Autor: Calixto Guimarães - Araguaia
O trocadilho entre Lula e Barack Obama, no ultimo encontro do G-20, em Londres, onde, os dois presidentes foram os destaques nas discussões sobre uma saída honrosa e rápida para a tal crise mundial,vai muito mais além da troca de elogios mútuos e descontraídos. Certamente, a camaradagem entre Lula e Obama, sinalizam um clima mais amistoso e de entendimentos nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Realmente, Obama, é "o político mais importante do mundo," e Lula, também. Os dois, são os "Caras" do momento. Ambos, trazem uma trajetória de vida e política bem semelhantes, pois, ascenderam ao topo do comando de suas respectivas Nações, começando do zero, isto é, Um, da extrema pobreza nordestina e o Outro, de uma acirrada discriminação racial norte americana, que não é e nunca foi o País, dos "olhinhos azuis e de pele branca."
De fato, o carisma e a competência do presidente Lula, na governança e na inclusão brasileira a nível mundial, frente a conjuntura internacional, onde, tem se posicionado com firmeza e postura de um Estadista, o faz, um dos mais respeitados e admirados presidentes dos últimos tempos. Lula, hoje, configura entre os brilhos históricos dos saudosos e inesquecíveis ex-presidentes, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. A sua popularidade extrapola as fronteiras do Brasil, ganhando a simpatia de vários outras Nações. Em casa, Ele, dar de goleada, do norte ao sul do País, segundo as pesquisas de todos os Institutos, incluindo a minha, Lula, vence de 7x3! Seguramente, sete entre dez cidadãos, votaria nele novamente e oito, admite a prorrogação democrática de seu mandato por mais dois anos, através de um plebiscito.
Portanto, já é hora do Congresso Nacional, colocar na pauta da reforma politica, que urge a unificação do calendário eleitoral, a consulta plebiscitária deixando o povo decidir a questão. O eleitor e o País, não agüentam mais a farra bienal das campanhas e o descompasso negativo que ela provoca na administração pública, prejudicando e atrasando os andamentos dos projetos sócio-estruturais dos estados e municípios. A sincronização dos poderes legislativo e executivo em todos os seus níveis administrativos; Municipal, Estadual e Federal, só será possível com a implantação do calendário político-eleitoral único para todos os parlamentares e executivos. Tal medida, permitirá a elaboração de uma agenda seqüencial no planejamento e funcionamento da máquina estatal e uma nova dinâmica na implantação dos projetos desenvolvimentista do País. Resumindo, Lula, é mesmo o "Cara." O Brasil inteiro vota, Sim!!!
Autor: Calixto Guimarães - Araguaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário