Por: Ezio Garcia
Nesta terça feira, dia 15, às 20 horas, no plenário da Câmara Municipal, estará acontecendo um importante evento, que irá definir o futuro da chamada Praia do Sol, em Nova Xavantina, antes conhecida como a Praia do setor Nova Brasília.
Trata-se da Audiência Pública marcada para este fim, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, através da Promotoria de Justiça Cível de Nova Xavantina, em cumprimento ao Inquérito Cível nº 14/2009, que tramita naquela instância judiciária.
No despacho convocando a Audiência, o Promotor de Justiça da Comarca de NX, Dr. Milton Mattos da Silveira Neto (Foto), convida para a solenidade, o Dr. Francisco Rogério Barros, Juiz Diretor do Fórum da Comarca; o Dr. Carlos Henrique Richter, Promotor de Justiça Criminal de Nova Xavantina, todos os vereadores, o Comandante da Polícia Militar, Capitão Naíldo Guedes, presidentes de diversas entidades, como o CDL, Lojas Maçônicas Serra do Roncador, Ita Universal e Estrela de Xavantina; Lions Clube, todos os membros do Conselho Municipal de Segurança, ocupantes dos bares localizados na Praia do Sol, rádios, TVs. jornais, e sites da região.
A Audiência Pública para discutir o futuro da Praia do Sol é conseqüência das discussões realizadas durante as reuniões do Conselho Municipal de Segurança, sobre as repetidas ocorrências policiais no local da praia, muitas com vítimas fatais, o que gerou um pedido do Ministério Público local ao Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Valteri Araújo, para que se fizesse um diagnóstico da Praia do Sol, um estudo completo do atrativo turístico, que norteasse políticas públicas a serem adotadas dali em diante.
O diagnóstico foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, e no final ficou com mais de 40 páginas, mais os anexos, fotos e depoimentos, num trabalho completo, tanto do ponto de vista social como ambiental e econômico, muito elogiado pelo Promotor de Justiça, Dr. Milton Mattos da Silveira Neto.
O ponto principal da discussão gira em torno da permanência ou não do atual modelo da Praia do Sol, com os cinco bares dispostos conforme a planta original feita em administrações passadas, e que teoricamente dá origem às ocorrências policiais; ou não, e neste caso, seria feita nova planta do local, com um só restaurante para receber famílias de toda a região, entre outras modificações.
Todas essas questões vão à discussão na Audiência Pública desta terça feira, dia 15, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal de Nova Xavantina. Você não pode perder!
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário