quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Folha cria regras de conduta para jornalistas usarem blogs e redes sociais

Portal IMPRENSA

O jornal Folha de S.Paulo criou regras de condutas para seus jornalistas que atuam em blogs ou no serviço de microblog Twitter. O comunicado interno, enviado esta semana, pede que os profissionais não se posicionem em favor de um candidato, partido ou campanha, e que não publiquem "furos" em suas páginas da web.

"Os profissionais que mantêm blogs ou são participantes de redes sociais e/ou do twitter devem lembrar que representam a Folha nessas plataformas, portanto devem sempre seguir os princípios do projeto editorial, evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários", diz o texto assinado pela editora-executiva do jornal, Eleonora de Lucena.

O comunicado afirma, ainda, que os profissionais "não devem colocar na rede os conteúdos de colunas e reportagens exclusivas. Esses são reservados apenas para os leitores da Folha e assinantes do UOL. Eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha".

Segundo José Roberto de Toleto, diretor do PrimaPagina e coordenador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Folha de S.Paulo é o primeiro veículo brasileiro a regular a atuação dos jornalistas em blogs e redes sociais.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: