quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sindjor emite nota de repúdio a Zaeli

Mary JurunaO Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) emitiu na tarde desta quarta (21), uma nota pública de repúdio veemente as condições previstas em edital do Concurso Público da prefeitura de Várzea Grande. O Executivo municipal abriu três vagas para o cargo de jornalista ou Técnico em Nível Superior – Perfil Comunicação Social.

Em trecho a nota, assinada pelo presidente do sindicato, Téo Meneses, afirma que reconhece a importância do concurso e, inclusive, lutou muito para que ele fosse realizado. Mas reivindica que a Prefeitura corrija a jornada de quarenta horas semanais exigida em edital pelas cinco horas diárias garantidas por lei, a quem exerce o jornalismo, sob pena de recorrermos à justiça, caso a correção não seja feita imediatamente.
O Sindicato também reivindica que a prefeitura considere o piso fechado em Campanha Salarial em 2011, que é R$ 1.500, e descarte o salário de R$ 829,70, proposto no edital, valor bem abaixo do praticado pelo mercado em Mato Grosso, na capital e inclusive no interior. Os jornalistas consideram essa proposta uma verdadeira aberração, uma total falta de respeito com toda a categoria. Quanto à exigência de Graduação Plena em Comunicação Social e registro no respectivo Órgão de Classe, o Sindicato reitera que isso é de fato necessário para a valorização da profissão hoje em dia tão precarizada. A diretoria do Sindjor lembra ainda ao prefeito Tião da Zaeli (sem partido) que ele havia ventilado a possibilidade de abrir cerca de dez vagas para jornalistas, o que é muito diferente de três.
O Sindjor encaminhará um documento diretamente à prefeitura de Várzea Grande exigindo retratação imediata e mais respeito com os trabalhadores da imprensa.


Da redação com assessoria
Foto: Mary Juruna

Nenhum comentário: