sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Secretaria de Educação retém salários de servidores em Várzea Grande

24 Horas News

A direção da subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) protocoliza hoje (22) à tarde, no Ministério Público Estadual (MPE), pedido de liminar de indenização por danos morais e financeiros contra a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) por retenção indevida de salários. “As condições da Educação no município são graves. Está um caos”, denuncia a presidente da subsede do Sintep/MT, Maria Aparecida Cortez, preocupada com o descaso da Prefeitura e com os sérios prejuízos causados aos trabalhadores da Educação da rede municipal de ensino.

“A situação é gravíssima”, reclama Cida Cortez. No dia 1º de outubro a subsede entrou com queixa crime no Ministério Público e, no dia oito de outubro, denunciou a retenção de salários na Defensoria Pública. Notificada pela Defensoria Pública, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura efetuou o pagamento de quem estava de licença médica. “Muitos trabalhadores ainda estão com os salários retidos, inclusive trabalhadoras grávidas, passando necessidade. São dois meses sem pagamento,” afirma a sindicalista revoltada com o caos instalado em Várzea Grande.  

Mobilização - Os trabalhadores da rede municipal de ensino estão mobilizados e mantêm o movimento grevista iniciado no dia 1º de outubro. Várias manifestações, passeadas e audiências públicas já foram realizadas, neste período, para alertar a população várzea-grandense e as autoridades sobre os problemas enfrentados pelas escolas e trabalhadores da Educação.

A crise foi agravada com as demissões em massa realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Agora, cada escola conta com dois vigias trabalhando apenas no período noturno, cumprindo carga horária de 50 horas e recebendo como se trabalhassem apenas 30 horas”, afirmou Cida Cortez ao citar ainda as demissões de profissionais de serviços gerais. “Cada escola ficou com apenas um funcionário para executar esta função, independente do tamanho da unidade”.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: