sexta-feira, 11 de março de 2011

Algodão: Conab estima aumento de 56% na área plantada em MT 10 de março de 2011

A área plantada com algodão na safra 2010/11 está superior em 56,1% em relação a safra passada em todo o país. Em Mato Grosso, o total da área plantada para a cultura teve um aumento de 56,3%, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado hoje.
“Em Mato Grosso, o crescimento na área ocorre principalmente no plantio de primeira safra, consequência do retardamento do plantio da soja, ocasionado pelo atraso das chuvas, reduzindo dessa forma, a janela de plantio para o cultivo do algodão segunda safra”, aponta do documento do órgão federal.
O incremento da cultura foi motivado, principalmente, pela alta de preços provocada pela forte redução do produto nos estoques mundiais. Na região Centro-Oeste, além de Mato Grosso, Goiás também teve um amplo crescimento na área plantada em 72,5%.
De acordo com a Conab, a produtividade média do algodão em caroço deverá alcançar 3.825 kg/ha, contra 3.634 kg/ha obtida na safra passada, representando um incremento médio de 5,3%. Além do fator clima, contribui para o incremento de produtividade, o pacote tecnológico aplicado pelos agricultores das diversas regiões do país, como Mato Grosso e Goiás, cujas médias estimadas de produtividade são de 3.810 kg/ha e 3.978 kg/ha, respectivamente.
Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área plantada de algodão nesta safra deve ficar em 681,1 mil hectares, enquanto na safra passada o plantio alcançou 419,2 mil hectares.

Por Só Notícias/Alex Fama

Nenhum comentário: