Pelo segundo ano consecutivo, o Clube das Cavalhadas com o apoio da Paróquia Nossa Senhora da Penha e da Superintendência Municipal de Cultura realizaram a encenação das Cavalhadinhas. O projeto visa manter vivas as tradições das Cavalhadas de Jaraguá, um dos maiores patrimônios culturais do município.
O evento, também serve de preparação para as Cavalhadas, que ocorrerão nos dias 26 e 27 de maio do clube da entidade, na Av. JK. Há cerca de duas semanas, a cidade já entrou no clima dos festejos do Divino e das Cavalhadas com o inicio da Folia que está percorreu várias fazendas no meio rural.
As ruas já estão tomadas por cavaleiros nos finais de semana, assim como os palhaços, adereço da festa das cavalhadas, que já estão espalhados por ruas e avenidas, fazendo seus pedidos. No Clube das Cavalhadas, Mouros e Cristão já deram início aos ensaios para as encenações.
As Cavalhadinhas, realizada na Praça da Igreja da Matriz segue o mesmo rito das Cavalhadas, a encenação da luta entre Mouros e Cristãos conta com 25 cavaleiros no total e sempre termina com a vitória dos Cristãos.
A luta entre Mouros e Cristãos é realizada junto à Festa do Divino Espírito Santo, e no último dia (27/05) há a festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que tem seu ponto alto no desfile da Entrada da Rainha, pelas principais Avenidas da cidade, atraindo em médio segundo os organizadores entre 20 e 25 mil pessoas.
O Superintendente de Cultura, Paulo Vitor Avelar, frisa que a Prefeitura todos os anos apóia tanto as Cavalhadinhas como as Cavalhadas. “A festa dentro do Estado sempre ocupou um lugar de destaque no cenário da cultura popular, aqui em Jaraguá não é diferente. A cada ano sempre é montada uma grande estrutura para a realização do evento. Essa é uma das festas mais esperadas do ano dentro do município mostrando o poder da tradição cultural da nossa cidade, além do espírito de união, lealdade e fé que são características marcantes das Cavalhadas, e o que mantém a tradição ano após ano” afirma.
![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário