Jonas Jozino - Da Redação 24 Horas News
Foto:Guilherme Filho
Queimadas na região de Manso: tempo seco e morte da fauna e flora
A região do Lago do Manso está em chamas. O fogo está consumindo rapidamente a vegetação local e matando os animais silvestres. O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso está desde quinta-feira tentando, tentando combater, sem sucesso, o incêndio. Mais de dez militares da Defesa Civil que ajuda no combate ao fogo já está no local tentando combater as chamas que já queimaram mais de 50 hectares. E a situação pode ficar ainda um pouco pior, já que a tendência é que o tempo fique ainda mais seco daqui para frente. qui para frente.
COMBATE AO INCÊNDIO
Sema e Corpo de Bombeiros promovem combate a queimada na região de Manso
Na quinta-feira, quando os bombeiros e a Defesa Civil foram acionados por moradores da região, as chamas consumiam uma área de 30 quilômetros de frente para a estrada do Manso. Os focos estão se lastrando rapidamente por conta da vegetação seca, do vento e da baixa umidade relativa do ar. Animais silvestres que conseguiam escapar, cruzavam a pista desesperados em busca de refúgio.
Frank Marcelino, segundo sargento do Corpo de Bombeiros Militar explicou que os brigadistas estão utilizando abafadores para conter o fogo na beira da estrada para evitar que as chamas passem para o outro lado da pista e utilizando um aparelho chamado ‘Bomba Costal’ (espécie de mochila que o bombeiro usa nas costas, com capacidade para transportar 20 litros de água, com uma mangueira acoplada e usada para conter pequenos focos de queimadas em incêndios florestais), para tentar acabar com o máximo de focos possível.
As caminhonetes usadas para esse trabalho são equipadas com um ‘Kit Combat’, uma espécie de tanque com capacidade para comportar 600 litros de água. A equipe que esteve ontem no local, combateu as chamas até que água do tanque acabasse e voltou para Cuiabá para pedir reforços.
A região mais afetada pelas chamas fica entre o Marzagão e Bom Jardim.
Ainda não se sabe se incêndio foi proposital ou acidental. Mato Grosso encontra-se em período proibitivo de queimadas, isso quer dizer que quem atear fogo em qualquer local pode ser multado proporcionalmente ao tamanho da área queimada. Após o incêndio ser contido, uma perícia será realizada no local para apurar as causas.
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário