quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Congresso dos Diários define integração para o futuro da grande imprensa do interior

Mais de 250 diretores, editores e profissionais da área da Comunicação nacional reunidos na terça (6) e quarta-feira (7) em Brasília no I Congresso dos Diários do Interior do Brasil decidiram promover a sua Integração Editorial para consolidar esses jornais – que hoje têm 4 milhões de exemplares e 20 milhões de eleitores – como a grande imprensa do Interior brasileiro. O evento foi aberto pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representando a presidenta Dilma Rousseff. No seu discurso, ela destacou o fato de que “durante muitos anos, no nosso país, o Governo preferiu centralizar a informação, privilegiando apenas os veículos dos grandes centros. Existia uma relação de exclusividade entre o poder público e a chamada ‘grande imprensa’. Foi a partir do primeiro mandato do presidente Lula que isso mudou. O Governo optou por descentralizar a distribuição da informação e passou a tratar os profissionais do Interior com o mesmo respeito que antes era prestado apenas aos grandes centros”.

A ministra Gleisi Hoffmann e as diversas autoridades federais e estaduais receberam as boas-vindas da presidenta da Associação dos Diários do Interior (ADI Brasil), Margareth Cedraz, e do presidente da Associação Paulista de Jornais (APJ), Renato Zaiden. Na cerimônia de abertura, o deputado federal André Vargas (PT-PR) tomou posse para mais um mandato na presidência da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional, sob os aplausos de dezenas de deputados federais presentes ao evento. André Vargas também foi um dos homenageados da noite, juntamente com a secretária executiva da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Yole Mendonça. A solenidade de abertura contou ainda com a presença presidentes de conselhos e federações nacionais e de dirigentes de empresas e entidades do trade de Comunicação nacional – anunciantes, agências de propaganda, órgãos reguladores e veículos especializados. O I Congresso dos Diários do Interior foi notícia na imprensa de todo o país.

“A partir de agora vamos executar de forma prática, profissional e organizada aquilo que propusemos aqui: a Integração Editorial. Nossos jornais, mais de 300 diários espalhados todo o país, vão ampliar a estrutura hoje existente para captação de notícias exclusivas em Brasília, sempre com o foco voltado para os anseios das regiões e cidades do Interior. Além disso, será consolidada uma rede de troca de notícias e pautas entre os Estados e a integração pelo conteúdo passa a ser marca registrada dos nossos diários, que assim serão reconhecidos do Amapá ao Rio Grande do Sul”, garantiu no encerramento do evento o presidente da ADI Santa Catarina e presidente eleito da ADI Brasil, Ámer Felix Ribeiro.

Durante o Congresso foram realizadas sete palestras, um painel e uma exposição com 14 estandes de fornecedores do segmento jornal. Prestigiaram o evento os presidentes da ADI Bahia, Paganini Nobre Mota, da ADI Minas Gerais, Geraldo Magela Dindão Gonçalves, da ADI do Paraná, Jedaías Pereira Belga, da ADI Rio de Janeiro, Gustavo Amora e da ADI Rio Grande do Sul, Eládio Vieira da Cunha, além do presidente da Adjori Brasil, Miguel Gobbi.

Nenhum comentário: