Redação - Ação Cultural
Foto: Divulgação
Cravada no centro geodésico da América do Sul a cidade de Chapada dos Guimarães está prestes a receber pela primeira vez o Chapada in Jazz. Baixos, contrabaixos, baterias, saxofones e pianos vindos de alguns cantos do país aportam na pequena e aconchegante Chapada para formar nos dias 13 e 14 de novembro um festival que, segundo o músico e curador do evento, Ebinho Cardoso, já nasce grande. “Temos grandes nomes do jazz nacional vindo à Mato Grosso participar do Chapada in Jazz e também temos que mostrar que nosso estado é capaz de fazer um belo festival de jazz”, reforça.
Entre um dos nomes mais aguardados está o de Celso Pixinga, de São Paulo, considerado o maior baixista do Brasil e um dos melhores do mundo. Pixinga, que começou estudar piano erudito aos 6 anos de idade, afirma que o rock entrou em sua vida através de Beatles, Led Zepellin, Jimmy Hendrix. A troca do piano pela guitarra seria a primeira de sua vida. A segunda, já no início da década de 1980, foi uma “troca eterna”. "Foi quando escolhi o baixo. A troca da guitarra pelo baixo foi a coisa mais importante da minha vida musical".
Além de Celso, aportam em Chapada os irmãos potiguares Eduardo e Roberto Taufic. O primeiro mestre no piano e o segundo, com carreira consolidada há muitos anos na Itália, rei do violão. Juntos, prometem fazer um show memorável. Do Distrito Federal chega o Galinha Caipira Completa, com um nome estranho e um som envolvente, com o melhor que o jazz pode oferecer ao público presente.
No último dia Chapada recebe do Rio de Janeiro Nelson Faria e seu violão mágico, que aproveita as belas paisagens cariocas para se inspirar em músicas da Bossa Nova e tantos outros clássicos brasileiros, como Caprichoso, além de trazer toda sua vasta experiência como músico profissional há 25 anos. Além dele, tocam o saxofonista Ademir Junior, o Quarteto, única banda mato-grossense a se apresentar e o pianista David Feldman, que toca o instrumento desde os quatro anos de idade, época em que aprendeu que a improvisação é a grande força motriz de inspiração do jazz.
Histórico - Vamos falar de jazz?
Originário da região de Nova Orleans, Estados Unidos, o jazz foi historicamente marcado por preconceitos e por algum tempo não considerado música por sua origem mais próxima à cultura afro-americana. Nascido no início do século XX e marcado a princípio pela blue notes (canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos), polirritmia, chamada e resposta e, muito comumente, pela improvisação o jazz teve como grandes intérpretes Ray Charles, Billie Holiday, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, entre outros. No Brasil os instrumentistas dominam a cena e revelam nomes como Toninho Horta, que recentemente se apresentou em Cuiabá, além de Ademir Jr, Idriss Boudrioua, Fábio Korsakov, Marcos Motta e tantos outros.
Do gueto o jazz tomou os palcos e o respeito e Mato Grosso recebe o evento inédito com a certeza de movimentação cultural e econômica. “A realização do Chapada in Jazz no município de Chapada dos Guimarães é a certeza de ligar as belezas naturais com um festival que tem tudo para dar certo, acarretando desenvolvimento turístico e econômico para a região onde acontece. Será uma celebração única da exuberante música brasileira no centro do país e uma oportunidade fascinante de intercâmbio entre a produção musical local e os músicos convidados”, finaliza Ebinho Cardoso.
2 comentários
Exibindo de 1 à 2
por Alcemir Nogueira Souza, em 09/11/2009 às 17:18
Até que enfim, uma notícia boa. Com certeza é o gênero da música que determina o tipo e comportamento dos presentes. Pode anotar que não vai ter nenhum acidente, nenhum suicídio, nenhum homicídio na Chapada em razão desse festival. Com certeza lá não estarão os malditos baderneiros, que transformam até um velório num evento insuportável.
por maurocid, em 09/11/2009 às 16:12
depois do festival de chapada é sem dúvida a maior das atraçoes que se possa fazer na cidadeo jazz é música universal,criativa,como a paisagem de chapada,tem tudo para se eternizar como calendário do estadoparabéns ao seu idealizador.
Olhar Direto
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário