Uma obra importante para o município e que esteve parada devido a falta de condições impostas pelas chuvas, está agora em pleno andamento.
A obra é para a ampliar os 23,4 mil metros de rede com a instalação de mais 13, 8 mil metros de linha de distribuição de água que abastecerão centenas de residências da zona urbana. É uma conquista para os moradores que por todos estes anos sofreram com a falta de água, principalmente nos meses mais secos do ano quando secam as cisternas e as casas passavam a ser abastecidas somente por caminhões pipa. Nesta etapa, o setor Vila Nova é o que receberá a maior parte da rede de água.
Segundo funcionários da empreiteira que realiza a obra, já foram instalados aproximadamente 5 mil metros de canos, colocados apenas nos ramais de distribuição. Duas retroescavadeiras que fazem os cortes para a colocação de tubos que serão os servidores de água para os cavaletes dos imóveis.
Uma adutora pressurizada que utilizará tubos de 200 e 150 milímetros será trazida desde a região da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha para ser interligada a rede de distribuição, inclusive sendo levada uma ponta para o setor Vila 2000, do outro lado da Avenida Brasil (BR-158), que aguardará as próximas etapas de ampliação para ser utilizada.
Um dos maiores problemas enfrentados pelos trabalhadores é a grande quantidade de instalações clandestinas que acabam sendo rompidas durante as escavações. Estes “gatos” – como são chamados, abastecem ilegalmente residências que utilizam a água tratada sem pagar por ela.
A obra no valor superior a R$ 515 mil foi licitada no ano passado e está sendo realizada com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), alocados pelo Deputado Federal Carlos Abicalil.
Fonte: Luciano Silveira
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário