quinta-feira, 19 de julho de 2012

ALTO BOA VISTA: 61 prefeitos disputam reeleição

Parte destes gestores assumiu após os titulares deixarem os cargos por vontade própria ou impedimento judicial. Levantamento é da AMM

Ananias Filho assumiu função após Zé do Pátio (foto) ser cassado pela Justiça

Por RENATA NEVES
Dos 141 prefeitos de Mato Grosso, 61 disputam a reeleição no pleito deste ano. Do total restante, 38 foram impedidos de concorrer por estarem no exercício do segundo mandato e 42 não participam da eleição por outros motivos.
Entre os que tentam se manter no cargo, estão os prefeitos de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD); de Rondonópolis, Ananias Filho (PR); de Alto da Boa Vista, Wanderley Perin (PR); de Tangará da Serra, Saturnino Masson (PSDB); e de Sapezal, Jean Galli (PMDB). Eles assumiram o cargo durante o mandato dos titulares.
Tião da Zaeli assumiu o comando do segundo maior município do Estado há 11 meses, após o prefeito eleito, Murilo Domingos (PR), ter sido afastado pela Justiça e cassado pela Câmara Municipal. Após ter negado diversas vezes a intenção de disputar reeleição, seu nome foi confirmado durante convenção do partido, realizada em 30 de junho.
Em Rondonópolis, o então presidente da Câmara, vereador Ananias Filho, foi oficializado no cargo de prefeito após realização de eleição indireta, no mês passado. Contudo, já estava à frente do Executivo municipal na condição de interino. Os titulares, prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), e sua vice, Marília Salles (PSDB), tiveram os mandatos cassados pelo TRE.
Prefeito de Alto da Boa Vista, Wanderley Perin (PR) assumiu a vaga deixada por Aldecides Milhomem (DEM). Ele foi condenado por prática de abuso de poder econômico, por ter contratado para campanha grande volume de cabos eleitorais, se comparado ao público votante de pouco mais de três mil eleitores do município no norte de Mato Grosso.
Saturnino Masson retornou ao comando do município para exercer “mandato tampão” até 31 de dezembro de 2012. A realização de eleição indireta no município foi definida após cassação do prefeito eleito Júlio Cesar Ladeia (PR) e seu vice, José Jaconias (PT). Eles são acusados de envolvimento no desvio de recursos promovidos pela contratação irregular da Oscip Idheas, em 2009.
Em Sapezal, o chefe do Executivo reeleito em 2008, Cesar Maggi (PR), renunciou ao mandato em dezembro do ano passado por um acordo político com o então vice, Jean Galli.
Prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB) assumiu o cargo após o titular Wilson Santos (PSDB) ter se afastado para disputar candidatura ao governo. Embora estivesse apto a disputar reeleição, contudo, ele optou por não fazê-la.
O levantamento dos que disputam os pleitos foi feito pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) junto às prefeituras e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: