Bom Jesus do Araguaia, MT, 06.07.2012 às 19h30 - Por volta das 13h00 horário de muito vento apareceu um fogo em um pasto com cerca de 400 cabeças de gado se propriedade da comunidade Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé.
O pasto em chamas margeia a BR158 onde teve o início das queimada, os índios retiraram o gado as pressas mais dois bois reprodutores foram queimados. Todas as cercas que haviam sido construídas a poucos dias foram queimadas. Devido a intensidade do vento o fogo se espalhou rapidamente.
Desde a hora do início do incêndio até este momento às 19h30, todos os índios estão tentando apagar o fogo. Conforme um líder indígena disse ao Água Boa News que o grupo de guerreiros da Brigada de Incêndio da Aldeia que foram treinados pela ONG ALINÇA DA TERRA busca meios de apagar o fogo durante a noite, pois no período noturno o vento é mais calmo. “O prejuízo é muito grande dois touros dos que ganhamos foram mortos e vários cercas de repartimentos de pasto foram queimados”.
Os índios estão desesperados e sem comunicação patra falar com a nosaa reportagem foram até uma fazenda vizinha, o único telefone da Aldeia está estragado.
Muitas crianças e idosos já estão com dificuldade de respiração e com a fumaça a situação poderá agravar. Neste momento não há nenhum veículo que presta serviço na área da saúde na aldeia, pois o único veículo uma L 200, está em viagem para Barra do Garças transportando pacientes.
Fonte: Água Boa News / Por Kassu
Nenhum comentário:
Postar um comentário