segunda-feira, 22 de junho de 2009

CONFRESA - Gaspar conversa com o presidente Lula em Alta Floresta

 LULA E PREFEITOS DO ARAGUAIA

O prefeito de Confresa explicou os problemas vividos pelo município, entre eles o passivo ambiental gerado pelos assentamentos do INCRA, e convidou o presidente para a Inauguração do Instituto Federal

O presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve em visita ao município de Alta Floresta na sexta-feira (19.06), para lançar o programa além de regularizar o passivo ambiental de diversas áreas, vai também facilitar muito a regularização fundiária dos chamados posseiros com áreas de até 1.500 hectares.

Prefeitos da região Araguaia se deslocaram para Alta Floresta com a intenção de prestigiar a visita do presidente. Porém, havia entre eles os representavam os municípios que fazem parte da lista dos que mais desmataram na região Amazônica.

Eles ouviram do presidente Lula um discurso surpreendente, considerado muito ameno e apaziguador. Foi inesperado por que ele estava acompanhado do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, grande adversário dos madeireiros e produtores rurais.

Lula chegou a dizer que quem desmatou no passado, não poderia ser considerado bandido, ao contrário do que vinha pregando o ministro Minc. “Ninguém pode ficar dizendo que é bandido quem desmatou. Precisamos dizer para as pessoas que houve um momento na história da região em que realmente se podia desmatar, mas agora o desmatamento está jogando contra a gente”, disse Lula enfaticamente aos presentes.

O prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazzari (PPS), esteve conversando com o Presidente sobre as dificuldades em manter o município sem nenhuma restrição em tempos onde a receita caiu tanto que nem a reposição do governo federal consegue estabilizar as contas.

Gaspar conseguiu do presidente Lula uma suplementação de R$ 192 mil para cobrir os gastos de junho. Mas, além disso, convidou o presidente para participar da inauguração do Instituto Federal/ MT Campus Confresa em Agosto deste ano.

Os argumentos de Gaspar diferenciando o Campus Confresa pela sua inserção na maior área brasileira de famílias assentadas pelo Incra, conquistaram o Deputado Federal Carlos Abicalil e a Senadora Serys Marly, ambos do PT, que prometeram articular a presença do Presidente em Confresa, no dia da inauguração.

Aproveitando a oportunidade de estar com Lula, o prefeito também saiu em defesa dos produtores do município que sofreram muito com as queimadas descontroladas de 2007 e que mesmo tendo enormes prejuízos acabaram sendo penalizados, incluídos no cadastro de desmatadores da Amazônia, junto com o município de Confresa.

O presidente defendeu implantação do Terra Legal que pode acabar com o passivo ambiental destas propriedades.

Estavam com Gaspar em Alta Floresta os prefeitos de Vila Rica, Naftali Calisto, de Porto Alegre do Norte, Edi Escorsin, ainda os prefeitos de Santa Terezinha, São Felix o Araguaia e de Querência.

Fonte:  Luciano Silveira

TERRITORIO-MT

Nenhum comentário: