sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Abadia de Goiás: Nuclear: plebiscito para depósitos

Da Agência Ambiente Energia - A Comissão de Minas e Energia da Câmara aprovou, na última quarta-feira, dia 21 de setembro, proposta que condiciona a construção de depósitos de rejeitos radioativos à aprovação da obra por meio de plebiscito no município que deverá receber o lixo atômico. A medida está prevista no Projeto de Lei 1801/11, do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Pela proposta, os plebiscitos serão obrigatórios nos casos de instalação de depósitos intermediários e finais, ambos sob responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As consultas não serão necessárias para a construção dos depósitos iniciais, cuja administração está a cargo das empresas que operam as atividades geradoras de rejeitos atômicos.

O projeto aprovado prevê que as despesas decorrentes do plebiscito serão custeadas pela União e que a consulta ficará sob responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Abadia de Goiás – O relator da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (DEM-SC), lembra que o município de Abadia de Goiás é o único com depósito final na América do Sul e já abriga, em dois reservatórios, seis mil toneladas de dejetos contaminados com Césio 137, decorrente do acidente de 1987 em Goiânia.

De acordo com o deputado, caso Abadia de Goiás passe a receber o lixo atômico das usinas de Angra 1 e 2, por exemplo, deverá construir um novo depósito, que será abastecido anualmente. “Não é justo que uma cidade receba material radioativo sem o devido consentimento de seus habitantes”, alertou Agostini.

A proposta tramita de forma conclusiva e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conteúdos Relacionados:

  1. Pela proposta, os eleitores serão questionados se concordam ou não com a manutenção das usinas nucleares já instaladas e a criação de novas usinas...

  2. Publicado depois do acidente no Japão, estudo recente do Massachusetts Institute of Technology (MIT) defende que essa fonte de energia continuará sendo um importante componente na matriz energética norte-americana...

  3. Comissão Nacional de Energia Nuclear receberá inscrições para bolsas de estudos nas modalidades de mestrado e doutorado para projetos em diversas áreas com vigência prevista a partir de abril de 2011 ...

Tags: Energia Nuclear, Meio Ambiente

Nenhum comentário: