Da Redação
O Governo do Estado se prepara para a realização de um dos maiores investimentos na área da saúde em Mato Grosso, a construção do primeiro Hospital Regional do Araguaia. A obra que definitivamente marcará a estruturação efetiva da região no setor da saúde esbarra hoje em um impasse politico-geográfico, onde os municípios de Porto Alegre do Norte e Confresa reivindicam a construção da unidade.
No sentido de buscar uma definição, o secretário de Estado de Saúde (SES), Pedro Henry, acompanhado do deputado estadual Baiano Filho (PMDB) cumpriram na última sexta-feira (01.04) uma agenda nos municípios a fim de avaliarem a melhor localização para o hospital.
Em Porto Alegre do Norte, a agenda teve início com a vistoria às instalações do Centro de Saúde e do PSF Rural. Populares em atendimento no centro de saúde, no momento da visita, aproveitaram a presença das autoridades para reivindicar a construção do hospital no município. Neste momento, o secretário Pedro Henry realizou a entrega de uma ambulância modelo S-10.
Logo após a entrega, Pedro Henry e Baiano Filho se reuniram com os prefeitos de Porto Alegre, Edi Scorsin; de Confresa, Gaspar Domingos Lazari; de Santa Terezinha, Domingos da Silva Neto; de Vila Rica, Naftaly Calisto, entre outras lideranças no objetivo de equacionar o impasse sobre a localização da obra.
Para o prefeito Edi Scorsin, o que deverá pesar na decisão será a busca pelo objetivo comum da região e não a busca por interesses próprios. “Agradeço e destaco a importância da presença do Baiano e do secretário Pedro Henry que enquanto governo estão mobilizados conosco.
Vemos a firmeza do secretário em mudar o histórico da saúde no estado; da mesma forma temos o Baiano comprometido com o avanço da região, mas agora nós precisamos fazer a nossa parte. Se cada um olhar esse processo buscando seus interesses próprios não conseguiremos chegar a lugar nenhum. Porto Alegre pleiteia essa obra porque iniciamos a reivindicação e contamos com apoio de todos os prefeitos da região devido a nossa posição geográfica e também porque eles reconhecem o trabalho que viemos desenvolvendo há vários anos”, frisou Edi Scorsin.
Já Baiano Filho destacou que sua presença constante na região é motivada por reuniões de trabalho sempre com o objetivo de retribuir a confiança da população, como é o caso de seu empenho na reforma do Hospital Municipal de São Félix do Araguaia, a parceria para a construção do aeroporto de Porto Alegre, entre outras ações. “Eu acredito na capacidade de avanço do Araguaia e confio que a história da saúde em nosso estado terá em Pedro Henry, um divisor de águas. Com a coragem e determinação com que vem enfrentando os problemas do estado, temos a certeza de um futuro melhor para a nossa saúde.
Pedro Henry ressaltou a importância de um novo modelo de gestão para saúde pública em Mato Grosso e admitiu o enfrentamento de grandes dificuldades uma vez que sua gestão contrária interesses individuais que há muito vinha se aproveitando da saúde no estado.
“Os recursos da saúde publica que são poucos devem ser utilizados para atender as necessidades do povo e não interesses pessoais. Com austeridade, eficiência e respeito ao dinheiro publico, conseguiremos produzir muito mais com muito menos recursos”, afirmou Pedro Henry.
CONFRESA: Assim que concluídas as visitas ao Hospital Municipal e ao Centro de Reabilitação, uma nova rodada de discussões foi iniciadas entre prefeitos e líderes locais, acerca da construção do hospital.
Para o prefeito de Confresa, Gaspar Lazari a posição geográfica do município, seu papel enquanto localidade pólo e o quantitativo populacional deverão ser levados em consideração para a definição das obras. “Nós avaliamos que seja direito de Confresa que já vem atendendo há vários anos a região com a estrutura do hospital municipal por meio do consórcio e não seria justo com a cidade a construção acontecer fora do município”, argumentou Gaspar.
Diante das indefinições, uma nova e definitiva reunião foi marcada para o próximo dia 13 de abril, na Assembléia Legislativa, em Cuiabá.
O Documento
Nenhum comentário:
Postar um comentário