terça-feira, 3 de maio de 2011

Abadia de Goiás: Governo entrega casas e lança obras de saneamento

O governador Marconi Perillo, via Secretaria de Cidades, entregou esta manhã 224 unidades habitacionais do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH em Abadia de Goiás (40 casas), Aragoiânia (40 casas), Bela Vista de Goiás (30 casas), Hidrolândia (31 casas), Nerópolis (50 casas) e Bonfinópolis (33 casas), totalizando recursos na ordem de R$ 3,8 milhões. A solenidade foi realizada no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Na presença do secretário de Cidades, Armando Vergílio, presidentes e secretários de diversos órgãos, prefeitos e deputados estaduais, Marconi Perillo também lançou outras 374 casas do PSH para as cidades de Aparecida de Goiânia (64 casas), Goianira (70 casas), Corumbá (50 casas), Goianápolis (40 casas), Cidade Ocidental (50 casas), Pirenópolis (50 casas) e Bela Vista (50 casas), um investimento de R$ 6,3 milhões.
Na área de saneamento, o governador assinou ordem de serviço autorizando a ampliação e melhorias do aterro sanitário de Hidrolândia para a disposição de resíduos sólidos domésticos e ordem de serviço para a construção de quatro galpões de triagem e armazenamento temporário de materiais recicláveis para posterior comercialização. Dois desses galpões serão em Goiânia, um em Aparecida de Goiânia (todos com 1.200 m²) e um em Anápolis, com 300 m².
Marconi Perillo assinou ainda o decreto que institui o Grupo de Trabalho Estadual de Saneamento Básico, que vai desenvolver estudos e elaborar o Plano Estadual de Saneamento Básico em parceria com os municípios. O secretário de Cidades, Armando Vergílio, disse que é meta do Governo ter, até o ano de 2030, 100% de água tratada no Estado, 78% de residências atendidas com rede de esgoto e 100% de coleta seletiva do lixo.

Armando Vergílio fez questão de destacar que o evento de hoje mostra que a secretaria voltou a funcionar. “Conseguimos recompor nossa estrutura e reestrututar a secretaria. Estamos tendo conversas constantes com o Governo Federal, buscando 20 mil unidades habitacionais que vão atender todo o Estado. A nossa equipe está buscando soluções para o problema de transporte coletivo interurbano da região do Entorno. No segundo semestre vamos apresentar o Plano Estadual de Habitação, que já está sendo elaborado. Estamos trabalhando em ritmo acelerado,” afirmou.
Para o governador, as obras apresentadas hoje marcam o início de inúmeras parcerias que devem ser firmadas com as prefeituras. “Este pode parecer um anúncio singelo. Mas já é um começo. É o início de uma parceria que haverá de resultar em excelentes frutos e realizações entre o Governo do Estado e as prefeituras."

Nenhum comentário: