Por MAX AURÉLIO - MUTUM NET
O grupo de dança típica Pixé de Nova Mutum,vem se destacando em todo estado de Mato Grosso conseguindo aplausos da população nas cidades onde teve presença marcada.Venceu o Festival Cururu Siriri etapa regional realizada em Nova Mutum em junho deste ano.
O grupo é mantido com apoio do CCM(Centro de Cultura Matogrossense) juntamente com o Departamento Municipal de Cultura do município,os ensaios são realizados na Escola Municipal Caminhos do Saber com a a coordenação da professora e Presidente do CCM-Nova Mutum, Edileusa Macedo.
A Prefeitura de Nova Mutum acredita no potencial do projeto que vem resultando em grande reconhecimento não apenas regionalmente mas também na esfera estadual, tudo isso vem fortalecendo e resgatando a dança e a cultura Matogrossense no município mutuense.
O Pixé está conseguindo mostrar que não é apenas na baixada cuiabana que a tradição e a cultura de nosso estado está presente,mas agora em pleno médio-norte matogrossense,região que predomina o povo de origem sulista.
O grupo teve participação brilhante no 8º Festival de Cururu Siriri de Cuiabá no último dia 30 de agosto,com presença de autoridades municipais e estaduais .O governador em exercício Silval Barbosa naquela oportunidade comentou sobre o destaque do Pixé nos festivais de dança:“Esta é uma grande festa popular. É importante ver a integração de Mato Grosso, com Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Nova Mutum”, comparou Silval sobre cidades de formação distintas.O prefeito de Cuiabá Wilson Santos também falou a respeito :“Ver Nova Mutum, cidade criada por gaúchos, paranaenses e catarinenses, totalmente sulista, se entregar ao cururu e siriri, é emocionante. A cultura pantaneira pode integrar o Estado. É religiosa e tem mais de 300 anos”, descreveu.
O coordenador do Departamento de Cultura de Nova Mutum Roberto de Oliveira ,destacou a importância da integração da cultura tipicamente cuiabana em outras regiões de Mato Grosso,“O cururu e o siriri é uma tradição de 300 anos. Começou muito nas igrejas, ficou discriminado nos quintais, no espaço íntimo das famílias” .
Conversamos com a dançarina e membro do Grupo Pixé Ariane Anderson Braga,18 anos ,sobre como foi que ela entrou no grupo,veja o que ela nos falou: “Meu irmão me incentivou, fui ao primeiro ensaio e gostei. Tem um ano que danço. Quando entrei foi complicado”.
O grupo Pixé aguarda apoio local para uma apresentação aberta a toda comunidade mutuense,segundo Roberto é vontade de toda organização do grupo para expor a Nova Mutum o trabalho que apresentaram em Cuiabá durante participação ao Festvial Cururu Siriri.
Parabéns ao Grupo Pixé de Nova Mutum pelo empenho de todos os membros e de toda comissão que está por trás desse sucesso.
Mutum Net
Selzy Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário