por Paulo Zaviasky
A gripe suína chegou com força em Mato Grosso e, apesar das autoridades de saúde do Estado e de municípios como Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, não demonstrarem preocupação, os números da doença começam a deixar a população em clima de desespero e medo, uma vez que ainda não existe uma vacina contra esta gripe.
Eu tive acesso ao Sistema de Informações de Agravos de Notificação, o Sinan e pude ver que pelo menos três cidades mato-grossense, Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande vivem a preocupação constante contra este vírus, que vem provocando mortes no mundo inteiro.
Segundo os dados a que tive acesso no Sinan Mato Grosso já teve até agora a notificação de 34 casos. Destes 18 foram em Cuiabá e Várzea Grande e outros três em Rondonópolis, exatamente na cidade onde o governador Blairo Maggi tem residência fixa.
Dos 34 casos de gripe suína, três foram confirmados, 10 descartados e 21 aguardam resultado. Os pacientes infectados estão em Sinop e Cuiabá – e segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES), passam bem e não correm risco de transmissão. Alguns deles permanecem em monitoramento domiciliar e receberam cuidados médicos e medicamentos.
A SES informa ainda que está sendo realizada busca ativa e monitoramento de todos os contatos próximos aos casos suspeitos da doença. As demais medidas e procedimentos definidos pelo Ministério da Saúde também foram adotados pelo Estado e pelos municípios que notificaram casos.
Mas só estas medidas não bastam, é preciso um trabalho de conscientização e, mais do que isso, de erradicação do vírus. Vamos trabalhar gente, antes que esta gripe vire um epidemia ainda maior entre nós.
Technorati Marcas: selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário