quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dengue mata mais que Gripe Suína em Mato Grosso

Cuiabá registrou 13 óbitos e Várzea Grande 6

A Secretaria de Estado de Saúde tem até a presente data (02.09), notificação de 36.339 casos de dengue. Desse total 1.095 casos foram notificados como casos graves da doença.
Os óbitos registrados até o momento são 34, sendo que desse total, 28 casos foram confirmados e 06 casos estão sob investigação. Os números são da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
CUIABÁ - A Capital, Cuiabá, tem notificação de 10.841 casos de dengue. Sendo 420 notificados como casos graves. Do total 322 foram confirmados e 98 estão sob investigação. Cuiabá registrou 13 óbitos. Desse total de óbitos 8 foram confirmados como sendo casos graves da doença e 5 estão sob investigação.
VÁRZEA GRANDE – Várzea Grande tem notificação de 3.825 casos. Sendo 440 notificações como graves. Do total de casos graves, 274 foram confirmados e 166 estão sob investigação. Várzea Grande apresentou notificação de 06 óbitos como sendo casos graves da doença.
O Estado de Mato Grosso apresentou um acréscimo de 247,64% de notificações de dengue, se comparado o período de Janeiro a 02 de setembro do ano de 2008 ao de 2009. No ano de 2008, nesse período, foram notificados 10.453 casos. O ano de 2009, nesse mesmo período, apresentou 36.339 casos.
ÓBITOS NOS DEMAIS MUNICÍPIOS - Os municípios que tiveram até o momento notificação de óbitos de casos graves de dengue foram: Em Curvelândia 01; Diamantino 01 óbito; Jaciara 01; Juara 01; em Nova Mutum foi notificado 01 óbito; Rondonópolis 01 caso confirmado, sendo que um óbito que estava sob investigação foi descartado. Em Rosário Oeste foram notificados 02 óbitos confirmados. O município de Sinop notifica 03 confirmados como casos graves de dengue. Tangará da Serra notifica 02 óbitos confirmados. No município de Tapurah foi notificado um óbito.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso continua com seu monitoramento permanente, e alerta os municípios para a execução das ações de controle, evitando a descontinuidade dos trabalhos, uma vez que com o início das chuvas aumentam as possibilidades de se ter mais criadouros do mosquito.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – Com objetivo de prevenir e evitar o nascimento do mosquito da dengue algumas medidas podem ser adotadas pela população no enfrentamento à doença. São elas: Caixas d’água devem ser mantidas sempre bem tapadas. Os pratinhos de vasos de plantas, ou xaxim, não devem ser deixados apenas com água. Encha o espaço de areia, até a borda do pratinho.
Bromélias ou outras plantas que acumulam água devem receber tratamento com água sanitária, na proporção de uma colher de sopa para um litro de água. As plantas devem ser regadas, no mínimo, duas vezes por semana com essa mistura. Os depósitos de lixo, tanto dentro como fora da casa, devem ser forrados com saco plástico e devem sempre ser mantidas bem fechados. Tampinhas de garrafas, casca de ovo, latinha, embalagens de cigarros vazias, embalagem plástica ou de vidro, copo descartável ou qualquer outro objeto que possa acumular água devem ser colocados num saco plástico que fique bem fechado.
Piscinas devem ser limpas uma vez por semana, no mínimo. A água deve sempre ser tratada com cloro e, quando a piscina não for usada deve ser coberta. Se a piscina ficar vazia coloque um quilo de sal no ponto onde a água da chuva fique acumulada.
Calhas de água da chuva também devem ser cuidadas para não acumular o líquido. Verificar se não estão entupidas e remover folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água são medidas que podem impedir o nascimento do mosquito.
Pneus velhos também não devem ser estocados, pois podem acumular água da chuva. Eles podem ser entregues no serviço de limpeza urbana, mas caso haja necessidade de guardar pneus velhos eles devem ficam sempre em locais cobertos, e longe de água.
Os vasilhames usados para dar água aos animais domésticos devem ser lavados com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana. Os vasos sanitários em banheiros pouco usados devem receber descarga pelo mesmo período e as bandejas externas de geladeiras devem ser lavadas com água e sabão também duas vezes por semana.
Lago, cascata ou espelho de água decorativo devem ser mantidos sempre limpos. Criar peixes é uma boa opção para esses locais porque os peixes comem as larvas dos mosquitos. Se não quiser criar peixes mantenha a água tratada com cloro ou encha de areia. Já os tonéis e outros depósitos de água devem ter suas paredes internas lavadas com bucha, água e sabão uma vez por semana, no mínimo.
Cacos de vidro colocados no muro devem receber areia nos locais onde possam acumular água bem como as garrafas, de vidro ou Pet, balde, vaso de planta vazio e outros recipientes que devem ser mantidos vazios e, no caso das garrafas, com a boca para baixo.

Caldeirao Politico

Nenhum comentário: