terça-feira, 6 de novembro de 2012

TROPAS DO EXÉRCITO IMPEDE QUE POPULAÇÃO DE ALTO BOA VISTA TENHA ACESSO A ÁGUA

Por Kalixto Guimaraes/Correspondentes do Araguaia

DSC06668

As tropas do 58º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, que está há dez dias acampados na sede da Escola Agrícola do Município de Alto Boa Vista-MT, onde, em parceria com a Força Nacional e Policia Federal, aguardam ordens superiores para o inicio da "desintrução" dos produtores da ex-fazenda do papa, " Agropecuária Suiá-Missú, situada nos municípios de;Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, começam a dar sinais da guerra psicologica travada com a população local. O desfile diário dos veículos militares e do voo constante do helicóptero de combate sobre os céus da cidade e das propriedades rurais, assustam e deixam o um mixto de pânico e medo em meio a uma comunidade pacata, trabalhadora e não acostumada com este tipo de movimentação normalmente, vista somente nos telejornais das metropóles do Rio de janeiro e São paulo. Nesta terça feira, (06/11/2012), os caminhões tanques do Exército, enfileirarão na bomba do poço artesiano que abastece um dos setores mais populosos da cidade (vila bandeirante), para captar água e levar para o acampamento militar. Este fato, começa a preocupar a população da cidade já que, o poço artesiano de maior vazão de água potavel e que garante a complementação do abastecimento geral de Alto Boa Vista, fica instalado nas dependencias da Escola, a qual,
foi transformada em base militar, tendo inclusive, montada guarita de segurança e dificultado a entrada de camilnhões tanques particulares que utiliza este poço, para complementar o abastecimento da cidade.
O que mais intriga e deixa a comunidade confusa é a falta de informações do próprio comandante da base militar sediada no município, que tem se negado a prestar quaisquer declaração sobre a presença das tropas na região. Em minha ida até a Escola, fui impedido de adentrar na "escola base," para fazer uma entrevista com o comandante, um oficial, me orientou a falar com o Serviço de Comunicação Social da 13ª Brigada Motorizada, sediada na capital Cuiabá. Saber o porquê, que os caminhões tanques do exército estão buscando água no poço da cidade, é o minimo que o comando militar poderia informar a população, já que, o objetivo da missão que eles vieram executar não é segredo para ninguém. A suposta desocupação da gelba suia-missu, ainda é uma incógnita. Alto Boa Vista, o Araguaia e Mato Grosso inteiros, esperam a definição de Presidenta Dilma. Com ela, esta a caneta da Justiça ou da tragédia.

DSC06667 
autorizado para publicação// kalixto Guimares fone (66) 8438-9352

Nenhum comentário: