João Lyra Neto - Jornalista
O trabalho do ministro Guido Mantega, no Ministério da Fazenda, ultrapassa qualquer expectativa. Determinado e intransigente, no que vem executando à frente do seu ministério, o atual ministro se revela defensor, das medidas que o Governo do Presidente Lula vem tomando para segurar a economia, com essa tão anunciada crise que é de todos conhecida. A sua tranqüilidade, na solução dos problemas, não pode deixar de criar um clima, de otimismo nos meios da indústria e do comercio, que sofrem com o desgaste nas vendas e até mesmo no setor produtivo, dispensando operários e criando mais problemas na área de trabalho, desgastando o projeto que o Governo tem tentado realizar, em benefícios das áreas menos favorecidas. Esse angustiante problema vai de Norte a Sul.
A área empresarial tem demonstrado satisfação com o trabalho que vem sendo posto em pratica pelo ministro Guido Mantega. Ele se mostra, serene e confiante, nas medidas que vem tomando em favor da economia. “indicador sobre a situação dos negócios teve alta de 12,2%, com pontuação passando de 77,1 para 86,5. De acordo com a FGV, o otimismo demonstrado pelos empresários com os próximos meses foi maior em comparação com os resultados das pesquisas realizadas desde outubro do ano passado.” O que se tem mais especulado, na imprensa, é que o Governo pode criar ou adotar médicos capazes de por em risco o que a área empresarial vem fazendo para melhorar o seu lucro. Isso tem sido contestado pelo ministro Guido Mantega, como é o caso da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos investimentos estrangeiros em renda fixa, dirigidos, sobretudo, à compra de títulos públicos.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) Sr. Paulo Skaf, por sua vez, defendeu há poucos dias a criação do financiamento publico de campanha a partir do fundo partidário e de doações de pessoas físicas. A idéia, segundo ele, ganha cada vez mais corpo no Congresso Nacional. Para ele, a mudança representa uma perspectiva de segurança para a independência dos partidos e dos candidatos. Não resta a menor duvida, que o trabalho desenvolvido pelo ministro Guido Mantega, é por demais importante e permite ao país continuar com a sua economia no ritmo tão desejado pelo presidente Lula.
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário