quarta-feira, 18 de julho de 2012

Filmagens sobre a vida de Dom Pedro Casaldáliga começam em São Felix do Araguaia

Por Uasley Werneck

Teve início as gravações da minissérie intitulada “Descalço sobre a Terra Vermelha”, conta a vida de Dom Pedro Casaldáliga, 84 anos.   95% da série será filmada no Brasil, principalmente em São Félix do Araguaia (Mato Grosso), onde o religioso se tornou combatente da ditadura militar (1964-1985) e enfrentou latifundiários e grandes posseiros de terra. A minissérie está orçada em R$ 8 milhões.

Nascido na Catalunia (Espanha), Dom Pedro chegou ao Brasil em 1968, ainda como missionário. Adepto da Teologia da Libertação, a ala mais esquerda da Igreja Católica, sofreu cinco processos de extradição e várias ameaças de morte.

O livro que teve adaptação para se tornar minissérie vai contar histórias como, quando à Convite do Vaticano, Dom Pedro teve que ir pessoalmente dar explicações ao Papa, sobre a revolução que estava fazendo no Brasil a respeito da sua ideologia da libertação e processos e brigas importantes como o trabalho escravo.

Além das grandes encrencas que Dom Pedro arranjou, tem histórias curiosas, como quando Dom Pedro diz que em uma aldeia teve que consagrar a bolacha de sal no lugar da hóstia sagrada e a cachaça no lugar do vinho.

Projeto da produtora espanhola Minoria Absoluta, a minissérie terá 80% de seu orçamento bancado pela Espanha e 20%, pelo Brasil. Francisco Escribano,  o escritor do livro “ Descalço sobre a Terra Vermelha”  que inspirou o filme,  disse que a história de Dom Pedro é extraordinária e desde primeiro momento quando conheceu Pedro em 1985  ficou muito comovido com a historia  de vida do bispo.

“É sem duvidas nenhuma historia extraordinária a vida de Dom Pedro, desde que eu o conheci em 1985 fiquei muito mexido com sua historia, suas ideologias e lutas” explicou Francisco Escribano ao Agência da Notícia.

Além de São Felix do Araguaia as cidades de Confresa, Luciara e Chapadinha irão receber locações do filme.

As locações em Confresa acontecerão próximo à rodoviária, onde será feita uma cena da chegada de uma carta secreta enviada por Dom Pedro. O papel de Dom Pedro será interpretado por Eduard Hernández, um premiado ator espanhol. A previsão de lançamento do filme é para o 1° semestre de 2013.

Fonte: Agência da Notícia |

Nenhum comentário: