sexta-feira, 17 de junho de 2011

São Félix e Canarana lutam contra as queimadas

Da Redação

“Meio ambiente adequado é direito das futuras gerações, conforme disposto na Constituição Federal”. Com essas palavras, o juiz Marco Antônio Canavarros, diretor do Foro da Comarca de São Félix da Araguaia (1.200km a nordeste de Cuiabá), abriu a 10ª audiência pública do programa Mato Grosso Unido Contra as Queimadas. A reunião serviu para discutir as causas e conseqüências das queimadas ocorridas nos municípios que compõe a Comarca de São Félix, bem como para mobilizar a população nas ações de prevenção às queimadas, em razão dos danos causados à saúde da população e ao meio ambiente. A audiência ocorreu na noite de quarta-feira (14 de junho), no auditório do Salão Comunitário Tia Irene.

Durante a reunião, foi apresentado vídeo orientativo o qual será posteriormente disponibilizado à comunidade. Ainda durante a audiência pública foi feita uma série de palestras ministradas por técnicos das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e de Educação. O analista Cézar Augusto de Arruda, da Sema, informou durante o evento que a audiência pública tem a finalidade, dentre tantos objetivos, de apresentar os trabalhos das instituições, mas também, em especial, de dirimir dúvidas da população.

Dentre os saldos positivos da audiência, constata-se a disposição do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças para treinar e formar brigadistas para o combate aos incêndios urbanos em São Félix. Segundo informações do Comando do Corpo de Bombeiros, até 2014 existe a possibilidade de haver na cidade uma companhia composta por pelo menos quatro militares. Também foi destacado como positivo o apoio na luta contra as queimadas das populações indígenas Karajá, localizada na Ilha do Bananal, e Teribe.

Participaram também da audiência pública a promotora de justiça Maria Coeli Pessoa de Lima, o diretor regional da Sema em Vila Rica, Sérgio Pedro Balestrin, o procurador de justiça da Procuradoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, Alberto Esteves Scaloppe, e o representante do Tribunal de Contas do Estado, Willian de Almeida Brito. Também participaram os prefeitos de São Félix, Novo Santo Antônio, Luciara e Alto Boa Vista, respectivamente, Filemon Gomes Costa Limoeiro, Valdemir Antônio da Silva, Parassu de Souza Freitas e Wanderly Iderlan Perin.

Canarana – Em continuidade à série de audiências públicas, a Comarca de Canarana (823km a leste de Cuiabá) realiza hoje (16 de junho) a penúltima audiência do programa. A reunião será realizada no Plenário da Câmara dos Vereadores, às 19h.

Jornal Documento

Nenhum comentário: