di­fe­ren­ça pa­ra o mer­ca­do fi­nan­cei­ro. E lem­bra que se Mei­rel­les dis­pu­tar a elei­ção, vai fa­zê-lo con­tra pro­fis­si­o­nais da po­lí­ti­ca, o que di­mi­nui su­as chan­ces. Fa­la tam­bém que o PAC foi uma jo­ga­da elei­to­ral do pre­si­den­te Lu­la.
Bol­sa Fa­mí­lia, pré-sal, câm­bio, ju­ros, apa­re­lha­men­to do Ipea e vá­rios ou­tros te­mas são abor­da­dos pe­lo mi­nei­ro Ro­ber­to Ma­ce­do, dou­tor pe­la Uni­ver­si­da­de Har­vard (EUA), pro­fes­sor ti­tu­lar da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo (USP), pes­qui­sa­dor da Fi­pe-USP, vi­ce-pre­si­den­te da As­so­cia­ção Co­mer­cial de São Pau­lo e ex-se­cre­tá­rio de Po­lí­ti­ca Eco­nô­mi­ca do Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da. Ma­ce­do tam­bém mi­li­ta na im­pren­sa — é ar­ti­cu­lis­ta do jor­nal Es­ta­do de S.Pau­lo e foi edi­to­ri­a­lis­ta da Fo­lha de S.Pau­lo. Na ter­ça-fei­ra, 15, em tom in­for­mal e pou­co “eco­no­mês”, ele con­ce­deu a en­tre­vis­ta que se­gue, mo­men­tos an­tes de pro­fe­rir pa­les­tra na so­le­ni­da­de de aber­tu­ra do Ins­ti­tu­to Pro­E­co­no­mia, que ini­cia su­as ati­vi­da­des em Go­i­â­nia. Par­ti­ci­pou da en­tre­vis­ta o eco­no­mis­ta go­i­a­no Eve­ral­do Lei­te.
Ce­zar San­tos — O pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, po­de se fi­li­ar pa­ra, pro­va­vel­men­te, dis­pu­tar elei­ção em 2010, tal­vez o go­ver­no de Go­i­ás ou vi­ce-Pre­si­dên­cia ou mes­mo Se­na­do. Com sua ex­pe­ri­ên­cia de al­tos car­gos na área eco­nô­mi­ca do go­ver­no, o sr. não acha que con­ta­mi­na a ad­mi­nis­tra­ção um pre­si­den­te do BC fi­li­a­do?
Es­se as­sun­to não tem mui­ta im­por­tân­cia lá den­tro, nin­guém to­ca mui­to nes­se as­sun­to. Eu acho que o pro­ble­ma é do Mei­rel­les, não é do Ban­co Cen­tral ou do mer­ca­do fi­nan­cei­ro. Eu cir­cu­lo no meio fi­nan­cei­ro e ve­jo que nin­guém es­tá pre­o­cu­pa­do se Mei­rel­les vai se fi­li­ar ou não. O pes­so­al da equi­pe apa­re­ce de­mais na mí­dia, às ve­zes mais do que o pre­si­den­te. Vo­cê acha que fi­ca uma pes­soa co­nhe­ci­da, que tem um gran­de ca­pi­tal po­lí­ti­co. Mas é pu­ra ilu­são. Fui can­di­da­to de­pois de par­ti­ci­par do go­ver­no, e as pes­so­as fa­la­vam Ma­ce­do vo­cê apa­re­ce, mas o pes­so­al que te ou­ve na TV, o po­vão, não en­ten­de o que vo­cê es­tá fa­lan­do. Vo­cê acha que Mei­rel­les tem al­gum ape­lo po­pu­lar? Eu não sei. Às ve­zes o ca­ra se em­pol­ga. Se vão vo­tar ne­le é ou­tra his­tó­ria. Ele vai en­fren­tar po­lí­ti­cos ex­pe­ri­en­tes. Ele po­de ser elei­to de­pu­ta­do, co­mo foi, mas ser elei­to go­ver­na­dor ou vi­ce-pre­si­den­te eu acho bem mais com­pli­ca­do.


  1. Da­nin Jú­ni­or — No PT es­tão co­gi­tan­do até An­to­nio Pa­loc­ci pa­ra a pre­si­dên­cia do Ban­co Cen­tral. Um ci­da­dão que que­brou o si­gi­lo ban­cá­rio de um ca­sei­ro ser o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral?
    O PT es­tá pon­do mui­ta fi­cha no Pa­loc­ci, mas es­sa his­tó­ria do ca­sei­ro e ou­tras que acon­te­ce­ram em Ri­bei­rão Pre­to di­mi­nu­í­ram mui­to o ca­pi­tal po­lí­ti­co de­le. Não vai ser fá­cil ele dis­pu­tar uma elei­ção ma­jo­ri­tá­ria, por­que o ou­tro la­do co­me­ça a le­van­tar es­sas ques­tões. Pe­las es­ta­tís­ti­cas elei­to­ra­is que vi, ele não foi elei­to por Ri­bei­rão Pre­to, o par­ti­do ar­ran­jou vo­to pa­ra ele em ou­tros lu­ga­res, a Mar­ta Su­plicy ar­ran­jou mui­to vo­to pa­ra ele em São Pau­lo.
    Ce­zar San­tos — Quem co­nhe­ce Pa­loc­ci não vo­ta em Pa­loc­ci?
    Ele po­de ser o mai­or san­to do Pa­ís, mas a ima­gem pe­ran­te a mí­dia fi­cou ar­ra­nha­da. E num em­ba­te is­so vai ser le­van­ta­do. Em elei­ção pa­ra de­pu­ta­do o ad­ver­sá­rio não es­tá tão pre­o­cu­pa­do com o ou­tro, mas em elei­ção ma­jo­ri­tá­ria se tem opo­si­ção di­re­ta. Vi ho­je no jor­nal um po­lí­ti­co da­qui [Ma­gui­to Vi­le­la] su­ge­rin­do que Mei­rel­les se­ja can­di­da­to a vi­ce-pre­si­den­te, pa­re­ce uma es­tra­té­gia pa­ra se li­vrar do ca­ra (ri­sos).

  2. Ce­zar San­tos —  es­tá com­ple­tan­do um ano da que­bra do Lehmam Bro­thers, que es­can­ca­rou a cri­se fi­nan­cei­ra nos Es­ta­dos Uni­dos afe­tan­do o mun­do to­do. O pi­or já pas­sou pa­ra o Bra­sil?
    O Bra­sil so­freu me­nos que ou­tros paí­ses, prin­ci­pal­men­te os de­sen­vol­vi­dos. E me­nos até que os paí­ses igua­is, co­mo a Chi­na e a Ín­dia. Mas é im­por­tan­te fi­car cla­ro que o Bra­sil saiu de uma re­ces­são, mas ain­da não saiu da cri­se. O con­cei­to de re­ces­são é ter dois tri­mes­tres con­se­cu­ti­vos de va­ri­a­ção ne­ga­ti­va do PIB. No Bra­sil ocor­reu no úl­ti­mo tri­mes­tre de 2008, quan­do veio a cri­se, e o pri­mei­ro tri­mes­tre des­te ano. No se­gun­do tri­mes­tre des­te ano, foi po­si­ti­vo. Is­so sig­ni­fi­ca que o Pa­ís saiu da re­ces­são, vo­tan­do a ter uma ta­xa po­si­ti­va, mas ain­da não su­fi­ci­en­te pa­ra com­pen­sar as que­das an­te­rio­res, ou se­ja, não vol­tou ao que era an­tes. É co­mo vo­cê ca­ir num bu­ra­co e co­me­çar a su­bir pe­las la­te­ra­is. Vo­cê es­tá sa­in­do, mas não che­gou ao to­po ain­da. Não di­go is­so por­que eu tor­ça pe­lo pi­or, pe­lo con­trá­rio, es­tou doi­do pa­ra o Bra­sil sa­ir do bu­ra­co e su­pe­re es­sa cri­se. Se é fa­to que so­fre­mos me­nos que ou­tros paí­ses, po­de­rí­a­mos ter so­fri­do ain­da me­nos.
    “O?Brasil in­ves­te mui­to pou­co”

  3. Da­nin Jú­ni­or — De que for­ma? O que de­ve­ria ter si­do fei­to?
    Se ti­vés­se­mos man­ti­do uma ta­xa mai­or de in­ves­ti­men­tos. Tec­ni­ca­men­te, ta­xa de in­ves­ti­men­to é aqui­lo que vo­cê pro­duz, não con­so­me e trans­for­ma em coi­sas que pro­du­zem bem de ca­pi­tal. No Bra­sil se faz is­so mui­to pou­co. Ve­ja que a Chi­na re­ser­va 40% do que pro­duz pa­ra in­ves­tir e a ta­xa de cres­ci­men­to lá caiu de 10% pa­ra 8% com a cri­se; a Ín­dia in­ves­te 30% e a ta­xa caiu de 8% pa­ra cer­ca de 6%. O Bra­sil tem in­ves­ti­do 19%, mui­to pou­co e com a cri­se caiu pa­ra 15%. Nos­sa ta­xa de cres­ci­men­to caiu de 5% em 2008 pa­ra ze­ro es­te ano, tal­vez che­gue a meio por cen­to ou um pou­qui­nho mais. A gran­de ca­rên­cia do cres­ci­men­to bra­si­lei­ro é re­a­li­zar mais in­ves­ti­men­tos. Sem in­ves­ti­men­tos acon­te­cem gar­ga­los. Vi a no­tí­cia da ex­pan­são da cons­tru­ção ci­vil aqui em Go­i­â­nia, pa­ra áre­as mais lon­ge do cen­tro. Mas aí é pre­ci­so le­var água e es­go­to. Os em­pre­sá­rios da cons­tru­ção es­tão se quei­xan­do da com­pa­nhia lo­cal, a Sa­ne­a­go, que não es­tá le­van­do água (pa­ra os lo­te­a­men­tos). A em­pre­sa não in­ves­te por que não tem di­nhei­ro. En­tão, quan­do o go­ver­no in­ves­te, le­va água, es­tra­da, faz pos­to de sa­ú­de, es­co­la, ele es­ti­mu­la o se­tor pri­va­do a tam­bém in­ves­tir. Os go­ver­nos aqui - e is­so é ge­ral, em to­do o Pa­ís - des­ti­nam mui­to pou­co pa­ra in­ves­ti­men­tos. O go­ver­no fe­de­ral já che­gou a in­ves­tir mais de 2% do PIB, ho­je caiu pa­ra cer­ca de 1,5%.

  4. Eve­ral­do Lei­te — o sr. não acha que o Bra­sil en­trou nes­sa cri­se de ma­nei­ra er­ra­da, quan­do o Ban­co Cen­tral su­biu o ju­ro em vez de re­du­zir? Is­so não po­de fa­zer o Bra­sil de­mo­rar um pou­co mais pa­ra sa­ir da cri­se?
    Não che­gou a su­bir, acho que pa­rou o cres­ci­men­to de ju­ros. Eu me in­te­gro ao gru­po de eco­no­mis­tas que di­zem que o go­ver­no po­de­ria ter agi­do mais rá­pi­do. O que de­ve­ria fa­zer o Ban­co Cen­tral é um pou­co do que faz os Es­ta­dos Uni­dos, lá o Ban­co Cen­tral tem man­da­to não só pa­ra con­tro­lar in­fla­ção, é res­pon­sá­vel tam­bém pe­la eco­no­mia, por­que é mui­to fá­cil pa­ra o Ban­co Cen­tral fi­car con­tro­lan­do in­fla­ção. In­fla­ção so­be, au­men­tam os ju­ros; cai, abai­xam os ju­ros.

  5. Da­nin Jú­ni­or — A po­lí­ti­ca mo­ne­tá­ria po­de­ria me­lho­rar a ques­tão dos in­ves­ti­men­tos?
    Uma épo­ca eu fui pre­si­den­te de uma en­ti­da­de do se­tor elé­tri­co e ele­trô­ni­co, se não me en­ga­no em 1996 ou 1997, o go­ver­no pas­sou a ta­xa de ju­ros pa­ra 45% ao ano em no­vem­bro. So­brou te­le­vi­são em Ma­naus, no meio do ca­mi­nho den­tro dos ca­mi­nhões, nos de­pó­si­tos, pa­ra tu­do quan­to é la­do, uma tra­gé­dia. En­tão, ho­je com 8,75%, com ex­pec­ta­ti­va de in­fla­ção de 4%, vo­cê es­tá com a ta­xa de ju­ros per­to de 5%, que é a ta­xa ba­se da Se­lic. O pro­ble­ma do Bra­sil ho­je é o spre­ad. Sou vi­ce-pre­si­den­te da As­so­cia­ção Co­mer­cial de São Pau­lo e a re­cla­ma­ção lá e mais do spre­ad do que da ta­xa de ju­ros. Spre­ad é uma coi­sa in­te­res­san­te. Quan­do fui es­tu­dar nos Es­ta­dos Uni­dos en­ten­di o que era spre­ad. É, por exem­plo, pas­sar man­tei­ga no pão. Tem ho­ra que pa­re­ce um san­du­í­che de me­lan­cia, aque­le ne­gó­cio enor­me em ci­ma da fa­tia de pão. O spre­ad é mai­or do que a pró­pria fa­tia de pão.

  6. Ce­zar San­tos — Os ban­cos ga­nham ab­sur­da­men­te?
    Re­mu­ne­ra­ção dos ban­cos aqui é bas­tan­te ele­va­da pe­los pa­drões in­ter­na­cio­nais, man­ti­da in­clu­si­ve du­ran­te a cri­se. Mas tem coi­sa que é do go­ver­no, tem mui­to com­pul­só­rio, mui­to im­pos­to. O Hen­ri­que Mei­rel­les tem fei­to pa­les­tras, por­que ele es­tá bus­can­do bai­xar o com­pul­só­rio, que aqui é al­to de­mais. Quem en­trar no Ban­co Cen­tral, o pró­xi­mo go­ver­no, vai ter que se de­bru­çar so­bre o spre­ad. Ve­jo de­ba­te dis­so em São Pau­lo, se tem con­sci­ên­cia do as­sun­to, os em­pre­sá­rios re­cla­mam, o go­ver­no re­cla­ma, os eco­no­mis­tas não com­pro­me­ti­dos com cen­tros fi­nan­cei­ros tam­bém re­cla­mam.

  7. Ce­zar San­tos — A mí­dia tra­ta bem o te­ma eco­no­mia?
    Há um vi­és na mí­dia na­ci­o­nal de quan­do tem al­gum as­sun­to ela re­per­cu­te mui­to com eco­no­mis­tas de ban­cos. Os ban­cos mon­ta­ram ver­da­dei­ras fa­cul­da­des pa­ra es­se ti­po de pes­qui­sa, pro­du­zem uma quan­ti­da­de de ma­te­ri­al imen­sa. É cô­mo­do pa­ra o jor­na­lis­ta re­cor­rer a quem for­ne­ce es­se ma­te­ri­al. Às ve­zes são jor­na­lis­tas in­gê­nuos. Uma vez su­biu a ta­xa de ju­ros e os jor­na­lis­tas fa­la­ram com o pre­si­den­te da Va­le, e ele fa­lou que es­ta­va tu­do ok. Mas quem é o pre­si­den­te da Va­le? Ele re­pre­sen­ta o Bra­des­co (ri­sos). An­ti­ga­men­te os jor­nais da­vam mui­to mais aten­ção ao pes­so­al de fa­cul­da­de. Is­so mu­dou, mas mui­to é cul­pa do pró­prio pes­so­al da aca­de­mia. Mui­tos eco­no­mis­tas da USP não es­tão nem aí, que­rem é fa­zer cur­rí­cu­lo la­tes. Ou­tro dia cri­a­mos um gru­po lá pa­ra dis­cu­tir a con­jun­tu­ra eco­nô­mi­ca, mas o gru­po es­tá fi­can­do ve­lho. Con­vi­da­mos os mais jo­vens, mas nin­guém se in­te­res­sa mais.
  8.  
    Eve­ral­do Lei­te — Qual sua opi­ni­ão so­bre eco­no­mis­tas que es­tão tra­tan­do a ques­tão do de­sen­vol­vi­men­to nu­ma pers­pec­ti­va mais keyne­sia­na?
    A ques­tão é fa­zer a lei­tu­ra cor­re­ta do Keynes, que mui­tos não fa­zem. No go­ver­no há al­gu­mas pes­so­as com uma vi­são keyne­sia­na in­cor­re­ta, que é ex­pan­dir qual­quer gas­to. (Maynard) Keynes diz que é pre­ci­so au­men­tar gas­to do go­ver­no, mas em coi­sas que de­pois se­ja re­ver­ti­do. Ele en­fa­ti­za mui­to in­ves­ti­men­to e se­gu­ro de­sem­pre­go. Com se­gu­ro de­sem­pre­go vo­cê so­cor­re o pes­so­al, e quan­do a eco­no­mia re­cu­pe­rar ele dei­xa de ser de­sem­pre­ga­do. In­ves­ti­men­to cons­trói o pa­ís. A lei­tu­ra cor­re­ta do Keynes é es­sa, o go­ver­no de­ve en­trar mais em in­ves­ti­men­to, se­gu­ro de­sem­pre­go e edu­ca­ção, ten­do edu­ca­ção co­mo in­ves­ti­men­to. Mas não fa­zen­do co­mo o go­ver­no bra­si­lei­ro, au­men­tan­do a fo­lha e sa­lá­ri­os. O go­ver­no es­tá fa­zen­do con­su­mo, es­tá co­men­do se­men­te.

  9. Da­nin Jú­ni­or — O que acon­te­ceu com o Ipea [Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Eco­nô­mi­ca Apli­ca­da]?
    Ele foi apa­re­lha­do, faz ser­vi­ço de ban­co, vi­são de mun­do que eu res­pei­to. Pes­qui­sa­dor de­ve ter li­ber­da­de pa­ra es­co­lher te­mas, as opi­ni­ões de­vem ser o mais isen­tas pos­sí­veis. In­fe­liz­men­te mu­dou o Ipea, ele faz tra­ba­lhos edi­fi­can­do ações go­ver­na­men­tais, o au­men­to do em­pre­go, coi­sas do ti­po.

  10. Da­nin Jú­ni­or — Quem foi que de­ter­mi­nou a sa­í­da da­que­les qua­tro eco­no­mis­tas?
    Acon­te­ce es­se ti­po de coi­sa, é meio pa­tru­lha. Fo­ram de­mi­ti­dos, mas é co­mum. Sou pro­fes­sor apo­sen­ta­do da USP, che­go lá tem uma sa­la re­ser­va­da aos apo­sen­ta­dos, po­de­mos usar a bi­bli­o­te­ca, man­te­nho meu en­de­re­ço de e-mail de lá, is­so é nor­mal. Acho que is­so de­ve­ria acon­te­cer no Ipea. Mas aí di­zem que não ha­via mais in­te­res­se. Aca­ba­ram fa­zen­do um con­cur­so em que o pró­prio pes­so­al do Ipea re­cla­mou, ti­rou o Ipea da sua tra­di­ção de pes­qui­sa eco­nô­mi­ca apli­ca­da, e con­tra­ta­ram gen­te de vá­ri­as áre­as. Cor­re o ris­co de lá vi­rar um lu­gar da­que­les que cha­mam de pa­po-ca­be­ça, no qual um mon­te de gen­te se reú­ne... (ri­sos). Mas pas­sou gen­te boa lá. Por exem­plo, um eco­no­mis­ta que era jor­na­lis­ta no Es­ta­dão, mui­to com­pe­ten­te, in­clu­si­ve eu sem­pre par­ti­ci­po da pre­mia­ção do cha­ma­do te­sou­ro na­ci­o­nal, e ele ga­nhou du­as ve­zes an­tes de en­trar no Ipea. No meio des­sa tur­ma de­ve ter gen­te apro­vei­tá­vel.

  11. Ce­zar San­tos — Não só o Ipea, mas pra­ti­ca­men­te to­da a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca se en­con­tra apa­re­lha­da. Qual a ex­pli­ca­ção pa­ra is­so?
    No ca­so do Ipea é mais sé­rio, por­que se con­tra­tou mui­ta gen­te pa­ra fi­car lá pa­ra o res­to da vi­da. O apa­re­lha­men­to que o pre­si­den­te Lu­la faz é cri­ar car­gos de co­mis­são pre­en­chi­dos tem­po­ra­ria­men­te com gen­te da li­nha par­ti­cu­lar de­le, com pre­do­mi­nân­cia de lí­de­res sin­di­cais. Es­ses car­gos de con­fi­an­ça de­ve­ri­am ser re­du­zi­dos. Co­mo se ex­pli­ca car­go de con­fi­an­ça no Ju­di­ci­á­rio, que é um ne­gó­cio per­ma­nen­te? Pa­ra que car­go de con­fi­an­ça no Ju­di­ci­á­rio? Is­so é fun­cio­ná­rio bu­ro­cra­ta.

  12. Eve­ral­do Lei­te — O Ipea es­tá atu­an­do no marke­ting do Go­ver­no?
    Ele es­tá mui­to en­ga­ja­do, ele tem que fa­zer as pes­qui­sas. Se es­ti­ves­se no go­ver­no, eu me sen­ti­ria mais con­for­tá­vel com o Ipea apon­tan­do não só as coi­sas bo­as, co­mo tam­bém os equí­vo­cos. Acho que tem que ter li­ber­da­de pa­ra fa­zer is­so. Em Har­vard, na pós-gra­du­a­ção, o cri­té­rio é o se­guin­te, não se po­de re­pe­tir o que é da­do em au­la, tem que ir além. E as me­lho­res no­tas vo­cê ga­nha quan­do vo­cê pro­va que o pro­fes­sor es­tá er­ra­do, por­que eles te usam co­mo co­bai­as. Quan­do eles es­tão fa­zen­do um tra­ba­lho, dis­tri­bu­em pa­ra alu­nos de pós-gra­du­a­ção. Aqui­lo ali é uma bom­ba, se cha­ma “take ho­me”, vo­cê le­va pa­ra ca­sa. Es­tu­da no fi­nal de se­ma­na e na se­gun­da-fei­ra de­vol­ve com crí­ti­cas. É ou­tra for­ma­ção. Bra­si­lei­ro não gos­ta mui­to de crí­ti­ca. Aqui se vo­cê cri­ti­ca uma po­lí­ti­ca, o ci­da­dão acha que vo­cê ofen­deu a mãe de­le.

  13. Da­nin Jú­ni­or — O Ipea sem­pre ten­tou jus­ti­fi­car o Bol­sa Fa­mí­lia, que é a me­ni­na dos olhos do go­ver­no.
    Eu de­fen­do o Bol­sa Fa­mí­lia. Nos Es­ta­dos Uni­dos é le­va­do a sé­rio es­se mo­de­lo. Sem­pre fa­lei que aqui no Bra­sil ti­nha que ser ado­ta­do uma coi­sa que lá cha­ma “se­lo co­mi­da” (fo­od stamp). Vo­cê re­ce­be do go­ver­no e é mai­or do que o Bol­sa Fa­mí­lia. Eu sou a fa­vor do Bol­sa Fa­mí­lia, nin­guém po­de ser con­tra. Lu­la deu uma co­zi­nha­da de vá­rios pro­gra­mas que ha­via no go­ver­no Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so. Mas o Fer­nan­do Hen­ri­que não te­ve a idéia de jun­tar tu­do is­so, co­mo te­ve o Lu­la.

  14. Da­nin Jú­ni­or — Ali­ás, es­sa idéia não é do go­ver­no Lu­la, é da­qui de Go­i­ás...
    Ou­vi di­zer tam­bém que co­me­çou em Cam­pi­nas (SP), is­so é mui­to co­mum em paí­ses, de­ve­ria ser apren­di­do em ca­sa, em re­li­gi­ão. O su­ces­so do Bol­sa Fa­mí­lia vai ser mes­mo quan­do as pes­so­as fo­rem sa­in­do, há um ban­do de gen­te de­pen­den­te do Bol­sa Fa­mí­lia, vai ser cri­a­do um ban­do de zum­bi. O Lu­la foi aos jor­nais di­zer que au­men­ta­ria 135 re­ais por pes­soa. Au­men­ta tan­to que por fim o ca­ra pen­sa por que vou tra­ba­lhar? Os pa­is de­vem re­ce­ber pen­são da Pre­vi­dên­cia, com­pen­sa mais car­re­gar um car­ri­nho de pi­po­ca e na moi­ta fi­car re­ce­ben­do o Bol­sa Fa­mí­lia. Es­ses di­as fi­quei sa­ben­do que lá em São Pau­lo um ra­paz ven­deu o pon­to de­le de to­mar con­ta de au­to­mó­vel e vol­tou pa­ra as ori­gens por cau­sa do Bol­sa Fa­mí­lia, por­que aí fi­ca lá no sí­tio, não tem ren­da mo­ne­tá­ria. Nu­ma re­u­ni­ão es­ses di­as ha­via po­lí­ti­cos re­cla­man­do que tem gen­te dei­xan­do São Pau­lo por cau­sa do Bol­sa Fa­mí­lia. As pes­so­as vol­tam pa­ra su­as ci­da­des com os ví­ci­os de São Pau­lo, da cri­mi­na­li­da­de, fa­ve­la, o ca­ra tor­na-se um mal edu­ca­do.

  15. Eve­ral­do Lei­te — O sr. acre­di­ta que mi­cro­cré­di­to se­ria uma sa­í­da?
    Mi­cro­cré­di­to é bom. Num de­ba­te ou­vi su­ges­tão in­te­res­san­te, de que a em­pre­sa que con­tra­tas­se al­guém do Bol­sa Fa­mí­lia po­de­ria des­con­tar o va­lor do be­ne­fí­cio da con­tri­bui­ção de Pre­vi­dên­cia. Eu já tra­ba­lhei em Bra­sí­lia, sei a di­fe­ren­ça en­tre idéia e exe­cu­ção, é com­pli­ca­do, mas te­ria de ver se com­pen­sa.

  16. Da­nin Jú­ni­or — Nos úl­ti­mos seis mes­es fo­ram acu­mu­la­dos qua­se R$ 57 bi­lhões de dé­fi­cit no­mi­nal...
    Mas o dé­fi­cit no­mi­nal sem­pre exis­tiu, to­dos os paí­ses têm. Há três coi­sas que não se po­de se­gu­rar: fo­go mor­ro aci­ma, água mor­ro abai­xo e go­ver­no com man­da­to pa­ra gas­tar. O pro­ble­ma é que a cri­se dá ao go­ver­no man­da­to pa­ra gas­tar, uma jus­ti­fi­ca­ti­va keyne­sia­na. En­tão es­tão me­ten­do o pau na má­qui­na, e a meu ver er­ro­ne­a­men­te, pois es­tão cri­an­do car­gos per­ma­nen­tes e apos­tan­do no au­men­to da ar­re­ca­da­ção, de que a cri­se vai re­cu­pe­rar e tu­do mais. Se es­se ne­gó­cio frus­tra um pou­co, vo­cê pas­sa a ter pro­ble­mas de dí­vi­da.

  17. Da­nin Jú­ni­or — A re­la­ção dí­vi­da pas­sou de 63% pa­ra 65% em tor­no de dois mes­es, se­gun­do da­dos do Ban­co Cen­tral. O sr. acha que a es­ta­bi­li­da­de mo­ne­tá­ria es­tá ame­a­ça­da?
    Eu não ve­jo is­so. Só se hou­ver al­gum agra­va­men­to. Ela po­de­ria es­tar con­so­li­da­da se vo­cê ti­ver um re­sul­ta­do me­lhor nas con­tas fis­cais. Is­so dá mais es­pa­ço pa­ra di­mi­nu­ir ju­ros. O Ban­co Cen­tral, nas en­tre­li­nhas, se quei­xa que o go­ver­no se­gue uma po­lí­ti­ca ex­pan­sio­nis­ta. Mei­rel­les é mui­to ele­gan­te, vo­cês o co­nhe­cem. Ele põe lá umas coi­sas, dá uns re­ca­dos. En­tão, é o se­guin­te um dos fun­dos das ba­ses da ta­xa de ju­ro é a ques­tão da dí­vi­da go­ver­na­men­tal, por­que os paí­ses ri­cos pa­ra em­pres­tar di­nhei­ro pa­ra o Bra­sil olham mui­to a ques­tão da dí­vi­da. Se a dí­vi­da se agra­var, o pes­so­al vai que­rer mais ju­ros, por­que ju­ro bai­xo é uma re­mu­ne­ra­ção pe­lo ris­co da dí­vi­da pú­bli­ca. En­tão acho que o go­ver­no de­ve­ria — e não é idéia mi­nha, is­so aí é coi­sa de ges­tão fa­mi­liar — não fa­zer dé­fi­cit. O (An­tô­nio) Pa­loc­ci ten­tou apli­car is­so an­tes de sa­ir, por su­ges­tão do Del­fim (Ne­to), de fa­zer um dé­fi­cit ze­ro, por­que aí a dí­vi­da não cres­ce, com dé­fi­cit no­mi­nal ze­ro.
    Da­nin Jú­ni­or — O PAC es­tá sen­do vá­li­do?
    Co­mo es­se dis­cur­so de in­ves­ti­men­to não al­can­ça o po­vo, mas al­can­ça a mí­dia, Lu­la re­sol­veu ado­tar o PAC, no pri­mei­ro man­da­to não ti­nha PAC ne­nhum. En­tão ele in­ven­tou o PAC com pre­o­cu­pa­ção elei­to­ral, mas tam­bém ele es­tá ci­en­te que a ta­xa de in­ves­ti­men­to é bai­xa. Só que PAC ri­ma com pou­co, por­que ele é pe­que­no den­tro das ne­ces­si­da­des. O go­ver­no viu que es­ta­va vul­ne­rá­vel. O go­ver­no Lu­la, no pri­mei­ro man­da­to, foi no Bol­sa Fa­mí­lia. Es­sa crí­ti­ca que eu fa­ço aos in­ves­ti­men­tos não per­meia mui­to os de­ba­tes, por­que não che­ga ao po­vão. Mas en­tre os go­ver­nan­tes, en­tre a gran­de mí­dia o pes­so­al sa­be que o Bra­sil in­ves­te pou­co. Vi um ar­ti­go se­gun­da-fei­ra na pá­gi­na 2 do Es­ta­dão di­zen­do que in­ves­ti­men­to é a mo­la pro­pul­so­ra, e eu di­go que é o cal­ca­nhar de Aqui­les da eco­no­mia bra­si­lei­ra, pois é on­de a coi­sa é frá­gil.
    Da­nin Jú­ni­or — Além de ser pou­co, o PAC nem an­da. Es­tá mes­mo em­pa­ca­do...
    A idéia que cir­cu­la en­tre os eco­no­mis­tas é que é pre­ci­so pas­sar es­sas obras do PAC pa­ra os mu­ni­cí­pios e Es­ta­dos. Os Es­ta­dos es­tão com ní­vel de atri­bu­i­ção na Na­ção mui­to bai­xo. Não sei co­mo é aqui, mas lá em São Pau­lo sai no­tí­cias do go­ver­no fe­de­ral e da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos; da As­sem­bléia não se tem no­tí­cias nem de es­cân­da­los. Os jor­nais de São Pau­lo, vo­cê pe­ga a "Fo­lha" e o "Es­ta­dão", são jor­nais na­ci­o­nais, eles não dão no­tí­cia es­ta­du­al. Tem um ca­der­no mu­ni­ci­pal lá, por­que se­não tam­bém de­san­da. Pa­ra vo­cê ver, em São Pau­lo, gra­ças a Deus, não se vê mui­tas es­tra­das fe­de­ra­is. Obras fe­de­ra­is de­ve­ri­am ser pas­sa­das pa­ra o go­ver­no es­ta­du­al exe­cu­tar. Eu não te­nho pro­vas, mas ou­vi de um im­por­tan­te se­na­dor da Re­pú­bli­ca que a obra fe­de­ral é mais ca­ra que a obra es­ta­du­al, que é mais ca­ra que a mu­ni­ci­pal. Is­so por­que tem gen­te de­mais en­vol­vi­da.
    Da­nin Jú­ni­or — Vai au­men­tan­do o va­lor ao lon­go da obra...
    Pa­ra o go­ver­no fe­de­ral con­tro­lar uma obra aqui em Go­i­ás, pa­ra não di­zer no Ama­pá, é só co­lo­car uma pla­ca do PAC e lá “Exe­cu­ção Go­ver­no Es­ta­du­al”. Se der pe­pi­no, não vai ser só do Es­ta­do.
    Ce­zar San­tos — São cha­ma­das obras de­le­ga­das.
    Es­se é o no­me téc­ni­co, vou até co­lo­car no meu dis­cur­so (ri­sos).
    “No Pa­ís se cri­ou a in­dús­tria do con­cur­so”
    Da­nin Jú­ni­or — O úl­ti­mo re­la­tó­rio do pri­mei­ro se­mes­tre mos­tra que o de­sem­pe­nho do PAC foi de ape­nas 7%. Lan­çou o Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da e nos pri­mei­ros cin­co mes­es o nú­me­ro de con­tra­tos já fir­ma­dos na Cai­xa Eco­nô­mi­ca, que é a prin­ci­pal ope­ra­do­ra, foi de 3,8%. O que es­tá acon­te­cen­do?
    O que já acon­te­ceu em ou­tros go­ver­nos. Lá em Bra­sí­lia e pes­so­al da área eco­nô­mi­ca e de ou­tras áre­as cos­tu­ma­vam brin­car que a gen­te tem uma pra­te­lei­ra com sa­cos de bon­da­des e de mal­da­des. O che­fe do po­der po­lí­ti­co de­ve ter fa­la­do pre­ci­sa­mos fa­zer al­gu­ma coi­sa, pre­ci­sa fa­zer mais in­ves­ti­men­tos, en­tão vo­cê jun­ta sa­cos da pra­te­lei­ra, co­lo­ca um no­me bo­ni­to no ne­gó­cio, faz um mon­te de sli­des do pro­je­to, em Power Po­int, cha­ma to­do mun­do, faz uma so­le­ni­da­de no Pa­lá­cio, a im­pren­sa co­bre tu­do. Mas de­pois tem o day af­ter. Co­mo va­mos fa­zer es­se ne­gó­cio? Lem­bro que uma vez es­ta­va no go­ver­no e fi­ze­ram um ne­gó­cio que de­pen­dia de fi­nan­cia­men­to do Ban­co do Bra­sil, en­tão o pre­si­den­te fez uma so­le­ni­da­de, cha­mou a gen­te e dis­se: “Eu que­ro ver es­se ne­gó­cio na pon­ta lá no ban­co ama­nha”. É mais fá­cil pas­sar is­so aí pa­ra fren­te. Em Bra­sí­lia a Dil­ma in­ven­tou até um au­men­to pa­ra fun­cio­ná­rios do Dnit, não sei nem se pas­sou, pa­ra dar gra­ti­fi­ca­ção pa­ra os ca­ras fis­ca­li­za­rem obras di­rei­to e se em­pe­nhar fo­ra do ex­pe­di­en­te, por­que não há gen­te. Se pas­sar is­so pa­ra pre­fei­tu­ra, o ca­ra tem que se vi­rar, a bom­ba so­bra na mão de­le.
    Eve­ral­do Lei­te — Co­mo o sr. vê es­sa vol­ta das re­la­ções cam­bi­ais? Co­mo vai fi­car is­so no pós-cri­se?
    Se há um fa­to que di­fe­ren­ciou es­sas cri­ses, e eu pas­sei por vá­ri­as, é que des­sa vez o Bra­sil ti­nha re­ser­vas, es­sa é a gran­de mu­dan­ça. Eu pas­sei, na fa­cul­da­de de eco­no­mia por qua­se 40 anos, com um ne­gó­cio na ca­be­ça cha­ma­do es­cas­sez de di­vi­sas. Vo­cê até usa­va pa­ra jus­ti­fi­car fi­nan­cia­men­tos de pro­je­tos no BNDES. Por exem­plo, vou fa­zer fá­bri­ca aqui, ela vai pro­du­zir lo­cal­men­te o que é de im­por­tá­vel, en­tão va­mos eco­no­mi­zar di­vi­sas, que sem­pre são es­cas­sas. O que acon­te­ceu? Des­sa vez a cri­se pe­gou o Bra­sil com ex­ces­so de di­vi­sa, ou se­ja, re­ser­va mais do que su­fi­ci­en­te. No iní­cio vai ter uma cor­ri­da por dó­lar, mui­to li­ga­do àque­las ques­tões dos ex­por­ta­do­res que ti­nham fi­nan­cia­men­tos ex­ter­nos, que fi­ca­ram sem dó­lar, mas de­pois o pró­prio Ban­co Cen­tral usou um pou­co das re­ser­vas. Mei­rel­les vi­ve fa­lan­do dis­so, pa­ra so­cor­rer es­ses ex­por­ta­do­res. Co­mo a cri­se foi su­pe­ran­do, o dó­lar já vol­tou só que não foi, di­ga­mos, um sur­to, mas o pa­ci­en­te es­tá bom. E es­tá li­ga­do tam­bém ao fa­to de o go­ver­no ter re­du­zi­do mui­to a dí­vi­da de­le, ou em dó­lar, ou do­la­ri­za­da. An­ti­ga­men­te era as­sim: vi­nha a cri­se, vo­cê não ti­nha dó­lar. O dó­lar su­bia, a in­fla­ção su­bia e o Ban­co Cen­tral su­bia os ju­ros. Ago­ra veio a cri­se, o dó­lar su­biu, por­que o pre­ço das com­mo­di­ti­es caiu, de­pois o dó­lar foi ca­in­do, aju­dan­do a di­mi­nu­ir a in­fla­ção, e o que acon­te­ce? O Ban­co Cen­tral bai­xa os ju­ros. É to­tal­men­te di­fe­ren­te, is­so nun­ca acon­te­ceu du­ran­te a mi­nha vi­da. Daí mu­da to­tal­men­te de fi­gu­ra, é im­pres­sio­nan­te, é a gran­de mu­dan­ça. Mei­rel­les não se can­sa de di­zer is­so, o go­ver­no ho­je é um cre­dor em dó­lar.
    Eve­ral­do Lei­te — O que o sr. acha dos em­prés­ti­mos do Bra­sil pa­ra paí­ses co­mo Chi­le e Ve­ne­zu­e­la?
    Há al­gu­mas coi­sas que são jus­ti­fi­cá­veis. O Bra­sil é um pa­ís gran­de. Por ser gran­de tem res­pon­sa­bi­li­da­de gran­de. Vo­cê tem aí uma Bo­lí­via, Pa­ra­gu­ai, o Bra­sil tam­bém aju­da paí­ses afri­ca­nos. Fun­cio­na tan­to que na épo­ca do Del­fim (Net­to) o Bra­sil em­pres­tou di­nhei­ro até pa­ra a Po­lô­nia.
    Ce­zar San­tos — Mas em­pres­tar di­nhei­ro até pa­ra quem to­ma re­fi­na­ria do Bra­sil?
    É, pa­ra o ca­ra da Bo­lí­via que to­ma nos­sa re­fi­na­ria tem que dar uma res­pos­ta du­ra. O Pa­ra­gu­ai, por exem­plo, tem aque­la coi­sa dos bra­si­gua­i­os, o pes­so­al do Ma­to Gros­so re­cla­ma mui­to dis­so, e o Es­ta­do não re­gu­la­ri­za a si­tu­a­ção. Ali­ás, es­ses di­as o Bra­sil fez uma gran­de coi­sa. Em São Pau­lo se vê nas ru­as mui­tos imi­gran­tes bo­li­vi­a­nos. Fi­ze­ram no go­ver­no fe­de­ral uma lei pa­ra re­gu­la­ri­zar es­se pes­so­al, por­que o Bra­sil, se con­ti­nu­ar cres­cen­do, vai ter um pro­ble­ma sé­rio de fron­tei­ra com paí­ses com al­ta ta­xa de de­sem­pre­go, co­mo Pe­ru, Bo­lí­via, Equa­dor e ou­tros. Es­ses di­as an­dan­do pe­lo cen­tro de São Pau­lo ob­ser­vei que já es­tão che­gan­do equa­to­ri­a­nos ao Bra­sil, e o Equa­dor não faz fron­tei­ra com o Bra­sil. Vai ha­ver pro­ble­mas se­me­lhan­tes aos do Mé­xi­co com os Es­ta­dos Uni­dos.
    Da­nin Jú­ni­or — O sr. par­ti­ci­pou do pla­no de go­ver­no do go­ver­na­dor Jo­sé Ser­ra, e ele é um dos go­ver­na­do­res que es­tá con­se­guin­do de al­gu­ma for­ma li­be­rar um pou­co de re­cur­so pa­ra in­ves­ti­men­to. Co­mo ele con­se­guiu is­so em São Pau­lo?
    Pri­mei­ro que a ar­re­ca­da­ção lá não tem ca­í­do mui­to. E co­lo­cou na Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da o Mau­ro Ri­car­do Cos­ta, uma pes­soa mui­to com­pe­ten­te. Má­qui­na de ar­re­ca­da­ção tem que tra­ba­lhar bem com fis­cais. Ele in­tro­du­ziu um sis­te­ma cha­ma­do Sub­sti­tui­ção Tri­bu­tá­ria, que po­li­cia es­sa ques­tão de guer­ra fis­cal. Vo­cê faz obra com re­cei­ta tri­bu­tá­ria e não-tri­bu­tá­ria, es­sa que vem de fi­nan­cia­men­tos. É mais fá­cil lá, por­que São Pau­lo tem mais re­cur­sos. A coi­sa, por exem­plo, do fun­cio­na­lis­mo, é mui­to bem con­tro­la­da, não há es­ses su­per­sa­lá­ri­os que exis­tem na área fe­de­ral, lá não se faz es­sa quan­ti­da­de imen­sa de con­cur­sos. Es­tou sem­pre em Bra­sí­lia, e sou li­ga­do à área edu­ca­cio­nal, e ve­jo que no En­si­no Mé­dio o pes­so­al não dis­cu­te mais que fa­cul­da­de vai fa­zer, mas que con­cur­so vai fa­zer. Is­so cri­ou uma in­dús­tria do con­cur­so. A ca­be­ça dos ca­ras é tra­ba­lhar pa­ra o go­ver­no. Is­so es­tá er­ra­do. No fi­nal, quem vai pa­gar es­sa con­ta?
    Da­nin Jú­ni­or — Em 2006, o PT aca­bou co­lo­can­do o PSDB co­mo vi­lão das pri­va­ti­za­ções. O sr. acha que es­se de­ba­te vai vol­tar?
    A mí­dia deu gran­de im­por­tân­cia pa­ra is­so, mas acho que fal­tou pei­to pa­ra en­fren­tar o pro­ble­ma. A ati­tu­de do PSDB foi equi­vo­ca­da, de­ve­ria ter as­su­mi­do e ido pa­ra o de­ba­te.
    Da­nin Jú­ni­or — O que o sr. es­tá achan­do do pré-sal?
    Es­tu­dei is­so e ve­jo que não há ra­zão ne­nhu­ma pa­ra mu­dar o mo­de­lo. Acho que de­ve­ria au­men­tar os royal­ti­es, por­que co­lo­can­do tu­do nas mãos da Pe­tro­bras vai de­mo­rar mui­to. As­sim an­te­ci­pa­ria os re­sul­ta­dos, pois po­de­ri­am en­trar mais em­pre­sas. O que es­tá acon­te­cen­do aí? Se­rá que o di­nhei­ro do pré-sal vai pa­ra fun­do so­ci­al, vai re­sol­ver pro­ble­ma de po­bre­za? Eu ti­ve que fi­car um dia e meio len­do pa­ra con­se­guir en­ten­der es­sa ques­tão do pré-sal. Tem mui­ta gen­te di­zen­do que não há ra­zão pa­ra mu­dar o mo­de­lo, por­que te­ria re­sul­ta­do mais rá­pi­do.
    Ce­zar San­tos — O go­ver­no tem in­ves­ti­do mui­to na ques­tão de Eta­nol. O pré-sal não vai atra­pa­lhar?
    Co­me­çou com aque­le ne­gó­cio do Fo­me Ze­ro, en­tão in­ven­ta­ram o Bol­sa Fa­mí­lia, daí o pre­ço do pe­tró­leo so­be, não acham o pré-sal e o aban­do­nam. Co­mo os Es­ta­dos Uni­dos aban­do­nan­do o eta­nol. Acho que o go­ver­no de­ve­ria car­re­gar as du­as coi­sas se­pa­ra­da­men­te. Di­zer a eles: en­quan­to não acha­rem pe­tró­leo aqui, con­su­mam o eta­nol ali. Não se po­de ne­gli­gen­ci­ar is­so.
    Ce­zar San­tos — Co­mo o sr. vê a eco­no­mia de Go­i­ás?
    Sei pou­co da eco­no­mia de Go­i­ás. Aqui tem pe­cu­á­ria e agri­cul­tu­ra. E mi­ne­ra­ção for­te, que pou­ca gen­te sa­be. Di­ria que é um bom cam­po pa­ra o Ins­ti­tu­to Pro­E­co­no­mia tra­ba­lhar es­ta­tís­ti­cas e me­lho­rar a qua­li­da­de e quan­ti­da­de de in­for­ma­ções de Go­i­ás.
    Da­nin Jú­ni­or — As de­si­gual­da­des re­gi­o­nais no Bra­sil são so­lu­cio­ná­veis?
    O que in­flu­en­cia mui­to não é o eco­nô­mi­co, mas o de­mo­grá­fi­co. Uma das coi­sas mais im­por­tan­tes es­tá acon­te­cen­do no Bra­sil ho­je: a ta­xa de fer­ti­li­da­de es­tá ca­in­do. Com o pas­sar dos anos as coi­sas se es­ta­bi­li­zam. Em vez, por exem­plo, de se fa­zer mais es­co­las, é me­lhor se in­ves­tir em qua­li­da­de. Ha­ve­rá uma pro­por­ção mai­or de pes­so­as tra­ba­lhan­do. A de­mo­gra­fia vai aju­dar mui­to a re­sol­ver os pro­ble­mas de de­si­gual­da­de so­ci­al. Mo­ro em Hi­gi­e­nó­po­lis, em São Pau­lo, e lá há mais ca­chor­ro do que cri­an­ça. Tem mais pet shop do que lo­jas de coi­sas in­fan­tis.
    Eve­ral­do Lei­te — O que o sr. acha das su­pe­rin­ten­dên­cias de de­sen­vol­vi­men­to das re­gi­ões?
    Acho que é uma for­ma de os Es­ta­dos te­rem mais in­flu­ên­cia. Mo­rei nos Es­ta­dos Uni­dos e lá a po­lí­cia é mu­ni­ci­pal, a jus­ti­ça é mu­ni­ci­pal. Vo­cê vê des­cen­tra­li­za­ções. A des­cen­tra­li­za­ção é fun­da­men­tal num pa­ís enor­me co­mo o Bra­sil. Con­tro­lar is­so tu­do pe­lo pa­ís é um gran­de equí­vo­co.

Selzy Quinta

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