Por Kalixto Guimaraes/Correspondente do Araguaia
A BR-158, É UMA DAS MAIS IMPORTANTE RODOVIA DO PAÍS. INTERLIGA O BRASIL DE NORTE À SUL, ATRAVESSANDO SETE ESTADOS BRASILEIROS. (RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO, MINAS GERAIS, GOIÁS, MATO GROSSO DO SUL, MATO GROSSO E PARA).
NO VALE DO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE, ONDE, SE VERIFICA UM EVIDENTE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO, CONTAMOS COM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA EM MAIS DE 300 MIL HABITANTES ENTRE OS MUNICÍPIOS DE BARRA DO GARÇAS E VILA RICA, TENDO A BR-158, COMO PRINCIPAL EIXO DE ACESSO ÀS DEZENAS DE CIDADES DA REGIÃO.
COM UM TRAFEGO CADA VEZ MAIS INTENSO DEVIDO O CRESCIMENTO DO SETOR AGROPECUÁRIO REGIONAL, A BR-158, INTEGRA O ARAGUAIA AOS ESTADOS DE GOIÁS E PARÁ FORMANDO O CORREDOR DE TRANSPORTES INTERMODAL CENTRO-NORTE, POR HORA, CONECTADO A FERROVIA CARAJÁS E NORTE-SUL.
O movimento Ação Araguaia BR-158. Ligação Já! nasceu da preocupação da sociedade norte-Araguaia, que vem assistindo as promessas das autoridades federais em relação as obras de pavimentação da BR-158, no trecho entre o Alô Brasil e Porto Alegre do Norte, perfazendo 130 km, de incertezas, duvidas, poeira, lama e muito buraco. Para a próxima semana o movimento Ação Araguaia BR-158, já provocou uma nova reunião dos prefeitos da região e bancada de deputados federais, por meio de uma rápida articulação do deputado estadual Baiano Filho, com o ministro dos transportes, César Borges e o general Jorge Fraxe, presidente do DNIT. O encontro deve acontecer na terça feira (13/08), onde espera-se que os compromissos dessas duas autoridades sejam reafirmados. A preocupação da comunidade norte-Araguaia, é que em setembro, esgota os prazos de licitações para as obras públicas devido a legislação do calendário político-eleitoral que proíbe lançamentos de obras em ano eleitoral. Portanto, chegou a hora do cheque-mate. Todos esperam que o general mantenha a palavra e confirma o início das obras de pavimentação da BR-158 em tempo. O movimento Ação Araguaia BR-158 Ligação Já! pretende enviar junto a comitiva de prefeitos, três membros do movimento e segundo a liderança do Ação Araguaia BR-158, caso não se decida nada nesta reunião emergencial, poderá acontecer uma grande mobilização regional que fará uma expedição do Araguaia à Brasília, em busca de soluções que garantam a continuidade nas obras de pavimentação da BR-158.
Nenhum comentário:
Postar um comentário