sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mulheres de VG não conseguem fazer preventivo de câncer de colo pelo SUS


Foto de Reprodução

A população de Várzea Grande que depende do Sistema Único de Saúde está desamparada. Amigos do Come-Come informam que a Secretaria Municipal de Saúde não está disponibilizando vários tipos de exames de média e baixa complexidade, como endoscopia e ultrassom transvaginal, este último fundamental na prevenção do câncer de colo.

Médicos da rede SUS de Várzea Grande estão indignados com o descaso. “A gente solicita um exame transvaginal para uma paciente e ela não consegue fazê-lo porque a secretaria não conseguiu nem fechar contrato com nenhum prestador de serviço especializado”, reclama um médico ao Come-Come.

Ele alerta para o risco que representa uma situação como esta. “E se uma paciente tem uma ferida no útero ou câncer, como vamos diagnosticar ou tratar?”, questiona, mesma preocupação em relação às pessoas que têm problemas no estômago, muito comum no mundo atual até por conta da grande carga de estresse a que o ser humano vem sendo submetido no dia a dia e a falta de acesso a uma alimentação saudável.

A situação teria piorado com a posse do novo secretário, Fábio Saad. Aliás, o Come-Come quer saber como o secretário vai solucionar a insatisfação dos profissionais que trabalham no Pronto Socorro de Várzea Grande, outro grande problema da saúde no município.

Funcionários do Pronto-Socorro inclusive fizeram uma manifestação ontem à tarde em frente à unidade na tentativa de pressionar a secretaria a pagá-los. Os médicos não recebem há três meses, servidores administrativos estão com dois meses de atraso e enfermeiros ainda não receberam o valor referente a agosto. E o povo... na UTI.

Por: Sandra Carvalho

Nenhum comentário: