terça-feira, 16 de março de 2010

Professores param hoje em todo país

Hoje não haverá aula em Mato Grosso. Os profissionais da educação vão paralisar as atividades nos 141 municípios. São cerca de 600 mil estudantes e 30 mil profissionais que seguem o ato nacional para a exigência do pagamento do piso salarial de R$ 1.312 aos professores. No Estado, apenas 5% dos municípios pagam este valor.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, cada município terá um planejamento próprio de manifestação, mas, no geral, haverá reuniões, audiências com representantes do poder público e passeatas. Haverá concentração na Câmara Municipal de Cuiabá às 7h30.
Em nível nacional, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai se reunir com o Ministro da Educação, às 10h, para que assuma com mais determinação a defesa da Lei do Piso; e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar novas razões contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida por governadores de cinco estados contra a Lei do Piso.
Além disso, já foi solicitada uma audiência ao Presidente Lula para discutir questões referentes ao Piso e à Carreira dos Profissionais de Educação. O Piso Salarial Nacional é uma reivindicação histórica da CNTE, pois é visto como um instrumento de valorização profissional e de correção de distorções salariais entre os educadores de todo país.
Entre as reivindicações estão ainda a não criação dos pisos regionais e que parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não seja usado para o transporte escolar.

Reporter News

Nenhum comentário: