terça-feira, 13 de outubro de 2009

Governadora do Pará diz que a BR-163 é redenção dos Estados Amazônicos

Cícero Henrique

A governadora do Pará Ana Julia Carepa, entrevistada desta segunda-feira(11) no programa Roda Viva,disse que o asfaltamento da BR-163 é de vital importância para os Estados que se encontram na região Amazônica."É a redenção da região que sofreu por muitos anos com o descaso por parte dos governos anteriores e que agora é mais uma página virada na história".

A BR tem sua importância devido a sua logistica de distribuição dos produtos para outros pontos que não são necessariamente a região Sudeste, com isso esses Estados ganham na redução do tempo do deslocamento de sua produçção, diminuição do valor do frete por ter uma rodovia de qualidade, competitividade, além de aproximar os estados Amzônicos.

durante a entrevista a governadora discorreu sobre outros assuntos, principalmente  em relação a segurança, onde afirmou que seu governo  construiu cerca de 50 delegacias em todo Estado, e que o tempo de impunidade acabou.

Outro tema bastante polêmico foi a questão ambiental,onde a governadora Ana Julia fez questão de frisar que seu governo foi o que mais avançou em compração com outros Estados. Dando destaque  a instalação da primeira Defesnsoria agrária, que única no País, de acordo com a chefe do Executivo do Pará.

Além de citar que o Pará é exemplo  na Recomposição Florestal, com a meta de plantar 1 bilhão de mudas de arvores nativas."Isso é inédito numa região onde a Sudam  financiava o desmatamento  na Amazônia, que acabava sendo apenas fornecedor de matérias primas, onde os beneficios não ficavam com os produtores, mudamos essa cultura completamente no Estado', afirmou Ana Julia.

Outra meta da governadora para o seu estado é reduzir em cerca de 80% o desmatamento até 2020, onde o Plano de Recomposição Florestal terá um papel fundamental.O Estado está oferecendo alternativas  para combate ao desmatamento, para isso foi disponibilizado 200 patrulhas  mecanizadas  para mantero produtor na terra. Cerca de 11 assentamentos com licenciamento ambientaljá foi instalado na região.

Caldeirao Politico

Selzy Quinta

Nenhum comentário: