Dezenas de pessoas participaram da audiência pública que discutiu o aborto
Foto: Rarilton Damasceno - Ag. Folha de Jaraguá
Deputado Frei Valdair, ao lado da Secretaria Maura, responde a perguntas de professores e alunos durante audiência.
Com a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil, estudantes e professores. Foi realizada nesta quinta-feira (08), audiência pública em defesa da vida - contra o aborto, na Câmara Municipal. O evento foi idealizado pelo Deputado Estadual, Frei Valdair de Jesus (PTB), que é autor do Projeto de Lei, 16.634/09, que instituiu o Dia Estadual de Defesa da Vida. O Deputado adiantou que serão realizadas audiências públicas em várias cidades para abordar e discutir o tema com a população.
Participaram da Audiência Pública, o Diácono João Batista representando a Igreja Católica, o Biólogo, Alden José Araújo representando a Entidade Pró Vida que discorreu sobre bioética, o Presidente da Câmara, Gaspar da Costa, a Secretária de Administração, Maria Maura que representou o Prefeito Lineu Olímpio, o Advogado Adão Leite, representou a OAB e a odontológa Vera Bravo representou o Conselho Pastoral de Jaraguá.
Frei Valdair pretende discutir políticas públicas contrárias às políticas contrárias à dignidade do homem, em todas as regiões do Estado. “Pretendo, a partir das sugestões colhidas, elaborarmos ações de valorização da vida humana, desde a concepção”, afirmou.
O projeto de Lei, do Deputado Frei Valdair de certa forma segue os parâmetros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que em 2005, instituiu a Semana Nacional de Defesa da Vida, de 1 a 7 de outubro e o dia 8, Dia do Nascituro. Nesse período, todos são convidados a desenvolver várias atividades em favor da vida. Nascituro é o ser humano já concebido que se encontra no ventre materno, entretanto, ainda não veio à luz, mas nascerá dentro de um futuro próximo.
Foto: Rarilton Damasceno - Ag. Folha de Jaraguá
Alunos do Colégio Sílvio de Castro acompanharam atentamente os debates da audiência pública contra o aborto.
Sancionado como Lei nº 16634/09,o Dia Estadual de Defesa da Vida deve ser comemorado anualmente no dia 28 de fevereiro, em homenagem a Santa Gianna Molla, uma médica italiana que teve complicações na gestação e optou por renunciar à própria vida para não abortar. Neste dia, a Secretaria Estadual de Saúde deve promover eventos nas unidades de saúde, conscientizando a respeito da importância de defender a vida humana, desde a concepção.
Também foi aprovado na Assembléia Legislativa, requerimento instalando no Estado, a Frente Parlamentar Goiana em Defesa da Vida – contra o aborto. As diretrizes seguem as mesmas da Frente Nacional, criada em 2005, que atua no Congresso barrando as propostas abortistas. “Em Goiás, vamos propor e apoiar ações de valorização da vida humana, lutando contra todas as formas contraceptivas”, ressaltou Frei Valdair.
”Todo político deve deixar claro ao povo as decisões que representa. Sou contrário ao aborto. Todo ser humano é imagem de Deus, é único, com valor inestimável. Reitero que o aborto é um crime abominável, uma vergonha para a humanidade. Quem o provoca voluntariamente mata cruelmente um ser humano”, afirmou o parlamentar.
Folha de Jaraguá
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário