domingo, 13 de setembro de 2009

ARAGUAIA - A PRIMEIRA MORTE SUSPEITA DE GRIPE SUÍNA É DE UM XAVANTE

Por: Ronaldo Couto de Barra do Garças

Mesmo com as especulações que existam mais casos, a secretária municipal de Saúde de Barra do Garças, Daniela Salun, informou que está sendo investigado pelos órgãos de saúde a primeiro morte por gripe suína no município, que pode ter ocorrido na comunidade indígena xavante, que ocupa nove terras no Araguaia totalizando 15 mil índios. Os caciques denunciaram um alto índice de morte de idosos e crianças na aldeias ao procurador da República, Mário Lúcio Avelar e pediu a exoneração do chefe da Funasa de Barra, Luis Henrique. Para o presidente do conselho de saúde indígena, Edmundo Omore, a epidemia da gripe suína já chegou nas terras indígenas. 
A saúde indígena é de competência da Funasa, por isso que a secretária disse que não pode afirmar se existe epidemia. “Estamos investigando esse possível caso” acrescentou. Sobre a morte de duas crianças, sendo uma de Aragarças-GO e outra de Barra do Garças, Daniela disse que tem os resultados sorológicos em mãos que descarta morte por gripe suína destas crianças. “A população confunde os sintomas da gripe influenza com outras gripes porque são parecidos” explicou.
Dois meses atrás, dois barra-garcenses que pegaram gripe suína em Goiânia-GO, cujos casos foram notificados e atendidos na capital goiana. A secretaria municipal monitorou as famílias dos pacientes para evitar o surgimento de outros casos.

Notícias de Nova Xavantina

Selzy Quinta

Nenhum comentário: