quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CPI inicia visitas a prontos-socorros Deputados fizeram uma série de solicitações para as secretarias de Saúde do Estado e da Capital e espera respostas para os próximos 15 dias

Jana Pessoa/DC

Deputado Sérgio Ricardo, presidente da CPI da Saúde, informou ontem que secretários serão convidados

ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem
A CPI da Saúde da Assembleia Legislativa inicia amanhã a jornada de visitas aos hospitais públicos do Estado, começando pelos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande.
Já na sexta-feira, os membros da Comissão visitam quatro policlínicas de Cuiabá, nos bairros Pedra 90, Coxipó, Verdão e Morada da Serra. A terceira reunião dos integrantes da CPI da Saúde tomou várias providencias e deu início, de fato, aos trabalhos da Comissão. No total, incluindo as visitas aos hospitais, 20 requerimentos foram aprovados pelos cinco deputados.
Tendo como estopim a crise vivida pelo setor da saúde em Cuiabá, a CPI foi criada para apurar os repasses do Estado ao setor da saúde da Capital. Contudo, a Comissão expandiu o foco de atuação e vai avaliar a situação da saúde em Mato Grosso.
De acordo com o presidente da CPI, deputado Sérgio Ricardo, dos requerimentos, os principais aprovados e que darão rumo às investigações foram as solicitações feitas às secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O secretário do Estado, Augustinho Moro, deve encaminhar relatório de pagamentos, repasses e transferências do Estado à prefeitura de Cuiabá. Já a prefeitura de Cuiabá, por sua vez, deve encaminhar relatórios detalhados sobre as aplicações feitas na saúde da Capital. Eles têm 15 dias para responder aos documentos.
Já na semana que vem, na terça-feira, a Comissão irá receber o presidente dos sindicatos dos médicos, Carlos Alvarenga, para ouvir sobre a greve da categoria.
Além disso, na próxima semana o secretário de Saúde do Estado, os prefeitos de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e Várzea Grande (PR), e seus secretários de Saúde devem ser convidados para uma reunião na Assembleia para discutir soluções imediatas para o caos na saúde. “As duas cidades, formando uma região metropolitana, devem pensar juntas estratégias para melhorar a situação da população”, disse Sérgio Ricardo.
Além das visitas aos prontos-socorros e policlínicas da Baixada Cuiabana, o presidente declarou, como já havia adiantado este Diário, que a CPI irá visitar também os hospitais regionais - situados em Cáceres, Rondonópolis, Colíder e Sorriso -, além de fazer uma vistoria aos hospitais comprados pelo governo em Cuiabá, mas que ainda não foram abertos à população, como São Tomé e Modelo.
“Vamos alastrar a CPI, pois o problema da Saúde é muito mais profundo. Os principais problemas parecem estar em Cuiabá, por ela ser a capital e ter maior número de população, mas isso não significa que não temos problemas em outros municípios”, explicou o deputado.

Diário de Cuiabá

Selzy Quinta

Nenhum comentário: