quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EXÉRCITO BRASILEIRO DEMOLIRÁ O QUE RESTOU DE ESTRELA DO ARAGUAIA.

Kalixto Guimarães/Correspondente do Araguaia.

Nenhuma cidade brasileira capital ou distrito, nenhuma comunidade, vila ou aldeia deste País, após o fim da ditadura militar, sofreu o drama da repressão e da violação dos direitos humanos com tamanha dose de violência e desumanidade da parte do poder político. Suiá-Missú e Estrela do Araguaia, não ira desaparecer como querem os seus algozes. O Brasil do futuro pode ate não ser mais o País continental de hoje, mas mesmo fracionado em dezenas de republiquetas de bananas, com o seu território vasto e riquíssimo repicado e dividido entre os piratas da globalização, a historia do povo que habitou e sonhou em construir neste cruzamento de rodovias uma bonita e promissora cidade, se perpetuara e será contada pelos seus descendentes. Contada como símbolo da resistência cidadã e da fé em Deus. A destruição de Estrela do Araguaia, representa um ato criminoso e hediondo contra os direitos humanos.
A mesma ferida e dor que os Xavante e todos os povos do mundo que um dia foram exilados de suas terras, são agora, cicatrizes sentimentais que os produtores e moradores da Suiá-Missu levaram pelo resto de suas vidas. A humilhação, a falta de respeito, o descumprimento da Constituição do País, do direito básico e fundamental do cidadão, o abuso do poder e da força política por meio do aparelhamento do Estado, são fatos que serão lembrados e contados pelas aldeias e vilas do Brasil afora. Um País gigantesco, de terras, rios e mares, ainda nunca pisados e nunca navegados é transformado em um campo de guerra étnica experimental sem precedentes. A Suiá-Missu gerou um grito de alerta que ainda, esta preso na garganta, para denunciar e impedir o que estar por vir.
O jogo da Guerra do Indigenato esta sendo preparado sutilmente no tabuleiro do azar pelos donos do mundo e as autoridades brasileiras, parecem ter sucumbidas ao xeque mate do generais do império da Águia. O mais absurdo de toda essa historia é que o nosso glorioso Exército Brasileiro, esta fazendo o papel de "morde que eu assopro." Presente na força-tarefa, junto com a FUNAI, PF, PRF e Força Nacional, O Guardião da Nação Brasileira, com tropas do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada e do Batalhão de Engenharia e Construções, 9º BEC, colabora com o despejo dos produtores da Suiá-Missú e moradores do Distrito de Estrela do Araguaia, numa vergonhosa operação que chamam de "desintrusão." Com as ultimas famílias expulsas de suas propriedades e residências deixando o perímetro rural e urbana da Suiá-Missu, que foi confiscado na mão grande pela FUNAI, com permissão da turma dos Petralhas e da Justiça Federal, O EXÉRCITO BRASILEIRO, está pronto para demolir, destruir, extinguir e apagar de vez, ESTRELA DO ARAGUAIA.

Nenhum comentário: