sábado, 30 de junho de 2012

Posseiros admitem liberar a BR-158 se Silval os receber

Por LAURA NABUCO

Diante da promessa de uma reunião com o governador Silval Barbosa, agendada para a próxima quinta-feira, os posseiros da gleba Suiá Missú, nas proximidades de Alto Boa Vista, aceitaram liberar o tráfego na BR-158, interditada desde o final de semana.
A desocupação da rodovia, no entanto, ainda depende de um entendimento com os cerca de 130 índios xavantes que também protestam contra a determinação de retirada dos produtores da área, delimitada como reserva indígena da aldeia Marãiwatsede.
A trégua ao conflito começou a ser negociada com a intervenção do governo do Estado, que tentou promover um encontro entre os representantes dos posseiros e os presidentes da Funai, Marta Maria Azevedo, e da OAB nacional, Ophir Cavalcante. Embora a audiência não tenha ocorrido, mesmo com a presença de uma comitiva em Brasília, a proposta de abrir a rodovia passou a ser considerada.
Ontem posseiros e os índios favoráveis à permanência no local se reuniram em assembleia. Os xavantes pediram prazo até hoje para apresentar uma resposta. Considerados dissidentes pelos integrantes da aldeia Marãiwatsede, sob comando do cacique Damião Paradzané, eles afirmam que a região alvo de litigo - proximidades da localidade conhecida como Posto da Mata -, na verdade não faz parte da reserva.

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: