Cães e gatos em todo o Estado de Mato Grosso receberão neste sábado (12.09) imunização contra a raiva, dia escolhido para ser o Dia D da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica.
Em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretária de Estado de Saúde (SES/MT) pretende até o dia 31 de outubro imunizar 655.531 animais, sendo 531.103 cães e 124.428 gatos, dos 141 municípios de Mato Grosso.
A campanha tem como objetivo estabalecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina.
Ao todo serão 850 postos de vacinação distribuídos por todos os municípios de Mato Grosso e estarão envolvidos nesta campanha aproximadamente 2.500 pessoas. Cada muni´cipio irá receber recursos financeiros, repassados fundo a fundo e disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS) com a contrapartida da Secretaria de Estado de Saúde.
Como medidas de estratégias para vacinação os municípios adotarão as seguintes: casa em casa, postos fixos e volantes, além de poder ser feita ainda de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais, dando ênfase sempre às áreas de risco.
O que é a raiva?
A raiva é uma doença que não tem cura e é letal se não atendida a tempo. Ela acomente mamíferos e pode ser transmitida aos homens, o que a torna uma zoonose. A melhor forma de se proteger da doença é a prevenção através da vacinação dos animais, além disso outras medidas de prevenção são evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimentar e evitar contato com animais desconhecidos.
Sintomas
Os sinais e sintomas da raiva em cães e gatos são: mudança de hábitos (buscam lugares escuros), mudança de comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. Em casos de suspeita da doença é aconselhavel que se procure imediatamente Centro de Controle de Zoonoses, que conta com unidades em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, e nas demais cidades do interior, as secretarias municipais de Saúde. Já a pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.
A transmissão da raiva acontece quando o vírus antirrábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.
As informações são da Assessoria SES/MT
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário