Buscando uma forma de alavancar a candidatura do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) a sucessão estadual, o governador Blairo Maggi (PR) já admite renunciar ao mandato em abril de 2010 e deixar o comando da máquina estadual ao vice. Maggi também não descarta em recuar da decisão de não concorrer a uma das duas vagas ao Senado Federal nas próximas eleições.
"Estou conversando isso com o PR e vamos abrir essa discussão mais para frente, com os partidos que nos dão sustentação", explicou. Maggi reafirmou que sua preferência é por não disputar as eleições de 2010, mas que pode vir a concorrer para o fortalecimento do PR.
A desfiliação de Mauro Mendes do PR para ingressar no PSB, onde o empresário pode disputar o Governo é apontada como o motivo para o governador rever as duas decisões. Sobre os ataques adversários, de que a desfiliação do empresário seria uma "estratégia" da Turma da Botina, ele reafirmou sua preferência pelo vice-governador. "Não vou deixar de apoiar o Silval Barbosa, mas é claro, sua candidatura precisa ser viabilizada", disse.
Além de deixar ao vice a possibilidade de concorrer as eleições no exercício do mandato, a ideia do governador é fazer uma "dobradinha" Silval x Maggi. Neste cenário, o governador prevê que Silval poderia aproveitaria a popularidade do atual governador, com mais de 80% de aprovação popular, para alavancar votos.
O governador ainda descartou a possibilidade de PR lançar candidatura própria ao Governo. Segundo ele, o partido não tem nenhum nome em potencial para disputar e vencer as próximas eleições. "Tínhamos até semana passada, no caso o Mauro Mendes. Temos bons nomes, mas acho muito difícil irmos por esse caminho", observou.
A possibilidade da volta do governador ao cenário político já nas próximas eleições pode alterar ainda as composições partidárias que se desenhavam até então, com o chefe do executivo fora da disputa. Maggi, como candidato ao Senado, pode aproximar da candidatura do vice-governador aliados importantes, como o PP, do deputado José Riva.
Guia de Mídia
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário