terça-feira, 16 de março de 2010

Professores de 15 estados paralisam atividades por piso salarial

G1

Professores das redes estaduais e municipais de pelo menos 15 estados paralisaram atividades nesta terça-feira (16). O objetivo, explica o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, era chamar a atenção para a necessidade de discutir a uniformização do valor do piso salarial da categoria no país. Segundo ele, o movimento não prosseguirá amanhã.

O dirigente explica que os salários diferem em diversos estados. “Na leitura que fazemos a partir do que está na lei [Lei 11.738/08], o valor teria de ser de R$ 1.312,85, considerando correções que deveriam ter sido feitas em janeiro de 2009 e no mesmo mês de 2010. Porém, há locais onde os professores recebem R$ 1.024, outros em que recebem R$ 950", disse.

Onde os docentes recebem R$ 950, ainda é considerado o valor que foi sancionado pela lei de 2008, sem nenhuma correção, explica Leão. "Queremos resolver o impasse e que, quando resolvido, o valor seja aplicado igualmente a todos os profissionais do país", disse.

Representantes da CNTE e do Ministério da Educação (MEC) reuniram-se nesta terça para debater o tema. O ministro da pasta, Fernando Haddad, esteve presente. De acordo com o dirigente da CNTE, ficou acertada a criação de um grupo de trabalho para eliminar as divergências sobre o tema.

Goiasnet

Nenhum comentário: