O intenso período chuvoso que assola a região Norte de Mato Grosso está provocando o transbordo dos córregos, várzeas e rios no município de Peixoto de Azevedo. A intensidade das chuvas está provocando o isolamento de famílias de pequenos produtores rurais nos assentamentos Vida Nova I e Antônio Soares. As estradas, pontes e bueiros estão em sua maioria deteriorados, e a produção dos pequenos produtores apodrecendo nas lavouras. Tudo devidamente previsto.
"A situação aqui é critica. Chove todo dia. Não sabemos o que fazer” disse a produtora rural Maria de Fátima de Souza. Na quinta-feira, o secretário de Administração e Obras, Roque Borges, percorreu os assentamentos mais atingidos, além de outras localidades próximas ao Distrito União do Norte, onde a situação está se agravando.
O Rio Peixoto, já subiu cerca de 12 metros nos últimos dias, e algumas localidades, já transbordou, inundando estradas e plantações. A estrada que liga o Distrito União do Norte a 9ª Agrovila município de Terra Nova do Norte, está interrompida, devido à enchente que cobriu a ponte em cerca de 1,5 metros. “A situação é de emergência” - disse o secretário Roque Borges.
O prefeito municipal Sinvaldo Santos Brito disse que está preocupado com a situação, e está analisando a possibilidade em decretar uma “situação de emergência”. “Estou analisando com a nossa equipe técnica essa possibilidade, mas ainda não tem nada definido” acrescentou Sinvaldo Brito.
A Prefeitura enviou para os assentamentos rurais Antonio Soares e Vida Nova I, parte dos maquinários da Secretaria Municipal de Obras. Lá, uma equipe, está fazendo a recuperação emergencial de pontes, bueiros e estradas, que foram interrompidas devido às fortes chuvas que assolaram as localidades. “A nossa produção precisa ser escoada. Temos na prefeitura municipal a nossa única esperança” - disse o pequeno produtor rural Adelar Rodrigues.
A MT 322, que liga os municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, com o Parque Nacional do Xingu, está intransitável. Alguns trechos foram consumidos pelos buracos e algumas pontes estão quebradas. A ponte sobre o Rio Pinhum está com toda a sua estrutura danificada, e nesta quinta-feira uma camioneta caiu em um dos buracos da ponte, por pouco não aconteceu uma tragédia: o motorista, mulher e filhos estavam no interior do veiculo. Devido, esse acidente a rodovia ficou interrompida por mais de duas horas.
24 Horas News
Nenhum comentário:
Postar um comentário