quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Veja o gabarito da prova de Técnico da Área Instrumental do Governo

Lucas Bólico

Foto: Lucas Bólico/OD

Professor Luiz Antonio de Carvalho

Professor Luiz Antonio de Carvalho

O professor Luiz Antonio de Carvalho, gestor governamental do estado de Mato Grosso, especialista na disciplina Administração Pública e há 10 anos professor de cursinhos voltados para concursos público corrigiu e comentou a prova de conhecimento específico da avaliação para Técnico da Área Intrumental do Governo – Perfil Administrador.
A seguir, além do gavarito, os comentários das questões.

31- A  32-B  33-E   34-E  35-D  36-B  37-C  38-A  39-C  40-E

41-A  42-D  43-E  44-D  45-E  46-A  47-B  48-D  49-A  50-D

51-D  52-B  53-A  54-B  55-  56-   57-   58-  59-C   60-D

COMENTÁRIOS:

QUÉSTÃO 31
O projeto estrutural organizacional exige que sua modelagem encontre equilíbrio correto entre controle vertical e coordenação horizontal, de acordo com as necessidades organizacionais. Tal alinhamento estrutural se torna ainda mais necessário à medida que aumentam o tamanho (porte) e a complexidade da organização, sendo, portanto, considerado fundamental para o bom funcionamento da organização pública.
O controle vertical e a coordenação horizontal estão associados respectivamente a/à:
a. metas de eficiência e flexibilidade.
b. metas de eficiência e estabilidade.
c. inovação e estabilidade.
d. aprendizagem e inovação.
e. inovação e flexibilidade.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
Controle vertical: visa o alcance das metas pelo controle hierárquico (de forma mais eficientemente possível).
Coordenação Horizontal: não visa o controle hierárquico, mas sim a coordenação e a flexibilidade organizacional.
QUESTÃO 32
A burocracia ou modelo ideal de organização defendido por Weber, amplamente adotada pelo poder público, sofreu um processo de excessivo enrijecimento, gerando determinadas disfunções, o que permitiu ao senso comum defini-la como emperramento, demora nas decisões e desperdício.
Considere as características:
1. Resistência a mudanças.
II. Conformidade às regras.
III. Alta eficiência produtiva.
IV. Baixa capacidade para inovar.
V. Meios inadequados para resolver dificuldades e conflitos entre cargos, grupos e departamentos.
VI. Comunicação efetiva.
Assinale a alternativa que representa disfunções da burocracia.
a. Apenas 1 e III estão corretas.
b. Apenas 1 e IV estão corretas.
c. Apenas III e IV estão corretas.
d. Apenas 1 e VI estão corretas.
e. Apenas IV e VI estão corretas.
RESP.: B

COMENTÁRIO:
Somente os itens I e IV são disfunções da Burocracia.
Os itens II, III e VI são características da Burocracia.
PEGADINHA: o item V pode ter levado muitos candidatos a erro, pois a burocracia sempre visa os meios mais adequados para se atingir os fins organizacionais, no item diz “Meios inadequados para resolver dificuldades e conflitos entre cargos, grupos e departamentos” o que significa dizer que na burocracia não há conflitos perceptíveis, sendo assim também é uma característica da burocracia.
QUESTÃO 33
Ambiente e organização influenciam-se mutuamente, exigindo das organizações a administração da incerteza ambiental, ou seja, os níveis de mudança e complexidade ambientais.
Considerando-se o continuum de possibilidades de estruturas organizacionais e suas características dominantes, uma organização inserida em ambiente instável e complexo deveria priorizar a adoção de uma estrutura do tipo:
a. funcional.
b. linha-staff.
c. divisional.
d. colegiada.
e. matricial ou horizontal.
RESP.: E

Comentário:
Segundo Mintzberg a estrutura organizacional ideal para os ambientes instáveis e complexos devem possuir a estrutura tipo ADHOCRACIA, devido as mudanças e complexidades ambientais. Lembrando que Mintzberg previu 5 tipos de estrutura: Estrutura Simples, Burocracia Mecanicista, Burocracia Profissional, Divisionalizada e Adhocracia.
Como não possui a alternativa da Adhocracia, a que mais aproxima desse cenário é a estrutura matricial ou horizontal.
ATENÇÃO: é uma questão que provavelmente ensejaria inúmeros recursos, sou da opinião da ANULAÇÃO.

QUESTÃO 34
Diante das diferentes ênfases das abordagens administrativas tradicionalistas e de relações humanas, a abordagem estruturalista procurou aproximar os aspectos positivos da organização formal e da organização informal.
Especialmente no serviço público, funções, níveis hierárquicos e subordinações devem ser claramente explicitados, podendo-se afirmar que, atualmente, nas organizações públicas:
a. tanto a formal como a informal inexistem.
b. a formal inexiste.
c. a informal inexiste.
d. ambas coexistem sem se influenciarem.
e. ambas coexistem e influenciam-se mutuamente.
RESP.:E

Comentário:
Lembro a todos os candidatos que todas as teorias administrativas estão presentes na Administração Pública quer na sua forma original ou adaptada.
Boa questão, pois avalia se o candidato estudou as Teorias Gerais da Administração.
QUESTÃO 35
Gestores da Secretaria de Obras e Infra- Estrutura Estadual sentem necessidade de eliminar pessoal ocioso e a extensa cadeia hierárquica existente, além de aprimorar a comunicação entre os empreendimentos e desenvolver coesão e trabalho de equipe.
Assinale a alternativa que apresenta o tipo organizacional capaz de atender aos requisitos propostos e a desvantagem que o tipo apontado possui.
a. Linear, embora possua múltiplos comandos.
b. Colegiada, embora possua comando único.
c. Colegiada, embora possua decisões autocráticas.
d. Matricial, embora haja risco de conflitos em função de mais de um comando.
e. Matricial, embora haja falta de mobilidade de conhecimento especializado.
RESP.: D

Comentário:
Na estrutura matricial é possível fomentar a comunicação e desenvolver a coesão do trabalho de equipe sem a necessidade de eliminar a cadeia hierárquica existente. Uma das principais características da estrutura matricial é a dualidade de comando, ou seja, o funcionário terá um superior hierárquico (a quem responderá diretamente) e um responsável pelo produto, neste caso, os empreendimentos.
QUESTÃO 36
Organizações de alto desempenho, inseridas em mercados cada vez mais desafiadores, acirrados, incertos, envolventes e turbulentos, para ganhar vantagens competitivas devem possuir alta capacidade de resposta ou de antecipação às expectativas de seus clientes. Neste cenário, assinale o tipo de organização mais indicada.
a. Sazonal.
b. Adhocrática.
c. Burocrática.
d. Estrutural.
e. Básica.
RESP.: B

Comentário:
Segundo Minzberg as estruturas Adhocráticas possuem como principais características: capacidade de inovações sofisticadas, uma vez que mistura peritos de diferentes especialidades em equipes de projetos ad hoc; pouca formalização do comportamento; grande especialização horizontal baseada no treinamento formal; apoio nos instrumentos de interligação para encorajar o ajustamento mútuo, como mecanismo de coordenação; descentralização seletiva; mudam freqüentemente sua forma interna e demonstra pouca afinidade com os princípios clássicos da administração, especialmente a unidade de comando.
QUESTÃO 37
Visando fortalecer o poder dos colaboradores e concomitantemente achatar a estrutura organizacional, a Secretaria de Administração de Estado propôs o empowerment e o downsizing, ciente de que tais ações exigirão:
a. circulação restrita de informações gerenciais.
b. intolerância aos erros de decisão.
c.: competência decisória dos gestores.
d. flexibilização da missão organizacional.
e. nenhuma reação organizacional.
RESP.: C

COMENTÁRIO:
Inicialmente vamos traduzir os termos empowerment e downsizing. Empowerment significa empoderamento, ou seja, delegar poder decisório aos subordinados e downsizing significa enxugamento, em outras palavras, diminuir as estruturas organizacionais.
Sendo assim, a competência decisória dos gestores é fator fundamental, vez que a Secretaria delegará mais competência decisória, ao mesmo tempo em que reduzirá a estrutura organizacional.
QUESTÃO 38
Em processos de estruturação ou de reestruturação organizacionais, “sinais vitais” da organização devem ser identificados e mensurados regularmente, visando a avaliar suas evoluções e involuções. Tais sinais são conhecidos como indicadores de desempenho, devendo ser formulados na etapa de Análise Administrativa de:
a. Diagnóstico Situacional das Causas.
b. Crítica do Levantamento.
c. Planejamento das Soluções.
d. Implantação das Mudanças.
e. Controle de Resultados.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
A questão trata de Desenvolvimento Organizacional, na qual destaco as seguintes fases básicas de implementação: a) coleta de dados, b) diagnóstico organizacional e c) ação de intervenção.
As ações de formulações de indicadores estão inseridas no diagnóstico organizacional, portanto a alternativa A é a correta.
QUESTÃO 39
No setor público, conselhos de assessoramento do principal cargo de nível estratégico são aplicados, por exemplo, na formulação de políticas, em decisões que envolvem interesses privados ou de controle geral.
Estas estruturas colegiadas apresentam como vantagem e desvantagem, respectivamente:
a. decisões mais demoradas e responsabilidade mais diluída.
b. facilidade na participação de especialistas e pontos de vistas mais gerais.
c. julgamento impessoal e fraqueza na direção de operações cotidianas.
d. rapidez nas decisões e responsabilidade de um único dirigente.
e. maior confiabilidade nos resultados e menores custos para a empresa.
RESP.: C

COMENTÁRIO
Segundo as alternativas temos como:
VANTAGENS: responsabilidade mais diluída, julgamento impessoal, pontos de vistas mais gerais e maior confiabilidade nos resultados.
DESVANTAGENS: decisões mais demoradas, fraqueza na direção de operações cotidianas e aumento nos custos para a empresa.
A única alternativa que possui uma vantagem e desvantagem, respectivamente é a C.
QUESTÃO 40
Determinado setor da esfera pública necessita reestruturar-se de acordo com a estratégia estabelecida, incorporando órgãos com função de estudos, pesquisas, planejamento e coordenação, criados com a finalidade de prestar assessoramento em diversas de suas áreas.
Tais órgãos são chamados:
a. de linha.
b. de staff.
c. colegiados.
d. funcionais.
e. mistos.
RESP.: E

COMENTÁRIO:
A função linha-staff, também conhecida como mista, possui as seguintes características: - respeita o princípio da unidade de comando; - enfatiza a especialização e a hierarquia; - possui assessores especialistas; - Órgãos (deliberam) e - Staffs (assessoram).
Assim atende perfeitamente o enunciado da questão alternativa E.
QUESTÃO 41
As empresas, assim como o Estado, devem ser administradas, observando-se critérios de racionalidade administrativa. O enfoque predominante nos estudos das teorias administrativas está na eficiência do trabalhador e da estrutura organizacional.
Assim, pode-se dizer que a racionalização do trabalho é enfoque predominante da:
a. Teoria da Administração Científica.
b. Teoria das Relações humanas.
c. Teoria do Desenvolvimento Organizacional.
d. Teoria da Contingência.
e. Teoria de Sistemas.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
Na Administração Cientifica de Taylor a preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional, isto é, no nível dos operários, ou seja, propunha a organização racional do trabalho/estudo dos tempos e movimentos.
QUESTÃO 42
Os ocupantes de cargos executivos na administração pública se deparam com diversas situações que requerem decisões variadas, e estas decisões devem ser tomadas de maneira racional.
Assinale a alternativa que identifica melhor o processo de tomada de decisão.
a. Análise situacional; estabelecimento de padrões de desempenho; geração de alternativas; análise de consequências; avaliação final; implementação.
b. Análise situacional; estabelecimento de padrões de desempenho; análise de consequências; geração de alternativas; avaliação final; implementação.
c. Estabelecimento de padrões de desempenho; análise situacional; geração de alternativas; análise de consequências; avaliação final;implementação.
d. Análise situacional; estabelecimento de padrões de desempenho; geração de alternativas; análise de consequências; implementação; avaliação final.
e. Análise situacional; estabelecimento de padrões de desempenho; geração de alternativas; avaliação final; análise de conseqüências; implementação.
RESP.: D

COMENTÁRIO:
O processo de tomada de decisão racional seguirá a seqüência: 1- Análise situacional; 2 – estabelecimento de padrões de desempenho; 3 – geração de alternativas; 4 – análise de conseqüências, 5 – implementação e 6 – avaliação final.
QUESTÃO 43
O planejamento é uma função administrativa praticada obrigatoriamente na administração pública, expresso em ferramentas administrativas como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento-Programa. Considerando essas três ferramentas de planejamento e execução da administração pública, assinale a alternativa correta.
a. O PPA é considerado planejamento operacional e o orçamento-programa é planejamento estratégico.
b. A LDO não faz parte da estrutura formal do planejamento público.
c. O PPA é considerado planejamento estratégico e o orçamento-programa também, por suas naturezas de curto prazo.
d. O PPA é considerado planejamento operacional e o orçamento-programa também, por suas naturezas de longo prazo.
e. O orçamento-programa é considerado peça de planejamento operacional, pois se refere ao período executivo de um ano.
RESP.: E

COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.
QUESTÃO 44
As instituições, de modo geral, tentam manter a força de trabalho motivada de moral elevada, participativa e produtiva dentro de um clima organizacional adequado.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que indica uma adequada estratégia de recursos humanos.
a. A cada ano renovar o quadro e, assim incorporar novas idéias necessárias à organização, pois é certo que serão atraídos candidatos criativos e inovadores.
b. Nas políticas de recrutamento e seleção, excluir candidatos com aparência introspectiva e fechada, pois é certo que focam mais o passado que o futuro.
c. Oferecer plano de carreiras, treinamento e benefícios sociais e não incluir as informações pessoais dos funcionários no banco de dados da organização.
d. Oferecer plano de carreiras, treinamento e benefícios sociais e manter as informações pessoais dos funcionários protegidas no banco de dados da organização.
e. Oferecer plano de carreira e treinamento, porque os benefícios sociais são previstos e obrigatórios por lei.
RESP.: D

COMENTÁRIO:
CLIMA ORGANIZACIONAL: está intimamente vinculado à atmosfera psicológica das organizações e consequentemente têm ligação com a motivação e os ambientes internos das organizações (são as sensações/percepções dos indivíduos perante a organização), portanto, oferecer plano de carreiras, treinamento e benefícios sociais produz uma atmosfera positiva e gera mais motivação. Quanto mais informações sobre os funcionários melhor, porém deve ter uma política de segurança e uso destas informações, para evitar constrangimentos, uso irregular....
QUESTÃO 45
Administrar a força de trabalho de uma organização requer muitas habilidades do diretor. Solucionar conflitos na dimensão organizacional requer habilidades de liderança, negociação e outras.
São fontes de conflitos nas organizações, exceto.
a. Diferenças nas metas; Competição pelos recursos.
b. Falha na comunicação e má interpretação da informação.
c. Divergências sobre os padrões de desempenho.
d. Incongruência da estrutura organizacional.
e. Aceitação da mudança.
RESP.: E

COMENTÁRIO:
A aceitação das mudanças não é uma fonte de conflitos, ao contrário é uma forma de contribuir consensos e sinergias.
QUESTÃO 46
O ambiente em que os funcionários trabalham numa determinada organização pode ser favorável ou desfavorável ao bom desempenho. Define-se clima organizacional como:
a. Ambiente psicológico e social que existe em uma organização e que condiciona o comportamento de seus membros.
b. Impulso de exercer esforço para o alcance dos objetivos organizacionais.
c. Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
d. Troca de informação entre indivíduos.
e. Impulso para as realizações pessoais.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
Vide o comentário da questão 44.
QUESTÃO 47
Determinado órgão da administração estatal tem experimentado um enorme crescimento no volume de serviços em função dos novos projetos assumidos pelo diretor do órgão que, por sua vez, centraliza as decisões na cúpula do órgão.
Você pode sugerir uma reestruturação organizacional através da descentralização do poder, baseado no argumento de que:
a. as decisões serão tomadas por um administrador que tenha uma visão global da empresa.
b. as decisões serão tomadas pelos próprios executores que, em geral, têm mais informação sobre a situação.
c. as decisões serão mais consistentes com os objetivos da organização, facilitando a especialização e a qualificação dos quadros superiores.
d. haverá uma padronização de normas e procedimentos da empresa, sem variações entre seus diversos departamentos.
e. serão eliminados esforços duplicados, reduzindo os custos operacionais da organização.
RESP.: B
COMENTÁRIO:
A questão trata especificamente de centralização e descentralização nas decisões, vide o quadro abaixo, que ajudará entender melhor a pergunta.
QUESTÃO 48
O dirigente de certa instituição percebeu que a área de Recursos Humanos não estava mais produzindo os resultados esperados. Para tanto, contratou uma auditoria em RH, com o fim de identificar e mensurar a eficiência dos seguintes níveis de produtividade.
Assinale a opção correta.
a. Resultados, incluindo as realizações concretas e solução de problemas pela administração em vigor.
b. Programas, incluindo práticas e procedimentos de RH.
c. Políticas, tanto as explícitas formalizadas pela empresa, quanto as implícitas.
d. Os três níveis de produtividade estão corretos.
e. Métodos de gestão holística implantada na empresa.
RESP.: D

COMENTÁRIO:
Questão complexa, a auditoria foi contratada para identificar e mensurar a eficiência dos níveis de produtividade. Posso conceituar eficiência como produzir mais com menos e fazer as coisas certas. Sendo assim, a única alternativa condizente é a letra D.
QUESTÃO 49
A gestão de pessoas demanda diversas atividades especializadas, tais como as previstas nos subsistemas de Provisão de RH, de Aplicação de RH e de Manutenção de RH.
Assinale a alternativa que indica a opção que relaciona corretamente o subsistema de RH com suas atribuições.
a. O subsistema de Manutenção tem as atribuições de desenhar, analisar cargos e avaliar desempenho.
b. O subsistema de provisão de recursos humanos tem as atribuições de estabelecer o plano de remuneração, plano de benefícios sociais, higiene e segurança no trabalho e as relações trabalhistas.
c. O subsistema de aplicação de RH tem as atribuições de estabelecer o plano de remuneração, plano de benefícios sociais, higiene e segurança no trabalho e as relações trabalhistas.
d. O subsistema de aplicação de RH tem as atribuições de desenho, descrição e análise de cargos e avaliação de desempenho.
e. O subsistema de manutenção de RH tem a atribuição de recrutar e selecionar pessoas.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
São cinco os subsistemas principais: - provisão; - aplicação; - manutenção; - desenvolvimento; - monitoração (controle), sendo cada com seus produtos específicos.
O subsistema de Manutenção tem as atribuições de desenhar, analisar cargos e avaliar desempenho, ou seja, alternativa correta letra A.
QUESTÃO 50
Uma revista de negócios apresenta o “Modelo de adotada por uma Secretaria de circulação nacional administração enxuta”, de Estado.
Considerando que o modelo está inserido no ambiente, e com ele interage, este modelo é do tipo:
a. Estático.
b. Independente.
c. Autodeterminado.
d. Fechado.
e. Aberto.
RESP.: D

COMENTÁRIO:
O desenho acima trata de um sistema fechado, pois não há interação completa com os parâmetros dos sistemas abertos, que são: - entrada ou insumo ou impulso; - saída ou produto ou resultado; - processamento ou processador ou transformador; - retroação ou retroalimentação ou retroinformação (feedback) e – ambiente.
Facilmente o candidato poderia se enganar e marcar a letra e.
QUESTÃO 51
A estrutura organizacional de uma Secretaria de Estado, do Poder Executivo do Governo do Estado de Mato Grosso, pode ser representada através de:
a. recursos humanos.
b. cronograma.
c. fluxograma.
d. organograma.
e. estrutura.
RESP.: D
COMENTÁRIO:
A representação gráfica da estrutura organizacional se dá através do organograma.
QUESTÃO 52
Dá-se o fenômeno da desconcentração administrativa, de determinada atividade estatal, quando esta atividade é exercida, necessariamente, por:
a. uma entidade paraestatal.
b. uma unidade de órgão do próprio estado.
c. outra pessoa distinta do estado.
d. uma empresa pública.
e. uma concessionária de serviço público.
RESP.: B
COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.
QUESTÃO 53
O que distingue, no seu essencial, a autarquia da empresa pública, com conseqüências jurídicas relevantes, é a:
a. natureza de sua personalidade.
b. característica de sua participação na administração pública.
c. forma de desconcentração na estrutura estatal.
d. exigência de concurso público, para admissão de pessoal.
e. exigência de licitação para contratação de pessoal.
RESP.: A

COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.
QUESTÃO 54
Um dos aspectos mais marcantes da administração pública é:
a. a possibilidade de os poderes legislativo e judiciário poderem, respectivamente, rever qualquer ato administrativo.
b. a prevalência do interesse público sobre o interesse privado.
c. o uso legal impositivo pelo administrador público na prática do ato administrativo.,
d. o monopólio da prática dos atos administrativos do poder executivo.
e. a aplicação dos princípios constitucionais da isonomia entre os interesses públicos e privados.
RESP.: B

COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.
QUESTÃO 55
De acordo com o Código de Ética do Servidor Público Civil do poder executivo, “a moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”.
Este enunciado expressa:
a. que o ato administrativo praticado de acordo com a lei não pode ser impugnado sob o aspecto da moralidade.
b. o sentido do princípio da legalidade na administração pública.
c. um valor ético que deve nortear a prática dos atos administrativos.
d. que todo ato legal também é moral.
e. que o estrito cumprimento da lei conduz à moralidade na administração pública.~
COMENTÁRIO:
A referida questão está prevista no edital, porém não compõe minha disciplina.
QUESTÃO 56
Um Servidor da Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Estado de Mato Grosso, por curiosidade, utilizou sua senha de acesso aos sistemas informatizados para conhecer a situação fiscal de determinadas autoridades públicas. Manteve segredo sobre as informações obtidas, mas, como o acesso ficou registrado, o fato chegou ao conhecimento de seus superiores.
Nesta hipótese, esse servidor:
a. cometeu infração funcional de falta de zelo, dedicação às atribuições do cargo e
descumprimento de normas legais.
b. deve receber uma menção de elogio caso tenha descoberto alguma irregularidade no dados obtidos.
ç. cometeu crime contra a administração pública.
d. não cometeu qualquer irregularidade.
e. cometeu crime de violação de sigilo funcional.
COMENTÁRIO:
A referida questão está prevista no edital, porém não compõe minha disciplina.
QUESTÃO 57
Das condutas relacionadas a seguir, indique aquelas cuja pena é a demissão do cargo público.
I. Receber um presente de alto valor, apenas para agilizar a decisão num processo administrativo.
II. Recusar fé a documentos públicos.
III. Coagir subordinado a filiar-se ao partido político que apóia o governo.
IV. Apropriar-se de bem patrimonial pertencente a órgão público, o qual recebeu para uso em razão do cargo.
Assinale a alternativa correta.
a. Apenas III e IV estão corretas.
b. Apenas 1 e IV estão corretas.
c. Apenas 1 e II estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Todas estão corretas.
COMENTÁRIO:
A referida questão está prevista no edital, porém não compõe minha disciplina.
QUESTÃO 58
Um servidor público, com poderes para representar a administração pública, celebrou, com uma pessoa física, um contrato de locação de um imóvel para fins e uso de uma repartição pública. Combinou com o locador um acréscimo de 20% do valor de mercado referente ao aluguel — este percentual foi embutido no preço constante do contrato.
Combinou, ainda, com o locador, verbalmente, que o citado acréscimo ser-lhe-ia pago em espécie (a ele, servidor público) mensalmente, até oito dias após o vencimento do aluguel. O contrato foi cumprido, inclusive o “acordo verbal”.
Nesta hipótese, pode-se afirmar.
I. O servidor cometeu ato de improbidade administrativa, que causa prejuízo ao erário público.
II. O servidor cometeu ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito.
III. O locador poderá ser condenado às penalidades previstas na lei de Improbidade Administrativa.
IV. O locador não poderá ser condenado por ato de Improbidade Administrativa, porque não se beneficiou do acréscimo do valor do aluguel.
V. O servidor poderá ser condenado, entre outras penas, à perda da função pública e dos direitos políticos.
Assinale a alternativa correta.
a. Apenas 1, II e IV estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas 1, II, III e V estão corretas.
d. Apenas II, IV e V estão corretas.
e. Apenas 1, III e V estão corretas.
COMENTÁRIO:
A referida questão está prevista no edital, porém não compõe minha disciplina.
QUESTÃO 59
Diz-se que a Administração pública:
a. é um organismo ativo direcionado aos interesses públicos e que tem por função exercer atividades de gestão e atendimento a necessidades sociais.
b. não se caracteriza como mecanismo instrumental, significando simplesmente um organismo, podendo ou não submeter-se ao interesse público.
c. compreende no sentido estrito, sob o aspecto subjetivo, as funções administrativas e políticas e, sob aspecto objetivo, os órgãos administrativos e governamentais.
d. enfatiza, especialmente, o sistema do poder executivo como único titular da prerrogativa de praticar atos administrativos de qualquer natureza.
e. pressupõe que o administrativo administre como atividade coadjuvante e que o legislativo e o judiciário administrem como atividades próprias de acordo com seus fins.
RESP.: C

COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.
QUESTÃO 60
Constitui elemento diferenciador entre sociedade de economia mista e empresa pública o(a):
a. regime jurídico de pessoal.
b. forma de sujeição ao controle estatal.
c. natureza da atividade.
d. composição do capital.
e. patrimônio.
RESP.: D

COMENTÁRIO:
Este conteúdo não estava previsto no Edital para o perfil administrador.

1 comentário

Exibindo de 1 à 1

por augusto, em 25/11/2009 às 08:04

grande matéria!!! só peço comentem também a prova de Técnico da Area Instrumental - Advogado. Se for possível. e ainda a parte de conhecimentos básicos e complementares (já que foi igual pra todos os canditados a TAIGs).

Olhar Direto:

Selzy Quinta

Nenhum comentário: