terça-feira, 15 de maio de 2012

Lixão de Jaraguá infringe lei ambiental e vira alvo de denúncia

Por Isaías Sousa

Aterro sanitário ou lixão?

Aterro sanitário ou lixão? Esta foi a indagação de uma recente revista distribuída em Jaraguá com o título de “À Hora da Verdade”. A publicação mostrou apenas uma das várias irregularidades no "pseudo" aterro sanitário de Jaraguá, que na verdade não passa de um lixão sem controle.

Lixão de Jaraguá infringe lei ambiental e vira alvo de denúncia

Em recente pesquisa, apontou que somente 14% dos municípios do Brasil possuem aterro sanitário controlado.
Com a falta deste, há um grande problema com os municípios que não fazem investimento na coleta do lixo e sua destinação final.
Dos 64% dos municípios do Brasil que ainda não tem aterro sanitário, está o município de Jaraguá com aproximadamente 45 mil habitantes.
Sem o controle do lixo urbano, há fortes riscos de contaminação do lençol freático, além da proliferação de doenças, inclusive contagiosas, já que parte do lixo hospitalar é lançada em tais aterros.
Outro grande problema dos lixões são as pessoas que sobrevivem dele, demonstrando desta forma um grande problema social, a falta de emprego e oportunidade para que estas pessoas não estivessem em tais ambientes.
Sem controle por parte da Prefeitura, os trabalhadores lidam com o lixo sem proteção, ou seja, sem luvas, óculos, capacete e calçados especiais para proteger do contato direto com o lixo. Esta é a realidade que o município de Jaraguá vem passando, e uma grande responsabilidade para os novos gestores.
Várias escolas do município já levaram alunos a fim de presenciar de perto a realidade da cidade grande. A educação ambiental que deveria revelar as formas corretas da destinação do lixo acabou mostrando outra realidade totalmente diferente que nossas crianças vêm passando em Jaraguá, comprometendo a saúde e a qualidade de vida da presente e futura geração.

Fonte: Jaraguá Noticias

Nenhum comentário: