quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Equipes atuam no combate e monitoramento dos focos de calor em Mato Grosso

Da Redação

Técnicos da Unidade Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Guarantã do Norte (715 quilômetros ao Norte da capital), continuam monitorando os focos de incêndio no Parque Estadual do Cristalino, localizado nos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo. Segundo o diretor regional da unidade, Martinho Philippsen, o fogo no Cristalino II (região de Novo Mundo) foi controlado no último domingo (15.08). Agora, a preocupação é com o surgimento de novos focos localizados no extremo Oeste da área do parque, próximo ao município de Alta Floresta. Além dos técnicos da Sema e funcionários da Unidade de Conservação, homens do Corpo de Bombeiros Militar auxiliados por proprietários da região e brigadistas dos municípios estão trabalhando na contenção dos focos de calor.

Nesta quarta-feira (18.08), por telefone, Martinho Philippsen falou sobre o trabalho que vem sendo feito na região. Segundo ele, no momento, os focos de calor que mais preocupam estão localizados nos municípios de Peixoto de Azevedo e Matupá. “Na região são fortes os indícios de que os incêndios tenham iniciado de forma criminosa”, disse ele. Todas as informações que têm chegado ao conhecimento dos técnicos da Sema estão sendo apuradas.

O diretor contou que o incêndio florestal no Parque Estadual do Cristalino teve início no dia 10.08. Na quarta-feira (11.08) pela manhã três bombeiros de Alta Floresta mais quatro funcionários do Parque e 10 funcionários da Fazenda Inhandu já estavam trabalhando para conter as chamas. Esse trabalho conta com o apoio aéreo da Base de Cuiabá.

Os dois novos focos, surgidos no Parque Estadual do Cristalino II na última terça-feira (17.08), segundo as primeiras informações, teriam surgido de uma área de antigas fazendas – de mais de 30 anos -, localizadas no entorno do parque.

Martinho Philippsen informou ainda que a equipe da unidade regional de Guarantã, responsável por oito municípios da região – Guarantã, Marcelândia, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá e Novo Mundo -, vai permanecer em campo, monitorando as áreas de risco.

CIMAN – Segundo o último boletim do Centro Integrado Multiagências, divulgado na tarde desta quarta-feira (18.08), equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas, e da Defesa Civil estão atuando em várias frentes em todo o Estado.

Em relação aos focos de calor em Unidades de Conservação estaduais, existem equipes trabalhando no combate e monitoramento no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco; na Área de Preservação Permanente (APP) do Araguaia (15 brigadistas de Cocalinho); no Parque Estadual Águas Quentes, na Área de Preservação Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães, no PARNA Juruena e RESEX Guariba Roosevelt.

O fogo também está sendo combatido e monitorado nos municípios de Matupá, Terra Indígena do Xingu, onde o incêndio florestal nas proximidades da reserva indigena do Xingú, na região do município de Feliz Natal, foi controlado. A equipe de intervenção faz rescaldo no perímetro da área queimada. Na Terra Indígena Urubu Branco a Funai solicitou apoio da brigada de Confresa para auxiliar no combate ao incêndio que ocorre há uma semana.

No Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é feito o monitoramento dos focos de calor nas proximidades do Parque. Brigadistas (33) e três servidores do ICMBio estão na região do Rio dos Peixes, zona de amortecimento do Parque.

Também foram observados focos no Parque Nacional Juruena faltando a confirmação in loco dos focos na RESEX Guariba Roosevelt, na Vila Guariba.

Nos municípios de Matupá, homens do Grrupamento de Combate a Incêndio Florestal (GCIF) do Corpo de Bombeiros Militar estão combatendo incêndios, assim como em Nobres, na região do Marzagão, em Santo Antonio do Lerverger e Poconé, nas proximidades do Km 52, na região do assentamento Carrijo, para combate ao incêndio na Fazenda Limoeiro.

INPE – De acordo com as imagens dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram registrados no Estado entre quarta e quinta-feira (18 e 19.08), 3.481 focos de calor. O número maior de focos foram observados em Tangará da Serra (247), Comodoro (238), Conquista D’Oeste (214), Feliz Natal (212), Barra do Garças (159), Vila Rica (132), Colniza (123), Gaúcha do Norte (113), Peixoto de Azevedo (103), Pontes e Lacerda (99).

Nessa mesma data os satélites do Inpe registraram focos de calor no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (14), APA da Chapada dos Guimarães e Parque Estadual Estrada Parque Rodovia MT 040/361, ambos com um foco cada.

Jornal Documento

Nenhum comentário: