Da Redação Berohokã
Na região brotam inúmeras nascentes d´água - Foto: Berohokã
Uma mistura de cidade grande com cidade pequena, que oferece uma diversidade de opções para quem a visita. Os ares de moderna se dão pela grande movimentação de pessoas, carros, uma diversidade de agências bancárias, hotéis e restaurantes badalados para todos os gostos. Em meio ao centro movimentado, casarios antigos construídos na época de fundação do município.
Assim é a cidade de Mineiros, no sudoeste goiano a 420 km de Goiânia-GO, 500km de Cuiabá-MT, destacando-se como cidade estratégica no centro-oeste brasileiro. Na região brotam inúmeras nascentes d´água algumas subterrâneas como o aqüífero Guarani, formando vários rios, dentre eles o Rio Araguaia. O município apresenta um enorme potencial Ecoturístico e histórico-cultural.
O Centro Cultural Senhora de Santana é um símbolo dos casarões antigos presentes na cidade. Atualmente abriga as obras da Associação dos artesãos. A casa é conhecida popularmente como Casa da Chiquinha, nome da antiga Dona que deixou a casa de herança para a cidade.
O turista que visita Mineiros vivenciará em cada local visitado um pouco de sua história. Os dois quilombos existentes, são marca da resistência negra, e conta que estes, junto com povos indígenas, eram os primeiros moradores do município, antes da vinda de pessoas do estado de Minas Gerais.
Para os amantes de atividades de verticais, trekking, banho de cachoeira, observação de pássaros como arara vermelha, azul e canindé, pode visitará a Fazenda do Zé Carlos Porfírio, que além de desfrutar da Cachoeira do Ribeirão Invernadinha irá se encantar com as antigas história existentes.
A Serra do Caiapó e o Domo de Araguainha proporcionam lindas paisagens e diferentes formas que permitem ao visitante a desenvolverem muitas como escalada, rappel.
Casa de Pedra do Zé-Sem-Chapéu com diversas inscrições rupestre convidam o turista a observar as diversas formas deixadas pelos primeiros habitantes desta região, mas que exige também um imenso respeito para manter essa riqueza que antes da presença de nossa cultura se manteve intacta.
O Parque Nacional das Emas – PNE – oferece passeios em trilhas para os ornitólogos e amantes de pássaros, passeios de ecoturismo na visitação as nascentes do Rio Araguaia.
Mineiros é uma mistura de diversidade cultural, acolhedora, repleta de lendas e mitos e de uma variedade intensa de paisagem com suas serras, morros, grutas e cachoeiras.
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário