As quadrilhas do Araguaia no Circuito Regional englobam os 31 municípios da região
Eliene Lima, Baiano Filho e José Riva são homenageados pelo Grupo
Em Sessão Especial, os deputados José Riva, presidente da Assembleia Legislativa, e Baiano Filho homenagearam os quadrilheiros do Araguaia. Oitenta e cinco festeiros receberam Moção de Congratulação na noite desta quinta-feira (22.09), por contribuírem para transformar as tradicionais festas da região no 1º Circuito Regional de Quadrilha do Araguaia, realizado nos meses de junho e julho. A solenidade aconteceu no Plenário das Deliberações Renê Barbour com apresentações de algums dos grupos que participaram do Circuito.
A ideia é divulgar as potencialidades dos municípios que compõem a Região do Vale do Araguaia. “Essa é uma oportunidade de agradecermos o povo do Araguaia por este evento que contribui para divulgar o nosso estado. É uma região praticamente isolada e vamos ano que vem procurar investir mais, pois a região do Araguaia possui grandes potencialidades, inclusive, no turismo”, afirmou o presidente da AL/MT, deputado José Riva.
Em nome dos homenageados, o quadrilheiro de Porto Alegre do Norte e coordenador do Circuito, Aldenor Lima, agradeceu o apoio dos parlamentares e afirmou que a dança da quadrilha começou com os sertanejos pioneiros do Araguaia. “Não podemos esquecer-nos da cultura e história da nossa região. Neste ano realizamos o primeiro circuito com a participação de mais de 20 equipes numa festa muito bonita e importante para o nosso povo”, lembrou Aldenor.
Para o deputado Baiano Filho, é em meio a muitas dificuldades que o Araguaia vem ganhando destaque no estado de Mato Grosso em várias áreas, entre elas na cultura. “Essa dança vem se aprimorando a cada dia. Se em Cuiabá temos o siriri e cururu, no Araguaia a quadrilha é a grande festa. Acredito que no momento que a classe política vai ao encontro da região, outras demandas vão surgindo. Por isso, este também é um momento de chamamento”, destacou Baiano, apontando a logística como o maior problema da região.
Localizado no Norte do Araguaia, o município de Santa Terezinha também participou do Primeiro Circuito de Quadrilha com o grupo Pró-Jovem, que conquistou a quarta colocação no evento. Para o prefeito, Domingos da Silva Neto, o Sílvio, esta é uma forma de inclusão social. “Envolvidos com a dança, esses jovens estão longe das drogas e vícios. Estamos orgulhosos com o resultado deste trabalho. Só temos agradecer aos deputados por esta iniciativa brilhante de homenagear a tradição do Araguaia”, disse o prefeito.
A secretária de Turismo, Tetê Bezerra disse que a ideia é consolidar o turismo no Araguaia, trabalhando para estimular e desenvolver a região. Pela sua pasta, citou como exemplo ações realizadas neste sentido, como os festivais de praia e o circuito de quadrilha. “É uma região que não tinha políticas públicas direcionadas e que o turismo pode ser uma ferramenta indutora, a partir de calendários de eventos culturais que propiciem a criação de um roteiro a ser divulgado”.
Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, lembrou das grandes festas do circuito nordestino como o São João e o carnaval. Para ele, a cultura envolve o sentimento da população. “O Araguaia é uma mistura de várias culturas e eventos como esses trazem a memória, de uma forma alegre, a história de onde esses povos vieram, fortalecendo a região e estimulando a prática cultura”, pontuou.

Participaram também da solenidade vice-prefeito do município de Ribeirão Cascalheira, Jair Barros Lima; os vereadores de Ribeirão Cascalheira, Mário Valadares e Ademilson Moreira; comandante Regional do Vale do Araguaia, Tenente Coronel dos Bombeiros Militares Arboes Jacob; procurador de Bom Jesus do Araguaia, Paulo César Avelar; secretário municipal de Finanças de Ribeirão Cascalheira, Júlio César Rodrigues. Além dos grupos de quadrilhas que conquistaram as que participaram do 1º Circuito Regional de Quadrilha: Lumiar do Sertão de Ribeirão Cascalheira (Campeão Estadual); Flor do Sertão de Porto Alegre do Norte (3º lugar); e Pró-Jovem de Santa Terezinha (4º lugar).
Autor: SANDRA COSTA - Assessoria da Presidência
Um comentário:
Oi meu nome é Marcus Emannuel sou um quadrilheiro e li sua reportagem e achei muito interessante mas infelizmente voce erro o nome do nosso grupo de quadrilha, na verdade se chama Lumiar da Paixão não Lumiar do Sertão por favor não é querendo te critica mas tem como voce conserta seu erro.Obrigado
Postar um comentário