terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Confresa em festa

Por José Riva

Com 28 mil habitantes, Confresa é destaque na Região Norte Araguaia de Mato Grosso. Ao completar 20 anos de emancipação político-administrativa faço questão de registrar a potencialidade que o município possui, tendo como base econômica a pecuária de corte e de leite, aliada ao desenvolvimento industrial, a partir da instalação das fábricas de concreto e frigorífico.

É por isso que lutamos para levar mais investimentos e serviços essenciais à população confresense. Neste ano, aprovamos a Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE). Ela ordena as ocupações de terras e traz mais segurança aos produtores. Também destinamos maquinários para recuperação, manutenção e abertura de estradas vicinais e pedimos a instalação de telefonia celular nas comunidades.
Hoje, a grande luta é pela criação de novos municípios, no qual estamos à frente para emancipar o distrito de Veranópolis do Araguaia. Acreditamos que essa iniciativa trará grandes avanços e melhorias significativas à região, tendo como foco o desenvolvimento sustentável.
O Conselho Tutelar também foi beneficiado com veículo zero quilômetro e um computador para o atendimento de vítimas de violência e vulnerabilidade social. Além disso, a escola de inclusão digital mudou a realidade dos jovens da região, que passaram a ter acesso à tecnologia.
Oferecer um atendimento de saúde digno é essencial para qualquer município. Por isso, não medimos esforços e destinamos duas ambulâncias para atendimento móvel hospitalar eficiente. Já na área de infraestrutura, em parceria com o deputado federal Eliene Lima, conseguimos concluir a duplicação da pista que dá acesso ao campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Junto ao Governo do Estado, também viabilizamos a construção de 350 casas do Residencial Morada Nova.
Outra área que carece de atenção especial é a Educação. Lutamos pela construção da Escola Estadual Valdir Bento da Costa, do qual já conseguimos o registro. A unidade está em funcionamento desde 2010 em um espaço alugado para atender 600 estudantes, no distrito de Veranopólis do Araguaia. Além disso, indicamos a construção de duas quadras de esportes nos setores Jacaré Valente e Novo Planalto e a reforma das unidades escolares. Ano passado, por exemplo, a Escola Estadual 29 de Julho ganhou quadra coberta.
Enfim, trabalhamos pela redução das desigualdades regionais e sociais, para que o Governo seja mais presente também na região do Araguaia. Porém, as demandas ainda são muitas, como é o caso de Confresa, que necessita de pavimentação asfáltica nas vias urbanas e instalação de um Centro Integrado de Segurança. O apoio à Agricultura Familiar é outra bandeira. Pedimos ao Incra a viabilização de investimentos nos assentamentos do município, inclusive, construção de casas no P.A. Santo Antônio do Fontoura. Não deixaremos de defender os direitos da população confresense. É por isso que aproveitamos para ratificar esse compromisso, nesta data tão especial, em que Confresa está em festa.
Parabéns, Confresa!

* José Riva, presidente da Assembleia de Mato Grosso-AL/MT


Autor: JOSE RIVA

Nenhum comentário: