sábado, 3 de janeiro de 2009

FILOSOFIA E ENSINO II 2


Gonçalo Armijos Palácios

Não se estimula a capacidade dos estudantes sem o respeito pela sua individualidade Pa­ra evi­tar, e su­pe­rar, vi­sões er­rô­ne­as so­bre o que é a fi­lo­so­fia, não po­de­mos ig­no­rar que ela, pro­pri­a­men­te, não es­tá no pas­sa­do. A his­tó­ria da fi­lo­so­fia é que, num sen­ti­do, es­tá no pas­sa­do. No pre­sen­te te­mos o fi­lo­so­far. E que é o fi­lo­so­far? É um pro­ces­so que pos­sui pe­lo me­nos es­tes mo­men­tos: é um es­pan­tar-se, um to­mar con­sci­ên­cia de que há um pro­ble­ma, em pri­mei­ro lu­gar, um de­se­jo de achar mei­os de en­ten­der o pro­ble­ma, ver se tal pro­ble­ma já apa­re­ceu e re­ce­beu al­gu­ma so­lu­ção e, por úl­ti­mo, se não hou­ver so­lu­ções, ou as que fo­ram da­das não nos sa­tis­fa­zem, uma ten­ta­ti­va de re­sol­ver, nos mes­mos, es­ses pro­ble­mas. Pa­ra is­so, na­tu­ral­men­te, pre­ci­sa­mos de de­ter­mi­na­das con­di­ções. E aqui é ne­ces­sá­rio fa­zer uma pau­sa, an­tes de fa­lar­mos des­sas con­di­ções. As­sim co­mo nin­guém ima­gi­na que a Quí­mi­ca, a Fí­si­ca ou a Bi­o­lo­gia de­vam ser en­si­na­das no En­si­no Mé­dio pa­ra fa­zer dos es­tu­dan­tes quí­mi­cos, fí­si­cos ou bi­ó­lo­gos, nem a Li­te­ra­tu­ra faz par­te da gra­de cur­ri­cu­lar pa­ra tor­nar os es­tu­dan­tes es­cri­to­res, não po­de­mos es­pe­rar que a Fi­lo­so­fia fa­ça par­te de uma gra­de cur­ri­cu­lar pa­ra fa­zer dos es­tu­dan­tes fi­ló­so­fos. En­tre­tan­to, nos­sa ex­pe­ri­ên­cia co­mo pro­fes­so­res nos mos­tra que em to­das es­sas dis­ci­pli­nas há es­tu­dan­tes que se des­ta­cam por te­rem vo­ca­ção pa­ra uma ou ou­tra coi­sa, pa­ra os nú­me­ros, pa­ra o cál­cu­lo, pa­ra as fór­mu­las, pa­ra pro­ces­sos quí­mi­cos ou bi­o­ló­gi­cos, as­sim co­mo pa­ra as le­tras, pa­ra a es­cri­ta e pa­ra a re­fle­xão pró­pria. Ocor­re com os jo­vens, em to­das es­sas dis­ci­pli­nas, co­mo ocor­re com jo­vens e cri­an­ças na mú­si­ca. Há quem de­mons­tre ou­vi­do e ap­ti­dão mu­si­cais des­de ce­do. As­sim, a di­fe­ren­ça que po­de­mos ver en­tre um jo­vem mú­si­co e um ve­lho pro­fis­si­o­nal não é de na­tu­re­za. Não é que o jo­vem sim­ples­men­te es­tá, ain­da, fo­ra da mú­si­ca e o ve­lho pro­fis­si­o­nal es­tá den­tro de­la, o que fa­ria de se­gun­do um mú­si­co e do pri­mei­ro um não-mú­si­co. Há uma di­fe­ren­ça de grau da­da pe­la vi­vên­cia, pe­la ex­pe­ri­ên­cia, mas não de na­tu­re­za. Não é in­co­mum que um jo­vem in­tér­pre­te to­que me­lhor uma pe­ça mu­si­cal que o pró­prio com­po­si­tor, que po­de ser um mú­si­co con­sa­gra­do. Da mes­ma for­ma, uma ex­ce­len­te re­da­ção de um jo­vem, ou de uma cri­an­ça, não se di­fe­ren­cia, em na­tu­re­za, de um bom tex­to de um es­cri­tor. De no­vo, há uma di­fe­ren­ça de grau, não de na­tu­re­za. Do mes­mo mo­do, uma re­fle­xão lú­ci­da de uma cri­an­ça não dei­xa de ser me­nos in­te­li­gen­te, por ser de uma cri­an­ça, que a re­fle­xão lú­ci­da de um adul­to. Sem es­que­cer­mos que po­de­mos co­nhe­cer cri­an­ças cu­ja ten­dên­cia é a de fa­zer re­fle­xões ou co­men­tá­rios lú­ci­dos e, por ou­tro la­do, adul­tos cu­jas re­fle­xões po­dem dei­xar mui­to a de­se­jar do pon­to de vis­ta in­te­lec­tu­al. O fa­to é que a ra­ci­o­na­li­da­de po­de ma­ni­fes­tar-se mui­to ce­do na vi­da de uma pes­soa, e, cer­ta­men­te, se ma­ni­fes­ta, com for­ça sur­pre­en­den­te, em mui­tas cri­an­ças que co­nhe­ce­mos. Aí es­tão, em ge­ral, as con­di­ções pa­ra con­si­de­rar­mos, to­dos nos­sos es­tu­dan­tes, fu­tu­ros gran­des es­cri­to­res e es­cri­to­ras, his­to­ri­a­do­ras e his­to­ri­a­do­res, mé­di­cas e mé­di­cos e, na­tu­ral­men­te, fu­tu­ros gran­des pen­sa­do­ras e pen­sa­do­res: as ca­pa­ci­da­des ina­tas dos jo­vens. Es­sas são as ca­pa­ci­da­des sub­je­ti­vas que de­vem en­con­trar o ter­re­no fér­til no sis­te­ma de en­si­no. O que nos le­va às con­di­ções ob­je­ti­vas, en­tre as qua­is, sem dú­vi­da, es­tá um sis­te­ma es­co­lar pen­sa­do pa­ra o cres­ci­men­to do es­tu­dan­te e o de­sen­vol­vi­men­to de su­as pró­pri­as ca­pa­ci­da­des, não pa­ra o fa­mi­ge­ra­do “re­pas­se” de co­nhe­ci­men­tos. Es­ti­mu­la-se a ca­pa­ci­da­de do jo­vem quan­do se res­pei­ta sua in­di­vi­dua­li­da­de — o que pres­su­põe o res­pei­to pe­la di­fe­ren­ça. 2 Parte de uma conferência ministrada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, em 19 de novembro.

GON­ÇA­LO AR­MI­JOS PA­LÁ­CIOS, fi­ló­so­fo e pro­fes­sor da UFG, é ar­ti­cu­lis­ta do Jor­nal Op­ção.

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