quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Saiba o que mudou nas regras de visitação à Chapada dos Guimarães

Sabrina Gahyva

Chapada

“Alguns parentes e amigos foram visitar a cachoeira e chegando lá encontraram a porteira fechada. Foram informados por terceiros que agora para entrar no complexo Véu de Noivas é preciso agendar, ter um guia e ainda pagar R$ 80 por veículo. Isso é absurdo!”. A narração anterior é de autoria de um internauta e chegou ao Olhar Direto por meio da sessão “Eu Repórter”. Porém, as “surpresas” decorrentes da visita ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães não são exclusividade da família do internauta. Relatos de decepção e até indignação são comuns e têm como vilão principal a a falta de informação sobre as novas regras de visitação do Parque.
Embora estejam em vigor desde o segundo semestre do ano passado, as normas  adotadas pelo Instituto Chico Mendes, que assumiu a gerência do complexo no lugar do Ibama, ainda pega muita gente desprevenida. Segundo o chefe do Parque, Cecílio Vilabarde, as mudanças objetivam manter a segurança dos turistas e o equilíbrio ambiental.
“O plano atual de manejo foi aprovado após a queda de parte do paredão que matou uma turista em 2008”, argumenta Vilabarde. O projeto inclui a interdição de todas as trilhas próximas aos paredões e a limitação do número de visitantes simultâneos no complexo.
“Os caminhos pela borda do paredão foram interditados pela defesa civil e bombeiros. Portanto, a trilha que descia até a cachoeira Véu de Noivas está fechada”, informa Vilabarde. Ele anuncia outra novidade: a disponibilização de três monitores de eco-turismo trabalhando no complexo.
O Parque Nacional está aberto à visitação todos os dias, exceto as terças-feiras, das 9h até 16h. A entrada é gratuita,
Circuito das cachoeiras
Mudanças também no Circuito das Cachoeiras. O caminho que inclui as sete quedas (Sonrisal, Hidromassagem, Pulo, Degrau, Prainha, Andorinhas e Salto Independência ).
Agora, é preciso contratar um guia que deverá agendar a visita do grupo. A prática tem como fim fomentar a atividade turística na região e garantir o monitoramento e diminuição do impacto natural.
O chefe do Parque Cecílio Vilabarde explica que a decisão foi tomada em acordo com a Associação de Guias de Chapada dos Guimarães. O 
site do Parque disponibiliza a relação dos profissionais cadastradas e seus respectivos contatos. A contratação pode ser feita também via agência de turismo. Como não há tabela de preço para o serviço prestado, cabe ao turista a negociação.
Conforme normas acordadas entre o Parque e a Associação de Guias, o valor pode ser rateado em até 12 pessoas.
Outra mudança do Circuito é o horário da visitação. Os turistas devem chegar, impreterivelmente, entre 8h e 8h30 da manhã, podendo ficar no complexo até a hora de seu fechamento, às 16h.
Resumo das principais mudanças

- O estacionamento do complexo Véu de Noivas foi deslocado. Agora, para visitar o mirante Véu de Noivas, o carro deve ficar próximo à guarita. Para chegar ao mirante, o turista deve caminhar por uma trilha de 500 metros.
- Esta interditado: trilhas nas bordas dos paredões (acesso à cachoeira Véu de Noivas e caminho antigo do Circuito das Cachoeiras) e ainda a Casa de Pedras. 
- A visitação no Circuito das Cachoeiras só pode ser feita com acompanhamento de guia turístico. Os profissionais cadastrados para o serviço estão relacionados no
site do Parque . O valor cobrado por passeio custa a partir de R$ 60 e pode ser dividido por até 12 turistas.
- O próprio guia deverá agendar a visitação até no máximo às 8h do dia do passeio.
Mais informações sobre as regras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães pelo telefone (65) 3301-1133 e pelo site
www.icmbio.gov.br/parna_guimaraes.

3 comentários

Exibindo de 1 a 3

por CESAR, em 14/01/2010 às 22:12

ISSO E INADIMISSIVEL POIS A CHAPADA E DE TODOS OS MATOGROSSENSES E PRINCIPALMENTE DA BAIXADA CUIABANA E SENDO ASSIM NÃO PRECISAMOS DE ESTA INSTITUIÇÃO QUE VEM NÃO SEI DE ONDE QUE NUNCA FEZ NADA POR MATO GROSSO ARRECARDAR RECURSOS COM A VIZITA DO NOSSO PARQUE PARA SEU PROPRIO INTERECE.ISTO E UMA VERGONHA.DEVOLVA A CHAPADA PARA QUEM DE DIREITO OS MATOGROSSECE E OS CUIABANOS.FORA CHICO MENDES VAI CUIDAR DO ACREEEEEEEE.

por GILSON, em 14/01/2010 às 21:26

Olha acho q o nosso querido governador BLAIRO nao deve estar sabendo disso pois isso e um retrocesso ao nosso turismo coisa abominavel e inaceitavel coisa simplesmente d gente hipocrita d pessoas q nao pensam em ajudar nosso estado e nosso povo................ SIMPLESMENTE INACREDITAVEL>>>>>> ESPERO Q O GOVERNO TOME PROVIDENCIA..

por marco, em 14/01/2010 às 20:21

Isto chama-se espanta turistas.Nós que precisamos de turistas, ficaremos sem eles e mal falados. Incrível como se podem atirar nos proprios pés.

Olhar Direto:

Nenhum comentário: