quarta-feira, 9 de setembro de 2009

JOVENS E POLÍTICA

Geração Coca-Cola? Especialistas afirmam que jovens do século XXI não podem ser tachados de despolitizados e apontam novas formas para criticar o sistema INÃ ZOÉ E SA­RAH MOHN

Lívia Ramirez: “somos a sociedade do descaso”

Era 29 de maio de 1992 quan­do gran­de nú­me­ro de es­tu­dan­tes ga­nha­va des­ta­que na mí­dia na­ci­o­nal ao se re­u­nir pa­ra ma­ni­fes­tar for­te re­jei­ção ao en­tão pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Fer­nan­do Col­lor de Mel­lo. Qua­tro mes­es de­pois, em 29 de se­tem­bro, a Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos vo­ta­va a aber­tu­ra do im­pe­achment con­tra Col­lor, do­cu­men­to con­ten­do as­si­na­tu­ra fa­vo­rá­vel de 448 de­pu­ta­dos, con­tra 38 des­fa­vo­rá­veis, 23 au­sên­cias e uma ab­sten­ção. Pas­sa­dos exa­tos se­te mes­es da pri­mei­ra re­u­ni­ão dos jo­vens, o che­fe do Exe­cu­ti­vo re­nun­ci­a­va ao car­go má­xi­mo da na­ção, em 29 de de­zem­bro de 1992. A pres­são po­pu­lar, so­bre­tu­do sob as tin­tas do Mo­vi­men­to dos Ca­ras Pin­ta­das, per­ma­ne­ceu até o Se­na­do pros­se­guir com o pro­ces­so que ti­rou o car­go de Col­lor e o dei­xou ine­le­gí­vel por oi­to anos.
Is­so foi há 17 anos e o Bra­sil nun­ca mais pre­sen­ciou ma­ni­fes­ta­ção po­pu­lar se­me­lhan­te. O Mo­vi­men­to Ca­ras Pin­ta­das — o no­me se re­fe­ria às co­res ver­de e ama­re­lo pin­ta­das no ros­to dos es­tu­dan­tes — re­ce­beu ade­são de mi­lha­res de pes­so­as em vá­rios Es­ta­dos bra­si­lei­ros e per­du­rou por mes­es até al­can­çar o ob­je­ti­vo de sua ins­tau­ra­ção, a que­da do pre­si­den­te Fer­nan­do Col­lor de Mel­lo. Tu­do bem que em qua­se du­as dé­ca­das a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra não foi ví­ti­ma de ou­tro Pla­no Col­lor, nem de con­tas blo­que­a­das, con­ge­la­men­to de pre­ços, pré-fi­xa­ção de sa­lá­ri­os, mui­to me­nos de ou­tra “mai­or re­ces­são da his­tó­ria bra­si­lei­ra”. No en­tan­to, des­de que o go­ver­no Col­lor se exau­riu, os pro­ble­mas no Pa­ís con­ti­nu­a­ram, inclusive mui­tos se acen­tu­aram.
Fa­tos dig­nos de re­vol­tas po­pu­la­res de igual ou mai­or mag­ni­tu­de po­de­ri­am ser vi­ven­cia­dos, por exem­plo, com o Es­cân­da­lo do Apa­gão e o au­men­to dos ju­ros re­ais que che­gou ao ápi­ce da his­tó­ria, pro­vo­can­do um dos mai­­o­res au­men­tos da dí­vi­da ex­ter­na bra­si­lei­ra — acon­te­ci­men­tos do fi­nal da pri­mei­ra ges­tão de Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so (PSDB) e iní­cio da se­gun­da —; com a mai­or cri­se do go­ver­no Lu­la da Sil­va (PT), co­nhe­ci­do co­mo “Es­cân­da­lo do Men­sa­lão” (2005/2006); e, por fim, com o re­cen­te des­gas­te en­vol­ven­do a des­co­ber­ta de Atos Se­cre­tos do pre­si­den­te do Se­na­do, Jo­sé Sar­ney (PMDB-AC) – ati­tu­de que re­ce­beu res­pal­do do pre­si­den­te Lu­la.
Po­de­ria, mas a ju­ven­tu­de bra­si­lei­ra van­guar­dis­ta pa­re­ce ter dei­xa­do de la­do a cren­ça de que é por meio da po­lí­ti­ca que se trans­for­ma a re­a­li­da­de so­ci­al. A ins­ti­tu­i­ção po­lí­ti­ca caiu em des­cré­di­to tão gran­de que é qua­se con­sen­so a apa­tia diante dela. Com a so­ci­e­da­de des­cren­te, a con­sci­ên­cia po­lí­ti­ca é ob­ser­va­da atu­al­men­te em raras men­tes crí­ti­cas e, ge­ral­men­te, com for­ma­ção es­pe­cia­li­za­da. É qua­se pri­vi­lé­gio pa­ra uma par­ce­la da clas­se mé­dia in­te­lec­tu­a­li­za­da.

Pablo Kossa enxerga nos festivais independentes saída para atrair jovens a discussões políticas

“Os jo­vens não se in­te­res­sam por po­lí­ti­ca por­que não ve­em mo­ti­vo pa­ra se in­te­res­sar. É es­se o pon­to. Eles não sa­bem o que es­tão per­den­do e tam­bém não fa­zem idéia do que têm a ga­nhar”, opi­na a fo­tó­gra­fa e pro­du­to­ra cul­tu­ral Lí­via Ra­mi­rez, de 21 anos. Ex-es­tu­dan­te de Fi­lo­so­fia, que op­tou por não con­clu­ir o cur­so, Lí­via acre­di­ta que a dé­ca­da de 1980 po­de ser re­al­men­te con­si­de­ra­da “dé­ca­da per­di­da”, pois ins­tau­rou no ima­gi­ná­rio ju­ve­nil falsa li­ber­da­de com o que ela cha­ma de “su­pos­to” fim da di­ta­du­ra mi­li­tar. “To­do mun­do fi­cou fe­liz, mas sem sa­ber o que fa­zer após a di­ta­du­ra. A ge­ra­ção se­guin­te foi cri­a­da com a li­ber­da­de do des­ca­so, do ni­i­lis­mo, que ao in­vés de ser­vir pa­ra jo­vens ex­pres­sa­rem su­as opi­ni­ões po­lí­ti­cas, aca­bou tor­nan­do as pes­so­as va­zi­as e sem edu­ca­ção só­cio-po­lí­ti­ca”.
Um dos as­pec­tos que mais as­sus­ta é a con­s­ci­ên­cia que o jo­vem do sé­cu­lo XXI tem do des­com­pro­mis­so da po­pu­la­ção com o pró­prio Pa­ís. In­te­gran­te da Co­mis­são Or­ga­ni­za­do­ra do 3º Per­ro Lo­co — Fes­ti­val de Ci­ne­ma Uni­ver­si­tá­rio La­ti­no-ame­ri­ca­no, Da­ni­lo Ca­mi­lo Cos­ta acre­di­ta que a cor­rup­ção, o jo­go de in­te­res­ses e, prin­ci­pal­men­te, a ine­fi­cá­cia das ações dos re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos cri­ou a mal­fa­da­da des­cren­ça com a ins­ti­tu­i­ção. “Jo­vens não gos­tam de se en­vol­ver com po­lí­ti­ca por achar que não adi­an­ta. Se com 15 anos de ida­de uma pes­soa pre­sen­ci­a­va o Col­lor so­frer im­pe­achment, por vol­ta dos 30 anos es­sa mes­ma pes­soa via o ca­ra que era o de­mô­nio da so­ci­e­da­de, cul­pa­do por 500 pro­ble­mas do pa­ís, ser elei­to se­na­dor e pa­gar de san­to nu­ma ple­ná­ria. Is­so cau­sa de­sâ­ni­mo em qual­quer pes­soa”, diz Da­ni­lo, tam­bém es­tu­dan­te de Jor­na­lis­mo da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás.
Na organização do Fes­ti­val Per­ro Lo­co des­de a pri­mei­ra edi­ção, o es­tu­dan­te de­fen­de que ini­ci­a­ti­vas co­mo a que or­ga­ni­za con­tri­bu­em pa­ra a opor­tu­ni­da­de de dis­cus­são. Ele con­ta que nes­te ano o even­to trou­xe a Go­i­â­nia per­so­na­gens im­por­tan­tes do cha­ma­do “Ci­ne­ma Mar­gi­nal”, da dé­ca­da de 1960 e 1970. Opi­na que atra­vés da ar­te — ci­ne­ma, mú­si­ca, li­vros, por exem­plo — e do en­tre­te­ni­men­to, é pos­sí­vel de­sen­vol­ver dis­cus­são po­lí­ti­ca e, ao mes­mo tem­po, atra­ir a par­ti­ci­pa­ção de jo­vens.
“Es­ses even­tos aju­dam no aces­so à in­for­ma­ção. A ar­te co­la­bo­ra pa­ra a aber­tu­ra do mun­do para o jo­vem, que pas­sa a se in­te­res­sar por coi­sas que não ima­gi­na­ria. O mun­do do ca­ra vai ser mai­or de­pois que ele as­sis­tir a al­gum fil­me ou ler de­ter­mi­na­do li­vro. E, a par­tir des­se in­te­res­se em coi­sas no­vas, o in­te­res­se po­lí­ti­co vai sen­do des­per­ta­do. Afi­nal, a po­lí­ti­ca es­tá li­ga­da a tu­do. O fa­to de al­guém não con­se­guir com­prar uma gui­tar­ra, ou de a uni­ver­si­da­de de­le ser ru­im de­pen­de de fa­to­res po­lí­ti­cos”, su­ge­re.
Tam­bém li­ga­do a fes­ti­vais in­de­pen­den­tes, o jor­na­lis­ta e pro­du­tor cul­tu­ral da Fós­fo­ro Re­cords, Pab­lo Kos­sa, as­si­na em­bai­xo. Ele ex­pli­ca que o Fes­ti­val Va­ca Ama­re­la tem co­mo ob­je­ti­vo dis­cu­tir po­lí­ti­ca sob a pers­pec­ti­va de fa­zer uma cul­tu­ra in­de­pen­den­te em Go­i­â­nia. Tan­to que, co­mo exem­pli­fi­ca, o even­to não fi­ca res­tri­to a shows: é di­vi­di­do em dois di­as de apre­sen­ta­ções mu­si­cais e dois de workshops e pa­les­tras. “Es­ses fes­ti­vais ser­vem pa­ra po­si­cio­nar a ju­ven­tu­de, pois têm con­te­ú­do. Pe­la pers­pec­ti­va me­ra­men­te es­té­ti­ca con­cor­do que fi­ca mui­to li­mi­ta­da, mas nos­so ob­je­ti­vo é dis­cu­tir ci­da­da­nia por meio da cul­tu­ra”, diz Pab­lo.
Nes­te ano, o fes­ti­val le­van­ta a ban­dei­ra do meio am­bi­en­te. Na lar­ga­da do pro­je­to, bus­ca­ram es­ta­be­le­cer di­á­lo­go com a po­pu­la­ção por meio do plan­tio de 200 mu­das de no Ater­ro Sa­ni­tá­rio de Go­i­â­nia. No ano pas­sa­do, o te­ma do even­to foi o uso con­sci­en­te em re­la­ção às dro­gas. No ano an­te­ri­or, vol­ta­ram-se à dis­cus­são da va­lo­ri­za­ção dos es­pa­ços pú­bli­cos da Ca­pi­tal, co­mo o Mar­tim Ce­re­rê. “Pro­cu­ra­mos sem­pre pro­mo­ver ações prá­ti­cas. Fal­ta à so­ci­e­da­de en­ten­der a im­por­tân­cia des­ses pro­gra­mas, que não são ir­re­le­van­tes, pois atin­gem par­ce­la pe­que­na, mas sig­ni­fi­can­te e que pre­ci­sa ser ou­vi­da”, aler­ta.
No­va pos­tu­ra — Di­re­tor do Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sa Gru­pom, Má­rio Ro­gri­gues in­for­mou ao Jor­nal Op­ção que há pou­co tem­po re­a­li­zou pes­qui­sa de mer­ca­do com 4,8 mil jo­vens pa­ra ava­li­ar o grau de in­te­res­se des­sa par­ce­la da so­ci­e­da­de para diversos as­sun­tos, inclusive po­lí­ti­ca. O re­sul­ta­do, se­gun­do ele, não foi tão sur­pre­en­den­te. Cons­ta­tou que os jo­vens com­põ­em o gru­po que mais cri­ti­ca a clas­se po­lí­ti­ca no Bra­sil. “É o gru­po mais ra­di­cal em suas críticas”, diz. No en­tan­to, po­lí­ti­ca ain­da é al­go se­cun­dá­rio, fi­ca atrás da de­di­ca­ção do jo­vem aos es­tu­dos. “A par­tir do sé­ti­mo pe­rí­o­do da fa­cul­da­de, per­ce­be­mos mai­or in­te­res­se do jo­vem por lei­tu­ra de jor­nais, no­tí­cias, in­clu­si­ve re­la­ci­o­na­das à po­lí­ti­ca. Con­for­me pas­sam a ler, co­me­çam a se in­te­res­sar mais por tra­ba­lho e por po­lí­ti­ca”, con­clui com o le­van­ta­men­to.
A lei­tu­ra que se faz des­sa no­va re­a­li­da­de é, por­tan­to, de que a ju­ven­tu­de atu­al não po­de ser con­si­de­ra­da me­nos po­li­ti­za­da que os jo­vens da épo­ca da di­ta­du­ra mi­li­tar, e sim que a pos­tu­ra crí­ti­ca ado­ta­da ho­je em dia é di­fe­ren­te? Se­gun­do a co­or­de­na­do­ra de Pro­je­tos So­ci­ais da Ca­sa da Ju­ven­tu­de, Va­nil­des Gon­çal­ves, a res­pos­ta é sim. Ela de­fen­de co­mo equi­vo­cada e ul­tra­pas­sa­da a cons­ta­ta­ção de que os jo­vens de ho­je são alie­na­dos, não pos­su­em sen­so cri­ti­co e for­mam uma ge­ra­ção des­po­li­ti­za­da. “Mais do que alie­na­ção há uma des­con­fi­an­ça dos jo­vens pa­ra com a ins­ti­tu­i­ção po­lí­ti­ca. Eles es­tão mui­to mais crí­ti­cos do que alie­na­dos”, acre­di­ta.
Va­nil­des cri­ti­ca o que cha­ma de “mi­ti­fi­ca­ção dos jo­vens da dé­ca­da de 1970”. A co­or­de­na­do­ra acre­di­ta que os jo­vens po­li­ti­za­dos da épo­ca eram mi­no­ria, que hou­ve van­guar­da pa­ra a ju­ven­tu­de se en­ga­jar, mas não te­ria si­do to­da ge­ra­ção do pe­rí­o­do em­pe­nha­da na lu­ta es­tu­dan­til. “Não po­de­mos ca­ir no con­sen­so de di­zer que par­ti­ci­pa­ção po­lí­ti­ca é par­ti­ci­pa­ção par­ti­dá­ria”. Ela ci­ta pes­qui­sas que che­ga­ram à con­clu­são de que os jo­vens olham com des­con­fi­an­ça pa­ra as ins­ti­tu­i­ções po­lí­ti­cas por ques­tões his­tó­ri­cas da pró­pria po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra, que vem sen­do man­cha­da por acon­te­ci­men­tos ne­ga­ti­vos en­vol­ven­do cor­rup­ção cla­ra na atu­a­li­da­de.
“Se ob­ser­var­mos que to­do mo­vi­men­to que se ma­ni­fes­ta é um mo­vi­men­to po­lí­ti­co, que rei­vin­di­ca, dis­cu­te, re­fle­te opi­ni­ão e que es­tão chei­os de jo­vens, per­ce­be­mos que há gran­de par­ti­ci­pa­ção de­les na po­lí­ti­ca”, cons­ta­ta. Pa­ra ela, ge­ne­ra­li­za­ções são sem­pre ino­por­tu­nas. “Te­mos de sa­ir do sen­so co­mum, a so­ci­e­da­de é que não es­tá dan­do con­ta de olhar pa­ra o que o jo­vem es­tá di­zen­do”, dis­pa­ra.
Da­ni­lo Ca­mi­lo es­ten­de o ra­ci­o­cí­nio ob­ser­van­do que ha­via mai­or in­te­res­se dos jo­vens na épo­ca da di­ta­du­ra mi­li­tar, mas dis­cor­da que a mai­o­ria era li­ga­da à po­lí­ti­ca. Na opi­ni­ão de­le, o ini­mi­go da épo­ca era cla­ro: o go­ver­no mi­li­tar. Ha­via em quem co­lo­car a cul­pa pe­las ma­ze­las so­ci­ais. Atu­al­men­te, a ques­tão se­ria mais com­ple­xa. “A bri­ga fi­cou mais di­luí­da. Ho­je, a Glo­bo so­zi­nha não é o pro­ble­ma da co­mu­ni­ca­ção no pa­ís. O DEM não é o par­ti­do de di­rei­ta cor­rup­to que quer só lu­crar, nem o PSOL é for­ma­do por co­mu­nis­tas que que­rem trans­for­mar o Bra­sil num pa­ís so­ci­a­lis­ta”, cri­ti­ca.
Na opi­ni­ão do es­tu­dan­te, ho­je em dia ou­tras ban­dei­ras são le­van­ta­das a fa­vor do en­ga­ja­men­to po­lí­ti­co. Sem cren­ça na lu­ta po­lí­ti­co-par­ti­dá­ria, o jo­vem se ape­ga, por exem­plo, a cau­sas am­bien­tais pa­ra ten­tar me­lho­rar o mun­do. “Eles vão em bus­ca de pe­que­nas coi­sas, que são po­lí­ti­cas tam­bém, mas de ou­tra ma­nei­ra”. Ele acre­di­ta que pa­ra o jo­vem se in­te­res­sar mais por po­lí­ti­ca é pre­ci­so que a ques­tão se­ja pen­sa­da sem sa­u­do­sis­mo e de ma­nei­ra atu­a­li­za­da. “Não tem co­mo ha­ver em­ba­te en­tre co­mu­nis­tas e di­rei­tis­tas. O Bra­sil não fun­cio­na mais as­sim e uma dis­cus­são des­sas não vai mui­to lon­ge”. De­fen­de tam­bém a am­pli­a­ção de in­for­ma­ção so­bre o que acon­te­ce den­tro dos cô­mo­dos po­lí­ti­co-par­ti­dá­rios pa­ra os jo­vens en­ten­de­rem co­mo fun­cio­na a po­lí­ti­ca e a im­por­tân­cia de­la pa­ra a vi­da de­les. “O de­ba­te na mí­dia fi­ca mui­to res­tri­to aos es­cân­da­los, cor­rup­ções, bri­gas de par­ti­do. Mes­mo com os es­cân­da­los, é pre­ci­so en­ten­der que a Po­lí­ti­ca é fun­da­men­tal”, sa­li­en­ta.
De­sin­te­res­se — Se por um la­do al­guns de­fen­dem que em qual­quer épo­ca há na so­ci­e­da­de gru­pos de pes­so­as com­ple­ta­men­te des­po­li­ti­za­das, não dei­xa de as­sus­tar que a gran­de mai­o­ria dos cé­re­bros ju­ve­nis da atu­a­li­da­de cor­ra lon­ge, in­clu­si­ve da re­por­ta­gem, quan­do o as­sun­to é po­lí­ti­ca. Por pu­ro pre­con­cei­to, de­sin­for­ma­ção ou ape­nas de­sin­te­res­se, co­mo bem ates­ta Thaís Nu­nes, 21, es­tu­dan­te de Pe­da­go­gia. “Vo­to mes­mo por vo­tar, por­que é obri­ga­tó­rio. Não acre­di­to que al­gu­ma coi­sa vá mu­dar com meu vo­to”.
A jo­vem é en­fá­ti­ca ao afir­mar que não pos­sui ne­nhum in­te­res­se em vo­tar, mui­to me­nos em acom­pa­nhar acon­te­ci­men­tos po­lí­ti­cos. Faz ques­tão de fi­car à par­te do as­sun­to e não lem­bra se­quer em quem vo­tou na úl­ti­ma elei­ção, re­a­li­za­da no ano pas­sa­do. A co­le­ga de cur­so Wel­li­da Ca­ro­li­na, 17, de­mons­tra a mes­ma re­pul­sa pe­lo as­sun­to. Ga­ran­te que vai adiar en­quan­to pu­der a par­ti­ci­pa­ção em plei­tos elei­to­ra­is. “Não me in­te­res­sa, ali­ás, nun­ca me in­te­res­sou”, de­cla­ra.
Je­fer­son San­tos, 18, es­tu­dan­te, su­ge­re que se mu­dar o per­fil de quem se can­di­da­ta a car­gos ele­ti­vos, se­rá pos­sí­vel mu­dar tam­bém o in­te­res­se de quem vo­ta. En­quan­to is­so, ori­en­ta os re­pre­sen­tan­tes po­lí­ti­cos a “se in­te­res­sar em me­lho­rar o Pa­ís, e não ape­nas o sa­lá­rio de­les”. Na mesma li­nha de pen­sa­men­to, o es­tu­dan­te de Pu­bli­ci­da­de e Pro­pa­gan­da Gus­ta­vo Fer­nan­des, 21, dis­pa­ra que os jo­vens se de­si­lu­di­ram tan­to que não le­vam na­da re­la­ci­o­na­do à po­lí­ti­ca a sé­rio. “Os jo­vens ho­je, que ten­tam re­cor­rer a seus di­rei­tos, apa­nham, co­mo os que rei­vin­di­ca­ram a re­nún­cia de Sar­ney da pre­si­dên­cia do Se­na­do”.
Co­mo in­cre­men­to do des­cré­di­to, a es­tu­dan­te Kelly Cris­ti­na Sil­va, 26, cri­ti­ca o as­sis­ten­ci­a­lis­mo do go­ver­no Lu­la atra­vés de in­cen­ti­vos po­pu­la­res co­mo o Bol­sa Fa­mí­lia. “É uma mu­le­ta, um pro­je­to elei­to­rei­ro pa­ra a ba­se elei­to­ral do Lu­la, for­ma­da por um pes­so­al de bai­xa ren­da”, diz. Fer­nan­da So­a­res, 18, re­la­ta que op­tou por se ab­ster das elei­ções em que po­de­ria vo­tar fa­cul­ta­ti­va­men­te por não ob­ser­var ne­nhu­ma can­di­da­tu­ra que a in­te­res­sas­se. “Que­ro vo­tar, mas que­ro ter in­te­res­se de pes­qui­sar e ava­li­ar um can­di­da­to, o que ain­da não acon­te­ceu. O sis­te­ma fi­cou ro­ti­nei­ro, alie­na­do, de­sin­te­res­san­te”.
Na opi­ni­ão da jor­na­lis­ta An­gé­li­ca Vi­ei­ra, que tra­ba­lha di­re­ta­men­te com jo­vens no Co­lé­gio Clas­se, a apa­tia é um cír­cu­lo vi­ci­o­so. “Os jo­vens não acre­di­tam na po­lí­ti­ca por cau­sa da cor­rup­ção ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da, e o qua­dro não mu­da exa­ta­men­te por­que quem po­de­ria mu­dar — o elei­tor e, prin­ci­pal­men­te, o elei­tor jo­vem — não quer se en­vol­ver, pois não acre­di­ta no sis­te­ma cor­rup­to”, sin­te­ti­za. Pa­ra An­gé­li­ca, an­tes da di­ta­du­ra mi­li­tar os jo­vens se in­te­res­sa­vam pe­la po­lí­ti­ca por­que acre­di­ta­vam na ins­ti­tu­i­ção co­mo fer­ra­men­ta de trans­for­ma­ção da re­a­li­da­de. “A con­sci­ên­cia crí­ti­ca era de­sen­vol­vi­da e o sen­ti­do de per­ten­cer a uma na­ção era mais agu­ça­do. Ho­je, o po­vo bra­si­lei­ro não se en­ga­ja por­que foi ví­ti­ma de 20 anos de di­ta­du­ra que nos en­si­nou a ca­lar”.
Mo­ti­va­dor pa­ra os jo­vens vol­ta­rem a se in­te­res­sar por po­lí­ti­ca, de acor­do com a jor­na­lis­ta, de­ve par­tir da es­co­la, des­de o en­si­no fun­da­men­tal com elei­ção pa­ra re­pre­sen­tan­te da sa­la, por exem­plo, pa­ra o in­di­ví­duo apren­der na pra­ti­ca o que é po­lí­ti­ca. Ela acre­di­ta que um cen­tro aca­dê­mi­co for­te po­de lu­tar por mu­dan­ças que nem a di­re­ção de um co­lé­gio ou a rei­to­ria de uma uni­ver­si­da­de tem von­ta­de de li­dar com o pro­ble­ma. “É mais fá­cil en­qua­drar com re­ta­liação quem pen­sa e se ex­pres­sa de ver­da­de do que ter que re­pen­sar to­do o sis­te­ma, in­clu­si­ve de en­si­no. Mas acho que a mu­dan­ça já co­me­çou e os jo­vens vão aca­bar se en­vol­ven­do mais”. Co­mo exem­plo, ela ci­ta o ter­cei­ro se­tor — as Or­ga­ni­za­ções Não-Go­ver­na­men­tais (ONGs) —, que ape­sar de ain­da con­ta­mi­na­do pe­la cor­rup­ção ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da abre ca­mi­nhos de atu­a­ção.
All Star, meio ambiente e política

Thaís Nunes, 21, e Wellida Carolina, 17, estudantes de Pedagogia, levantam a bandeira contra o obrigatório. Elas não acreditam na transformação da sociedade por meio das instituições políticas

“Não me in­te­res­so por es­se as­sun­to”. “Po­lí­ti­co é tu­do igual, de­pois que en­tra no po­der só pen­sa ne­le mes­mo”. “Só rou­ba­lhei­ra, é is­so que vi­rou o Bra­sil”. As de­cla­ra­ções em tom qua­se que de de­sa­ba­fo são re­pe­di­das dia após dia em fi­las de ban­co, no ôni­bus, no fim de tar­de no bo­te­quim, en­fim, já vi­rou uma ma­nia co­mum e ga­nhou tom um tan­to quan­to va­zio. A des­cren­ça ge­ne­ra­li­za­da da po­pu­la­ção quan­do o as­sun­to em pau­ta é a po­lí­ti­ca, e su­as con­se­quên­cias so­ci­ais, tem pre­o­cu­pa­do es­pe­cia­lis­tas que ve­em a ne­ces­si­da­de da cons­tru­ção de no­vos dis­cur­sos que atra­i­am o elei­to­ra­do pa­ra o de­ba­te.
O jo­vem, prin­ci­pal­men­te, tem se mos­tra­do por di­ver­sas ve­zes al­heio a to­do o pro­ces­so, ne­gli­gen­ci­an­do a ne­ces­si­da­de de in­ter­fe­rir nos ru­mos to­ma­dos pe­los go­ver­nan­tes. Pa­ra os que fi­ze­ram par­te dos mo­vi­men­tos es­tu­dan­tis no pe­rí­o­do da di­ta­du­ra mi­li­tar, quando as ma­ni­fes­ta­ções, ar­ti­cu­la­ções e lu­tas por di­rei­tos che­ga­ram a ex­tre­mos, ver a pul­ve­ri­za­ção, ou até mes­mo a fal­ta de ide­o­lo­gi­as na mo­ça­da cau­sa no mí­ni­mo es­tra­nhe­za.
Não se po­de ne­gar que o pro­ces­so po­lí­ti­co no Pa­ís tem ca­rac­te­rís­ti­cas pró­pri­as e vem so­fren­do mu­dan­ças ao lon­go dos anos, mes­mo que se­jam por di­ver­sas ve­zes mi­ni­mi­za­dos. O jo­vem nes­te con­tex­to po­de ser vis­to de dois pa­no­ra­mas bá­si­cos, apon­ta o ci­en­tis­ta so­ci­al Mau­ro Vic­to­ria So­a­res. “Exis­te o apá­ti­co e de­sin­te­res­sa­do e do ou­tro la­do, o que tem a opor­tu­ni­da­de de par­ti­ci­par e atua até mais que em ou­tras épo­cas. Es­ses dois per­fis de­vem ser le­va­dos em con­si­de­ra­ção in­clu­si­ve por se mis­tu­ra­rem”, res­sal­ta.
Pa­ra So­a­res, que é pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG), a fal­ta apa­ren­te de in­te­res­se pe­las cau­sas po­lí­ti­cas é até cer­to pon­to na­tu­ral e faz par­te do pro­ces­so de­mo­crá­ti­co a que o Pa­ís vem so­fren­do. Re­pe­tin­do um bor­dão co­mum en­tre os es­pe­cia­lis­tas, ele diz que du­ran­te o re­gi­me mi­li­tar era mais fá­cil se po­si­cio­nar po­li­ti­ca­men­te, in­clu­si­ve pe­la pró­pria opres­são ca­rac­te­rís­ti­ca do pe­rí­o­do.
Em uma de­mo­cra­cia on­de as ques­tões são múl­ti­plas o jo­vem aca­ba ten­do di­fi­cul­da­des de se en­con­trar em de­ter­mi­na­do gru­po e for­mu­lar ade­qua­da­men­te su­as de­man­das. “Ele pre­fe­re abrir es­pa­ço pa­ra aque­les que de al­gu­ma for­ma es­tão mais en­ga­ja­dos”. Co­mo em to­da mu­dan­ça, o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co diz que são ne­ces­sá­rias adap­ta­ções. Em um re­gi­me aber­to, mes­mo com li­mi­ta­ções, é pos­sí­vel re­a­li­zar dis­cus­sões e ar­ti­cu­la­ções que po­dem re­fle­tir po­si­ti­va­men­te na so­ci­e­da­de. “Tal­vez as trans­for­ma­ções não ve­nham de for­ma tão rá­pi­da, mas den­tro das vi­as ins­ti­tu­ci­o­nais”, des­ta­ca.
Ser po­li­ti­za­do en­tão saiu de mo­da? Pa­ra o his­to­ri­a­dor Ade­mir Lu­iz, sim. Se­gun­do ele, al­guns jo­vens con­ti­nuam na are­na fa­zen­do um tra­ba­lho mui­to sé­rio, mas que não re­per­cu­te da for­ma que se es­pe­ra. “Creio que o gran­de pro­ble­ma é de jar­gão”. Boa par­te des­sas li­de­ran­ças es­tu­dan­tis con­ti­nua agin­do co­mo se es­ti­ves­sem nos anos 60, lu­tan­do con­tra o re­gi­me di­ta­to­ri­al. “Às ve­zes o de­ba­te sé­rio que pre­ten­dem pro­mo­ver se tor­na en­gra­ça­do por con­ta do vo­ca­bu­lá­rio da­ta­do, das pa­la­vras de or­dem ul­tra­pas­sa­das”, re­pa­ra. Co­mo re­sul­ta­do, mui­tos não se en­vol­vem.
Lu­iz, po­rém não cul­pa o no­vo elei­tor pe­lo fa­to de ser de­sin­te­res­sa­do por cau­sas que apa­ren­te­men­te não di­zem res­pei­to a ele. As­sim co­mo So­a­res, o his­to­ri­a­dor no­ta que o mo­de­lo vi­gen­te não es­ti­mu­la a par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va. “Per­gun­te a um jo­vem de 16 anos se ele pre­fe­re vo­tar ou di­ri­gir. E co­mo ex­pli­car a ele que, após com­ple­tar 18 anos, é obri­ga­do a exer­cer o di­rei­to do vo­to?”. Além dis­so, ele no­ta que o pú­bli­co ju­ve­nil, ao me­nos no dis­cur­so, é ca­re­ta e tra­di­cio­na­lis­ta. “É mui­to co­mum que um ra­paz ta­tu­a­do, ca­be­lu­do, cheio de me­tal pe­lo cor­po, se­ja con­tra o abor­to e fre­quen­te al­gum cul­to re­li­gi­o­so aos do­min­gos”, dis­pa­ra.
Mes­mo com to­das as fer­ra­men­tas de co­mu­ni­ca­ção à mão fal­ta mai­or in­te­ra­ção en­tre go­ver­nan­tes e po­pu­la­ção. Uma tra­di­ção de­mo­crá­ti­ca ma­du­ra. Co­mo exem­plo dis­so ele lem­bra a re­la­ção que há nos Es­ta­dos Uni­dos en­tre con­gres­sis­tas e os jo­vens elei­to­res. O tra­ta­men­to diz tu­do: “meu con­gres­sis­ta”. Pres­su­põe que o par­la­men­tar exis­te pa­ra aten­der a co­mu­ni­da­de. É um ser­vi­dor pú­bli­co. “No Bra­sil, tra­ta­mos po­lí­ti­cos co­mo ce­le­bri­da­des”, con­tes­ta.
Fim da po­lí­ti­ca tra­di­cio­nal — A ma­nei­ra de se fa­zer po­lí­ti­ca, se não es­tá mu­dan­do, de­ve­ria. Vá­rios fa­to­res le­vam a crer que o mo­de­lo ado­ta­do já não atin­ge o elei­to­ra­do co­mo se es­pe­ra e is­so tem tra­zi­do pre­ju­í­zos tan­to pa­ra can­di­da­tos quan­to pa­ra os mai­o­res in­te­res­sa­dos, ou se­ja, a po­pu­la­ção. Com tan­tas dis­tra­ções e fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas à dis­po­si­ção, en­tre elas a in­ter­net, a ju­ven­tu­de tem se mos­tra­do mui­to mais vol­ta­da pa­ra cau­sas pes­so­ais — a formação pro­fis­si­o­na­l e uma boa co­lo­ca­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho, na me­lhor das hi­pó­tes­es — do que pa­ra dis­cu­tir ide­o­lo­gi­as.
O pu­bli­ci­tá­rio Re­na­to Mon­tei­ro, da Can­ta­ga­lo Co­mu­ni­ca­ções, ob­ser­va o no­vo mi­li­tan­te co­mo al­guém mais vol­ta­do pa­ra cau­sas que fo­cam, por exem­plo, ques­tões am­bien­tais, ra­ci­ais e ar­tís­ti­cas, fu­gin­do ao mo­de­lo dos mo­vi­men­tos es­tu­dan­tis. A par­ti­ci­pa­ção, mais in­di­vi­dua­lis­ta, se­gun­do ele, tem si­do qua­se que de for­ma vir­tu­al, mas não me­nos po­de­ro­sa. “Tal­vez va­mos apren­der uma no­va ma­nei­ra de atu­ar co­mo ci­da­dã­os”, ana­li­sa.
Mon­tei­ro ad­mi­te que os pro­fis­si­o­nais da pu­bli­ci­da­de e do marke­ting ain­da es­tão apren­den­do a li­dar com es­te no­vo ce­ná­rio, on­de tu­do ocor­re de for­ma mui­to rá­pi­da. Ape­sar de a TV ser ain­da o gran­de ve­í­cu­lo de co­mu­ni­ca­ção, ele no­ta cres­ci­men­to sur­pre­en­den­te da in­ter­net e seus efei­tos, prin­ci­pal­men­te nos jo­vens, o que tem fei­to com que re­pen­sem as for­mas de atu­a­ção.
Ele diz que na re­de cres­ce­ram mui­to as fer­ra­men­tas co­mo o Twit­ter, o Fa­ce­bo­ok e o Orkut, que são im­por­tan­tes pa­ra a co­mu­ni­ca­ção, mas que ain­da é al­go no­vo a ser ex­pe­ri­men­ta­do. “Re­cen­te­men­te fi­ze­mos uma pes­qui­sa qua­li­ta­ti­va em Mi­nei­ros e apu­ra­mos que 34% dos en­tre­vis­ta­dos aces­sam a in­ter­net. Eles se mos­tra­ram to­tal­men­te an­te­na­dos nas no­tí­cias a par­tir des­se ve­í­cu­lo, que in­clu­si­ve já atin­ge os de­mais”, exem­pli­fi­ca.
Fa­zen­do um pa­râ­me­tro, com a ge­ra­ção de mi­li­tân­cia nos tem­pos de re­pres­são, o pu­bli­ci­tá­rio diz que ha­via gran­de par­ti­ci­pa­ção, atu­a­ção, dis­cus­são or­ga­ni­za­da por pen­sa­men­tos ide­o­ló­gi­cos, mas so­fri­am com a fal­ta de ve­í­cu­los e ins­tru­men­tos pa­ra se co­mu­ni­car. “Pa­ra mo­bi­li­zar uma ca­te­go­ria de ope­rá­rios era uma di­fi­cul­da­de. Quan­do se ti­nha fer­ra­men­tas à dis­po­si­ção eram a má­qui­na de da­ti­lo­gra­fia e o mi­me­ó­gra­fo”, lem­bra.
Ho­je, ele vê me­nos or­ga­ni­za­ções ide­o­ló­gi­cas e cor­ren­tes par­ti­dá­ri­as pou­co ar­ti­cu­la­das, mas com a fa­ci­li­da­de mui­to gran­de de cir­cu­lar a in­for­ma­ção. “Is­so, po­rém, não quer di­zer que es­te­jam au­sen­tes, apá­ti­cos e alie­na­dos. O mo­do de fa­zer po­lí­ti­ca é que tal­vez es­te­ja de­fa­sa­do. Até por­que em vá­rios as­sun­tos que têm afi­ni­da­de, ve­mos gran­des mo­vi­men­ta­ções, prin­ci­pal­men­te na re­de”.
En­tre as es­tra­té­gias pen­sa­das pa­ra atin­gir es­te gru­po, que ape­sar de fa­zer par­te de uma mes­ma fai­xa etá­ria é bas­tan­te eclé­ti­co, Mon­tei­ro diz que é ne­ces­sá­rio re­a­li­zar uma frag­men­ta­ção de for­ma a atin­gir pú­bli­cos es­pe­cí­fi­cos. “O que se vê são ‘tri­bos’ que têm su­as for­mas de lin­gua­gem e pen­sa­men­to. A mo­vi­men­ta­ção da so­ci­e­da­de tem si­do mui­to mer­ca­do­ló­gi­ca e in­fla­cio­na­da, com is­so ve­mos ser es­sa a me­lhor ma­nei­ra de agir”.
Mar­cos Vi­ní­ci­us Quei­roz, Con­sul­tor de Co­mu­ni­ca­ção, faz uma bre­ve aná­li­se da re­a­li­da­de do jo­vem no Pa­ís e lem­bra que três re­cen­tes pes­qui­sas de ins­ti­tu­tos con­cei­tu­a­dos tra­zem da­dos que com­pro­vam o cres­ci­men­to da par­ti­ci­pa­ção des­se elei­to­ra­do nas ques­tões po­lí­ti­cas bra­si­lei­ras.
Bem ar­ti­cu­la­do e com am­pla ex­pe­ri­ên­cia na área, ele ob­ser­va que as es­tra­té­gias de cam­pa­nhas elei­to­ra­is pa­ra 2010 tra­zem fa­to­res an­tes pou­co tra­ba­lha­dos, mas que de­vem vir co­mo car­ros che­fes de par­ti­dos que já no­ta­ram ne­ces­si­da­de de no­vos dis­cur­sos. A ques­tão am­bien­tal, se­gun­do ele, li­de­ra as dis­cus­sões a se­rem le­van­ta­das, prin­ci­pal­men­te pa­ra atra­ir o pú­bli­co jo­vem que re­pre­sen­ta ho­je qua­se 50% do elei­to­ra­do.
Ape­sar dos nú­me­ros apon­ta­rem mai­or in­te­res­se po­lí­ti­co por par­te da ju­ven­tu­de, o con­sul­tor cri­ti­ca o pro­ces­so, que no pa­re­cer de­le, tem cau­sa­do alie­na­ção na so­ci­e­da­de. Po­lí­ti­cos pa­ra se pro­te­ge­rem de crí­ti­cas, têm se re­co­lhi­do a ações con­ti­das e evi­ta­do dis­cur­sos áci­dos que pos­sam pre­ju­di­car de al­gu­ma ma­nei­ra a ima­gem de bons mo­ços. Is­so por sua vez, tem afas­ta­do o elei­tor de seu re­pre­sen­tan­te e fei­to com que se am­plie o sen­ti­men­to de apa­tia. “Co­mo que al­guém que não par­ti­ci­pou do de­ba­te vo­ta? A ver­da­de é que in­fe­liz­men­te aca­ba fa­zen­do uma aná­li­se su­per­fi­ci­al e ado­tan­do pa­râ­me­tros que não são ide­ais nes­sa si­tu­a­ção”.
Ele res­sal­ta que os par­ti­dos ou can­di­da­tos que ten­tam de al­gu­ma for­ma fa­zer um tra­ba­lho di­fe­ren­ci­a­do ain­da não têm ga­nha­do a vi­si­bi­li­da­de ne­ces­sá­ria, além de so­fre­rem pres­sões por par­te das es­tru­tu­ras tra­di­cio­nais. Pa­ra que es­sa re­a­li­da­de mu­de e a in­flu­ên­cia da “ra­pa­zi­a­da” ga­nhe for­ça, ele apon­ta a ne­ces­si­da­de de uma to­ma­da de de­ci­são.
Nes­te sen­ti­do, Quei­roz apon­ta que a par­ti­ci­pa­ção dos ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção e mo­vi­men­tos or­ga­ni­za­dos é es­sen­cial. “O que se viu até ago­ra foi a mo­der­ni­za­ção do vo­to de ca­bres­to e dos cur­ra­is elei­to­ra­is. A par­tir do mo­men­to que se co­bre no­vo com­por­ta­men­to da clas­se po­lí­ti­ca va­mos as­sis­tir a re­in­te­gra­ção de um pro­ces­so de par­ti­ci­pa­ção da so­ci­e­da­de nos de­ba­tes”, fri­sa.
Ações descentralizadas com compromisso social
Por anos o mo­vi­men­to es­tu­dan­til foi o íco­ne de lu­ta de jo­vens que bus­ca­vam trans­for­mar a re­a­li­da­de so­ci­al bra­si­lei­ra. O que se vê atu­al­men­te é es­sa for­ma de se fa­zer e pen­sar a po­lí­ti­ca, que foi dis­se­mi­na­da em ou­tras fren­tes do­ta­das de ob­je­ti­vos tam­bém de ca­rá­ter po­lí­ti­co, mas com fo­cos, por exem­plo, na qua­li­fi­ca­ção da mão-de-obra, pre­ser­va­ção am­bien­tal e com­ba­te à dis­cri­mi­na­ção ra­ci­al. Te­mas não me­nos re­le­van­tes dos que ain­da ho­je de­fen­di­dos pe­los uni­ver­si­tá­rios. As Or­ga­ni­za­ções Não-Go­ver­na­men­tais (ONGs) são exem­plo de en­ti­da­des que tra­ba­lham com a mu­dan­ça de pa­ra­dig­mas e, mes­mo que a pas­sos len­tos, têm con­se­gui­do re­sul­ta­dos po­si­ti­vos.
“O com­pro­mis­so so­ci­al exis­te, mas es­tá des­cen­tra­li­za­do em ou­tras ações. O tra­ba­lho das ONGs se for­ta­le­ceu mui­to em ati­vi­da­des vo­lun­tá­rias”, afir­ma o ve­re­a­dor por Go­i­â­nia Vir­mon­des Cru­vi­nel (PSDC). Ele, que tem for­te li­ga­ção a di­ver­sos gru­pos jo­vens em Go­i­â­nia, co­mo o Mo­vi­men­to Es­co­tei­ro, diz que as en­ti­da­des clas­sis­tas têm da­do mui­tas ve­zes o res­pal­do ne­ces­sá­rio pa­ra que es­sa ju­ven­tu­de se ma­ni­fes­te. “Não ve­jo que o mo­vi­men­to es­tu­dan­til en­fra­que­ceu, mas abriu le­que pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de ou­tras áre­as. Is­so tem per­mi­ti­do for­mar no­vas li­de­ran­ças”, res­sal­ta.
Pa­ra o ve­re­a­dor, a par­ti­ci­pa­ção do jo­vem tem si­do ex­pres­si­va in­clu­si­ve na pró­pria Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, on­de ele ob­ser­va a pre­sen­ça de li­de­ran­ças que em um pas­sa­do re­cen­te mi­li­ta­vam em ou­tras áre­as. Ele des­ta­ca que a in­te­ra­ção, in­clu­si­ve com su­ges­tões va­li­o­sas, tem aju­da­do na ela­bo­ra­ção de pro­je­tos e re­a­li­za­ção de au­diên­cias pú­bli­cas. Per­gun­ta­do so­bre o que ain­da mo­ti­va o jo­vem a dis­cu­tir ques­tões po­lí­ti­cas, Vir­mon­des não ti­tu­beia e diz que “ain­da exis­tem lu­tas a se­rem com­pra­das co­mo uma po­si­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho, a qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal e o en­si­no pú­bli­co de qua­li­da­de; e is­so faz se er­guer ban­dei­ras”.
Pre­si­den­te da As­so­cia­ção de Jo­vens Em­pre­sá­rios (AJE), Mar­duk Du­ar­te de­fen­de a ne­ces­si­da­de da par­ti­ci­pa­ção da ju­ven­tu­de no pro­ces­so po­lí­ti­co, se­ja par­ti­dá­rio ou clas­sis­ta. Se­gun­do ele, mes­mo que os es­pa­ços ain­da se­jam res­tri­tos pa­ra o de­ba­te é pre­ci­so lem­brar que as dis­cus­sões le­van­ta­das ho­je se re­fle­ti­rão no fu­tu­ro. “No pro­je­to da re­for­ma tri­bu­tá­ria, por exem­plo, não se ou­viu os jo­vens em­pre­sá­rios, jus­ta­men­te es­ses que te­rão que li­dar com as mu­dan­ças pro­pos­tas. No Co­mi­tê da Co­pa do Mun­do, o gran­de in­cen­ti­va­dor da ini­ci­a­ti­va — Fó­rum Em­pre­sa­ri­al Jo­vem — foi ou­vi­do em par­te e os re­sul­ta­dos to­dos pu­de­ram ver”, fri­sa o empresário.
Apon­tan­do as prin­ci­pa­is di­fi­cul­da­des em aglu­ti­nar pes­so­as sim­pá­ti­cas à cau­sa, Du­ar­te diz que a in­ser­ção pre­ma­tu­ra no mer­ca­do de tra­ba­lho e o ex­ces­so de in­for­ma­ção sem mui­ta fil­tra­gem têm tra­zi­do um co­mo­dis­mo, o que atra­pa­lha ações em con­jun­to. “Mes­mo as­sim ve­jo que a AJE em seus três anos con­se­guiu mui­tas con­quis­tas. Te­mos atu­al­men­te 2,4 mil fi­li­a­dos e apon­ta­mos pa­ra um fu­tu­ro pro­mis­sor”, co­me­mo­ra.
Se­ja res­sal­tan­do os fei­tos dos jo­vens mi­li­tan­tes do mo­vi­men­to es­tu­dan­til, ou mes­mo ana­li­san­do o que tem si­do fei­to pe­las ONGs e en­ti­da­des clas­sis­tas, o que se no­ta é a ne­ces­si­da­de de se mo­ti­var o jo­vem a par­ti­ci­par ati­va­men­te do pro­ces­so po­lí­ti­co de­mo­crá­ti­co. Po­de pa­re­cer cli­chê, mas o fu­tu­ro de­ve ser de­ba­ti­do no pre­sen­te pa­ra que ao me­nos se­jam su­a­vi­za­dos os gran­des pro­ble­mas que ain­da vi­rão pe­la fren­te.
Pau­tas co­mo meio am­bi­en­te, ar­te, e in­ser­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho mos­tram que a po­lí­ti­ca tem to­ma­do no­vos ru­mos e que ne­ces­sa­ria­men­te de­vem ser acom­pa­nha­dos de per­to pe­la ju­ven­tu­de. Jo­vens es­ses que não de­vem se ape­gar ape­nas à in­ter­net co­mo for­ma de se ex­pres­sar, mas se uti­li­zar das po­ten­ci­a­li­da­des do meio da me­lhor for­ma pos­sí­vel. Se­ja via e-mail, Orkut, Twit­ter, car­ta, te­le­fo­ne­mas, fax, fai­xas, en­fim, o im­por­tan­te é es­tar pre­sen­te, ser mais uma voz ati­va, e não sim­ples­men­te mais um a di­zer que não se in­te­res­sa por es­se as­sun­to e que tu­do no Bra­sil aca­ba em piz­za mes­mo.

Jornal Opção

Selzy Quinta

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