quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Radares eletrônicos de Cuiabá serão sinalizados

Por Ana Adélia Jácomo
do Diário de Cuiabá

O motorista mais apressadinho poderá ser multado sem ao menos perceber. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desobriga as placas que alertam para a existência de radares eletrônicos. Isso significa que muitas cidades brasileiras podem ter se adequado à nova regra.

Para quem vai viajar neste início de ano vale a pena ficar atento. No Rio de Janeiro, por exemplo, a resolução já está em prática.

Em Cuiabá, por conta das obras de mobilidade urbana, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos, por meio do secretário Josemar de Araújo, informa que as implantações dos radares ainda devem demorar um pouco para ocorrer.

A ideia é esperar que as obras da Copa sejam finalizadas para depois instalar os radares. As principais vias de Cuiabá que receberão tanto os radares como as obras de mobilidade serão, entre outras, as avenidas da FEB, Fernando Corrêa, Rubens de Mendonça, Prainha e Miguel Sutil.

Josemar diz que a secretaria estudará melhor a nova resolução do Contran e que, a princípio, irá sinalizar os radares com as placas, já que os condutores da Capital não estariam mais acostumados com a tecnologia.

“Vamos nos reunir com todos os órgãos competentes e avaliar sobre como proceder. Não queremos prejudicar os motoristas, mas não podemos admitir altas velocidades. A imprudência é a maior causa de acidentes”, afirma o secretário.

Apesar de abolir a instalação dos avisos, a resolução estabelece que os radares não podem estar escondidos da visão dos motoristas.

O Contran também flexibilizou outras exigências em relação aos radares móveis, que foram liberados em trechos de rodovias sem sinalização de velocidade máxima. O conselho também dispensou a realização de estudo prévio para a presença desses equipamentos em estradas. Agora qualquer ponto pode ser alvo de fiscalização eletrônica com radares de velocidade.

A velocidade máxima permitida por lei em perímetro urbano é de 60Km/h e 40Km/h em ruas de bairros. Já em rodovias é de 110km/h.

Nenhum comentário: